Ana Luísa Jardim Braz’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (1)


Patrimônio cultural moderno: identificação, seleção, inventariamento e análise de procedimentos de restauro adotados em obras públicas de Brasília - Teatro Nacional de Brasília
  • Article

February 2022

·

3 Reads

Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa

Ana Luísa Jardim Braz

·

Carolina Da Costa Beck

·

Laryssa Vitória Oliveira do Nascimento

·

Sávio Tadeu Guimarães

É pertinente ressaltar que o patrimônio modernista consiste em um campo deestudos e práticas de conservação em constituição desde as últimas três décadas sobretudoe, neste sentido, estudos aprofundados sobre o tema e centrados em seu maiorconhecimento perfazem atividades necessárias tanto no âmbito do patrimônio culturalquanto no âmbito do patrimônio ambiental ou da sustentabilidade, temáticas ainda maisrecentes e crescentemente valorizadas. A pesquisa consistiu em realizar um estudohistórico, artístico e estético de caráter analítico sobre os procedimentos de intervenção derestauro ou de outras modalidades de uma das obras modernistas edificadas em Brasília(Teatro Nacional Cláudio Santoro) - procedimentos ocorridos, sobretudo, de 1987 a 2021,após os sucessivos reconhecimentos de Brasília como patrimônio cultural em várias esferas(local, nacional e mundial), tal objetivo foi alcançado através da metodologia aqui adotada,pautada em referências bibliográficas sistematizadas nesta pesquisa. Cabe ressaltar, queeste objetivo geral foi alterado pela opção de apresentar uma análise mais aprofundada deum bem cultural (Teatro Nacional) ao invés de abordagens mais genéricas de vários bensculturais como inicialmente proposto. A continuidade da pandemia contribuiu para essaescolha em razão de boa parte das instituições públicas e arquivos ainda se encontraremfechados ou em horário de funcionamento reduzido com poucos funcionários disponíveispara atendimento ao público externo, além da atual restrição de circulação pela cidade.Ainda assim, houve dificuldade de obtenção de informações sobre as intervenções doTeatro, pelo fato de serem pouco divulgados os projetos e intervenções, assim como pelofato do teatro se encontrar fechado na atualidade. A escolha do Teatro Nacional comoobjeto de pesquisa ocorreu em razão de ser um dos espaços públicos de Brasília maisreferenciados na esfera cultural, já tendo passado por vários procedimentos de intervençãoe, ainda sim, há tempos demandando novas intervenções para sua reabertura e utilização.