Aline Bomfim Madeira’s scientific contributions

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Internações e óbitos por Epilepsia no Brasil: uma análise ecológica de 2013-2023
  • Article

October 2024

·

3 Reads

Brazilian Journal of Health Review

Aline Bomfim Madeira

·

Igor Baggio Pereira

·

Larissa Costa Nunes

·

[...]

·

Daniely Sampaio Arruda Tavares

Introdução: A epilepsia afeta 2% dos brasileiros e 50 milhões de pessoas no mundo. Medicações como carbamazepina e fenobarbital controlam até 70% dos casos. Objetivo: descrever os dados da morbimortalidade da epilepsia para incrementar os diagnósticos assertivos e propiciar o tratamento precoce. Metodologia: Analisaram-se dados do SIH/SUS sobre hospitalizações por epilepsia (CID G40) de 2013 a 2023, obtidos via DATASUS. Foram examinadas internações e óbitos por região, raça/cor, sexo e faixa etária, além da taxa de mortalidade. Dados foram organizados e analisados estatisticamente. Resultados: O Brasil registrou 591.998 internações por epilepsia, com a Região Sudeste liderando com 42% dos casos. A maioria das internações foi em pacientes do sexo masculino (58%) e na faixa etária de 1 a 4 anos (17%). Foram registrados 14.524 óbitos, com a Região Sudeste contribuindo com 47,61%. A faixa etária mais afetada foi de 60 a 69 anos (17,08%), com predominância masculina (61,71%). A maioria dos óbitos ocorreu na população parda (39,22%). A taxa de mortalidade média nacional foi de 2,45, com a Região Nordeste apresentando a maior taxa (2,90). Discussão: Observou-se maior número de internações entre homens e na população parda, especialmente na Região Sudeste. Apesar do maior número de internações na Região Sudeste, o Nordeste teve uma taxa de mortalidade mais alta. Conclusão: A desigualdade no acesso aos serviços de saúde e a relação com a epilepsia destacam a necessidade de mais pesquisas para melhorar a prevenção e o tratamento.


ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS INTERNAÇÕES E ÓBITOS POR INFECÇÃO DO VÍRUS VARICELA-ZOSTER EM ADULTOS DE IDADE AVANÇADA NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA
  • Article
  • Full-text available

May 2024

·

54 Reads

Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences

Este artigo tem por objetivo realizar um perfil epidemiológico referente aos casos de Varicela e Herpes zóster (CID I34) nos anos de 2013 a 2023, utilizando dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/TABNET). As variáveis incluídas no estudo foram número de internações, ano de processamento, óbitos, faixa etária igual ou superior a 50 anos, sexo, cor/raça e taxa de mortalidade. Foram excluídas quaisquer outras variáveis neste estudo. Os dados foram coletados em março de 2024, organizados e sistematizados em planilhas do Microsoft Excel e analisados mediante estatística descritiva.

Download