Agercicleiton Coelho Guerra’s research while affiliated with State University of Ceará and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (5)


FORMAÇÃO EM DEBATETraining on debate: ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR FRENTE ÀS AMARRAS DO IRRACIONALISMO BURGUÊSteacher’s assignments up against the limitations of bourgeois irrationalism
  • Article
  • Full-text available

June 2024

·

5 Reads

Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X

Expedito Vital Marinho Junior

·

José Deribaldo Gomes dos Santos

·

Agercicleiton Coelho Guerra

This paper aims at discussing the challenges and possibilities of response that science, education, and especially teaching have in capitalist society. Hence, it is analyzed the current teachers training process. The paper, which is a theoretical and bibliographic study, it is based on the legacy of classical Marxism. Throughout the discussion, the gnoseological method, hegemonic in the academy these days, it is opposed to the dialectical materialist method, which seeks the revolution of society. To conclude, the paper validates the method developed by Marx and Engels as the one capable of analyzing the object in an immanent way, as well as attributing to the objectivity and subjectivity the purposes that fit them in this process. It is from this understanding that it is possible to correctly reflect about the role that the educational sphere and its attributions have regarding the social totality, of which it is an autonomous and dependent component at the same time.

Download

Gestão democrática e crise estrutural do capital: alguns apontamentos

April 2020

·

4 Reads

Revista on line de Política e Gestão Educacional

O artigo objetiva debater o princípio da gestão democrática em relação à crise estrutural do capital, que, segundo Mészáros, tem início na década de 1970. Opta-se por uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica. Sob a orientação desses pressupostos, observa-se que os desdobramentos dessa crise assolam todos os complexos sociais. Os sistemas educacionais, sobretudo os localizados nos países que orbitam na periferia do grande capital, como o Brasil, passam a ser monitorados pelos organismos internacionais. Essas agências têm como finalidade desresponsabilizar o Estado de suas atribuições de execução e financiamento educacional. Para isso, montam requintados processos de monitoramento. A gestão democrática para a educação imersa nesse cenário apresenta-se como um princípio que deve corroborar com as políticas de diminuição das funções estatais.


A contrarreforma da educação superior brasileira no contexto da crise do capital

March 2020

·

4 Reads

·

3 Citations

Revista de Educação Popular

O presente artigo discute as mudanças no ensino superior brasileiro a partir do contexto da crise estrutural do capital. Assim, buscamos relacionar como o desenvolvimento do sistema capitalista e as mudanças socioprodutivas atingem a educação brasileira e o ensino superior. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico-documental. Concluímos que o crescimento do setor privado no ensino superior possui uma estreita relação com as políticas econômicas adotadas nos países periféricos. Serviços essenciais como de saúde e educação passam pela privatização, atingindo a população não somente por essa via, mas também pela negação do acesso às instituições públicas de ensino superior e às áreas de conhecimento da universidade baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão.


Reuni no contexto das universidades federais Números, avanços e retrocessos

November 2019

·

10 Reads

·

2 Citations

O presente artigo tem como objetivo analisar os números do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), realizando uma análise do impacto do programa na estrutura do ensino superior e no trabalho docente. Para, além disso, o trabalho relaciona o processo de implantação do REUNI com o empresariamento do ensino superior brasileiro, por meio da adoção de mudanças na estrutura curricular e no aumento da relação professor-aluno. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com base em estatísticas e documentos elaborados com base no período do REUNI (2007 – 2012). Além da utilização de estudos realizados por autores como, Antunes (2009), Aguisar (2008), Ferreira (2010), Lima (2011), entre outros. Como resultados podemos constatar que a implementação do REUNI em todo o Brasil aconteceu de forma aligeirada, causando uma precarização estrutural, pois ao mesmo tempo em que aumentou o ingresso de alunos nas universidades as estruturas para receber os alunos ainda estavam em período de construção. A precarização também foi estendida ao trabalho docente com o aumento da relação professor-aluno de 12 para 18. Concluímos que o REUNI alterou a dinâmica do trabalho docente nas universidades, com um foco maior no ensino, além disso, mudou a estrutura curricular com a criação dos chamados bacharelados e licenciaturas interdisciplinares. A expansão também foi baseada na ampliação de vagas por meio do ensino a distância com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) que propicia ao aluno um foco apenas no ensino, não propiciando ao aluno uma experiência com a pesquisa e extensão universitária. A ampliação de vagas no ensino superior propiciou a expansão das universidades algo que não acontecia desde a década de 1990, contudo salientamos que essa expansão se deu de forma desordenada, sem as devidas condições de infraestrutura para alunos, professores e servidores. O programa teve seu fim em 2012 sem a sua devida continuidade deixando como legado em muitas universidades obras inacabadas e espaços que nunca foram entregues a comunidade universitária.


Citations (1)


... Obrigações do poder executivo na educação superior O papel do Estado na garantia do acesso ao ensino superior é fundamental, refletindo suas obrigações no sistema educativo. A educação é um direito fundamental e uma necessidade para o desenvolvimento individual e coletivo (Guerra;Rocha;Ferreira, 2020). No entanto, muitos países oferecem ensino público gratuito até o nível secundário, mas não no ensino superior, criando barreiras significativas para estudantes de baixa renda (Guerra; Rocha; Ferreira, 2020). ...

Reference:

Da rua à universidadeFrom the street to the university: um sonho possível a partir do compromisso do estado com iniciativas que promovam o acesso ao ensino superior das pessoas das classes populares e em situação de ruaa possible dream based on the State's commitment to initiatives that promote access to higher education for people from the popular classes and those living on the streets
A contrarreforma da educação superior brasileira no contexto da crise do capital

Revista de Educação Popular