Adriane Teresinha Sartori’s research while affiliated with Federal University of Minas Gerais and other places

What is this page?


This page lists works of an author who doesn't have a ResearchGate profile or hasn't added the works to their profile yet. It is automatically generated from public (personal) data to further our legitimate goal of comprehensive and accurate scientific recordkeeping. If you are this author and want this page removed, please let us know.

Publications (2)


Figura 3. Exemplo de tela da pesquisa dos estudantes. Fonte: Produção própria. Print da página de pesquisa Google.
Figura 4. Exemplo de tela da pesquisa dos estudantes. Fonte: Produção própria. Print da página de pesquisa Google.
Figura 5. Sistematização dos aspectos e benefícios do uso de softwares de código aberto. Fonte: Gonsales e Amiel (2020, p. 6).
“A máquina está a serviço de quem?”: uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais e a educação
  • Article
  • Full-text available

December 2024

·

7 Reads

Texto Livre Linguagem e Tecnologia

Marcelo Rodrigues de Lima

·

Pedro Henrique Souza da Silva

·

Adriane Teresinha Sartori

Resumo As vivências de práticas on-line fazem parte da vida dos adolescentes dentro e fora do espaço escolar. Partindo dessa premissa, este trabalho tem por objetivo investigar o acesso e a utilização de tecnologias contemporâneas com acesso à internet por estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mineira. Trata-se de uma investigação qualitativo-interpretativista, sob o olhar da Linguística Aplicada Indisciplinar ( Moita Lopes, 2006 ), área que integra conhecimento de vários campos de estudo para subsidiar a análise. Os resultados confirmam a presença do celular na imensa maioria das atividades do dia a dia do adolescente intra e extramuros escolares. Os dados mostram também o tempo excessivo de uso de telas e a predominância de acesso a redes sociais. Entretanto, esse tempo on-line não se traduz em domínio dos recursos tecnológicas para fins pedagógicos. Diante desses resultados, a escola deve assumir o papel fundamental de educar para o uso dessas tecnologias, de forma reflexiva e crítica.

Download

Figura 1 -Atividade em livro didático
O ensino de português e a problemática abordagem da variação linguística em livros didáticos

December 2023

·

138 Reads

Entretextos

Este trabalho tem por objetivo analisar o tópico “variação linguística” em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático 2021. Para realizar a análise, apresentamos pressupostos do ensino de língua portuguesa a partir dos anos 1980, sobretudo Geraldi (2002) e Soares (1986), com destaque para a entrada da concepção de gênero discursivo (Bakhtin, 2003) no final do século passado. Propomos uma análise qualitativo-interpretativista, pelo viés da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 1994, 2006, 2022), realizando um estudo documental, no qual os sete livros aprovados constituem o material selecionado. Os resultados apontam para a presença do tópico “variação linguística” em todos os livros, bem como aspectos ligados a preconceito linguístico. No entanto, a concepção de língua como interação social, consagrada nos estudos de gêneros discursivos, parece não contemplar o referido tópico, apresentado por atividades atreladas à avaliação do uso linguístico, as quais acabam por enfatizar concepções tradicionais de língua. Por fim, defendemos o ensino do português brasileiro como centro do trabalho pedagógico, a partir da metáfora do “roçado linguístico”, abandonando, assim, a noção de “adequação linguística” para assumir o “esperançar” (Freire, 2020) do “agonismo” (Foucault, 2011), para nós, “agonismo linguístico”.