Article

O gaucho : aspectos de sua formacao no Rio Grande e no Rio da Prata / Carlos Reverbel

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the author.

Abstract

Incluye bibliografía

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the author.

... Desde o final do século XVII a conjuntura nacional sofre transformações por conta, principalmente, do surgimento de minas no centro do país e da decadência do açúcar, despertando um novo olhar sobre o sul o país (PESAVENTO, 1985;REVERBEL, 1986). O interesse, então, recai no gado xucro disponível no sul do estado do Rio Grande do Sul, que, a partir desse momento, passa a ser levado para o centro do país para a região de Minas Gerais, com o intuito de atender a demanda por alimento para os escravos e para tração. ...
... Desse modo, com o objetivo de ocupar o território gaúcho, tentando impedir a invasão dos espanhóis e, sobretudo, domesticar o gado selvagem que poderia contribuir com a economia da nação, tem início à distribuição de sesmarias por parte da coroa portuguesa, surge então as estâncias de criação de gado (PESAVENTO, 1985;REVERBEL, 1986). ...
Article
Full-text available
O presente trabalho objetiva compreender a dinâmica do tradicional sistema agrário do campo, historicamente identificado pela pecuária extensiva desenvolvida em grandes e medias propriedades do espaço rural do município de Caçapava do sul - RS. Com o passar dos anos, a pequena propriedade familiar ganha força e vem exercendo influência na dinâmica econômica do município. Caçapava do Sul possui culturalmente fortes traços culturais característicos, das quais valoriza e cultiva as atividades tradicionais da cultura do campo. Assim, torna-se importante entender como se configura este sistema, em particular em um ambiente em que as transformações da paisagem vêm acontecendo com a expansão das culturas de soja e silvicultura, em decorrência do poderoso sistema capitalista explorador e acumulador de capital. Embora a pecuária extensiva seja predominante no município, algumas propriedades desenvolvem a agricultura familiar como forma do agricultor se manter no campo retirando o sustento de sua família.
... ).19 O gaúcho, enquanto figura emblemática que habita as regiões austrais -o gaúcho missioneiro(Freyre, 1973) para o caso deste estudo -está integrado às paisagens e inserido num sistema "ecológico-econômico" no qual se verifica o surgimento de uma "civilização guasca". Esta, segundo CarlosReverbel (1986), sintetizaria "a própria idade do couro".Deve-se aos jesuítas 20 em 1634, a introdução do gado bovino noTape que, ante a violência e à destruição levadas a cabo pelas bandeiras sobre as reduções no 1º ciclo missioneiro, e o posterior abandono dos padres e índios daquela região, acarretou a sua dispersão pelo território, originando o chamado "gado chimarrão", bravio e selvático, que se ambientou às paisagens gaúchas constituindo-se em mais um dos elementos transformadores do cenário. O gado xucro atua de maneira a conformar as características atuais das paisagens rio-grandenses (e missioneiras), pois a fisionomia dos campos nativos do Rio Grande nem sempre foi assim. ...
Article
A proposta do artigo é a de refletir sobre a importância dos relatos de viagem produzidos ao longo dos séculos XVIII, XIX e da primeira metade do XX, por viajantes estrangeiros ou não, que passaram pelo noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na região também conhecida como Missões, a fim de darem suporte à compreensão de aspectos relativos à dinâmica das transformações das paisagens na região missioneira sul-riograndense ao longo do tempo. O artigo em questão é parte do estudo etnográfico empreendido na região missioneira entre os anos de 2001 e 2002 junto aos moradores daquela porção gaúcha, mais especificamente dos contadores de causos, de modo a abarcar as suas relações com as paisagens de pertencimento.
Chapter
Full-text available
Os répteis do Rio Grande do Sul (RS) representam 18% das espécies do Brasil (2). Dentre estas ressalta-se a ocorrência de algumas espécies endêmicas dos Campos Sulinos ou fortemente associadas aos ambientes campestres (ao menos nos limites do RS), como a tartaruga tigre-d’água (Trachemys dorbigni), as cobras-de-duas-cabeças (Amphisbaena darwini e A. munoai); os lagartos, lagartinho (Stenocercus azureus), lagartixa-listrada (Cercosaura ocellata petersi), lagartixa-verde (Teius oculatus), lagartinho-pintado (Contomastix vacariensis) e lagartinho-dopampa (Homonota uruguayensis); e as serpentes narigudinha (Xenodon dorbignyi), falsa-cobra-espada (Calamodontophis paucidens), jararaquinha-d’água-comum (Lygophis anomalus), corredeira-do-banhado (Psomophis obtusus) e cobra-espadacomum (Tomodon dorsatus). Além dessas, podem ser incluídas as espécies de lagartos arenícolas lagartixa-da-praia (Liolaemus occipitalis) e lagartixa-das-dunas (Liolaemus arambarensis), associadas às formações de restingas costeiras, e alguns táxons de serpentes como cabeça-preta (Phalotris lemniscatus) (2). Tais espécies distribuem-se basicamente pelas áreas de formações abertas da metade sul do RS, no bioma Pampa.
Chapter
Full-text available
Pesquisas científicas e tecnológicas acerca da digitalização tridimensional de edificações, de monumentos e de obras artísticas instalados em áreas públicas do Rio Grande do Sul, especialmente na cidade de Porto Alegre, vem sendo desenvolvidas pelo Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM/UFRGS), com o apoio da Fundação de Amparo a pesquisa do RS (FAPERGS) e da Coordenação de Memória Cultural, órgão da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Este capítulo apresenta um dos processos de digitalização tridimensional a laser utilizado para obtenção de modelos 3D de monumentos, seguido de dois estudos de caso: os monumentos "Guaíba e Afluentes", de 1886 , e "O Laçador", de 1958.
Article
Full-text available
Este artigo propõe uma reflexão em torno dos tempos turbulentos vivenciados na região missioneira do Rio Grande do Sul e suas implicações para a memória coletiva e para o imaginário dos contadores de causos que nela vivem. A memória dos diversos conflitos que ocorreram naquele território - do processo da conquista do Novo Mundo, passando pela edificação das sete cidades barrocas nas reduções jesuítico-guarani, até as diversas revoluções que agitaram suas fronteiras - persiste transfigurada nas imagens míticas que reatualizam o bestiário maravilhoso, a presença de espíritos e o terror nas paisagens missioneiras.
Book
Full-text available
Paisagens campestres caracterizavam originalmente vastos territórios no Sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina, e estão na raiz cultural de boa parte dos habitantes dessa região. Entretanto, os campos já desapareceram em muitas áreas e os remanescentes correm grande risco de serem transformados em novas lavouras, pastagens cultivadas e plantações de árvores. Este livro mostra que a perda desse patrimônio tem sido negligenciada mas que há caminhos alternativos e eficientes para sua conservação e uso sustentável. A vegetação campestre, com alta biodiversidade, há séculos tem sido utilizada como pastagem para a produção pecuária na região Sul do Brasil. O uso pastoril dos campos preserva a vegetação nativa e é essencial para manter paisagens com muitas espécies nativas de plantas e animais. Todos esses organismos formam uma complexa teia de relações que garantem a integridade das paisagens campestres e dos serviços ambientais. Além da forragem para o gado, esses campos provêm serviços ambientais essenciais para o benefício de toda a sociedade. Alguns exemplos: as nascentes dos principais rios dessa região são ou já foram áreas campestres; os solos campestres contêm grandes estoques de carbono com alto valor para a mitigação de mudanças climáticas; e, as paisagens campestres atraem, emocionam, e inspiram as populações humanas, cada vez mais urbanas. A atividade pastoril de produção pecuária nos campos nativos já foi a base da economia do Sul do Brasil, mas nas últimas décadas tem perdido terreno para outras atividades, aparentemente mais lucrativas no curto prazo. Neste livro são apresentados resultados que comprovam que é possível, com a conservação da biodiversidade típica dos campos, melhorar a produtividade da atividade pastoril, combinando desenvolvimento econômico e social com a proteção dos campos. Apesar do conhecimento existente e de várias experiências práticas mostrarem que é possível produzir melhor e ao mesmo tempo conservar os campos, falta o reconhecimento desse potencial nas decisões públicas e privadas. Essas questões são tratadas e ilustradas neste livro, que está organizado em capítulos com diferentes autorias. A primeira parte mostra aspectos históricos e culturais vinculados às paisagens campestres, a imensa biodiversidade encontrada em vários grupos de plantas e animais, e os serviços ambientais providos pelos campos. A segunda parte aborda a problemática da conversão dos campos em outros usos da terra e indica ações necessárias para sua conservação, restauração e uso sustentável, sugerindo políticas públicas e ações individuais para vencer os desafios de aliar proteção da biodiversidade e produção.
Article
The traditional economy of the region called Pampa, based in the extensive raising of cattle, is being threatened and has been losing space after the introduction of alternatives that affect the social and biological evolution of the Pampa biome. One of the outlined alternatives in the “Southern Portion” of Rio Grande do Sul is to substitute the original meadows for homogeneous plantations of exotic trees to produce cellulose, which has become the center of a social and environmental issue. The purpose of this study is to analyze the perception of family cattle raisers in the Territory of Alto Camaquã/RS in what concerns the “reforestation” process in that area. For this, semi-structured interviews have been carried out, along with observation, daily field journal and bibliographical review on such subject. Family cattle raisers seem to resist bringing exotic species (“forestation”) to the area, because of their impact on and of the dissociation of individuals with local environment, reduction of water sources, appearance of predators, especially boars, destruction of natural pasture and decrease of of beef cattle and sheep activities, which are traditional. This way, family cattle raisers contribute to maintain the natural landscape of the region with the tradition of raising bovine and sheep and keeping the environmental and social characteristics of Pampa, especially in the Territory of Alto Camaquã - Southern Portion of Rio Grande do Sul, Brazil.
Chapter
Full-text available
O capítulo apresenta a origem e evolução dos campos no sul do Brasil, representados pelos encraves de formações herbáceas no Bioma Mata Atlântica e pelos campos do Bioma Pampa. É feita uma descrição das diferentes fitofisionomias campestres e a condição atual dos remanescentes dessas formações. São apresentados resultados de pesquisa que demonstram a potencialidade dessas vegetações para a produção animal e são considerados aspectos relacionados ao controle da desfolha e os serviços ecossistêmicos.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.