Objetivo do estudo: analisar e identificar as configurações capazes de promover o alto desempenho organizacional, a partir da relação entre comportamento inovador, assunção de riscos, proatividade, e planejamento estratégico e orçamento.
Metodologia/abordagem: dados coletados por survey com empresas vinculadas à Câmara de Dirigentes Lojistas, pertencentes a um dos municípios com os maiores
... [Show full abstract] índices de desenvolvimento do Brasil; e analisados pela técnica fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA).
Principais resultados: os achados indicam o comportamento inovador é necessário e a proatividade é quase sempre necessária à promoção do alto desempenho organizacional. Para tanto, são suficientes três soluções(S): a presença de comportamento inovador e da proatividade(S1); a presença do comportamento inovador, da assunção de riscos, do planejamento estratégico e de orçamento (S2); e a ausência da assunção de riscos, do planejamento estratégico e de orçamento(S3).
Contribuições teóricas: teoricamente, os achados acrescentam a perspectiva de orçamento nas discussões sobre o planejamento estratégico, a orientação empreendedora (OE) e o desempenho. Relevância/originalidade: o estudo é relevante, pois permite identificar a interface do planejamento estratégico e o orçamento, em detrimento das posturas de OE, que é consonante às condições causais promotoras do alto desempenho.
Contribuições sociais/para a gestão: este estudo traz novas explicações para a pertinência da interface entre as posturas empreendedoras, o planejamento estratégico e o orçamento, evidenciando possíveis configurações para as organizações alcançarem o alto desempenho.