Chapter

Reflexões sobre a formação permanente e a atuação profissional: O que dizem professores da Universidade Estadual de Feira de Santana

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

O livro Relação professor e estudante na universidade é uma coletânea de trabalhos oriundos da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária – NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os textos que compõem a obra trazem para a cena trabalhos que refletem os modos como os professores e estudantes mantém relações pedagógicas afetivas, considerando as necessidades de aprendizagens dos estudantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de ensino tecidas por professores da UEFS.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Article
Full-text available
Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.
Article
Full-text available
This article analyzes the conceptions of university teachers about the difficulties of their students to learn, under the theoretical framework of implicit theories and levels of teaching. Semi­structured interviews were conducted with 32 teachers from teacher training courses in the state of Bahía. The interviews were analyzed, in quantitative and qualitative ways, through content analysis. The results suggest that the teachers mostly adopt the Direct Theory in relation to the students' difficulties, a result that differs from the pattern found in previous studies on implicit theories. Keywords: Implicit theories. Learning difficulties. Conceptions of teaching and learning.
Article
Full-text available
ResumoConsiderando Ética do Cuidado como modo de vida em prol da dignidade de vida, objetivou-se conhecer se sua efetivação na Extensão Universitária possibilita diálogo sobre práticas educativas libertadoras. Considera-se Extensão Universitária ação emancipadora e Práticas Educativas Libertadoras como negação/rompimento de estruturas/práticas desumanizantes, apostando em processos humanizadores, cuidadores. Por abordagem qualitativa, metodologia bibliográfica e dialética compreendeu-se que desenvolver ações extensionistas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, de forma dialógica e interdisciplinar, possibilita à instituição formadora poder pontuar seu compromisso histórico-social como universidade comunitária empenhada numa formação profissional em que a humanização seja resultado de práxis libertadora que gera liderança.Palavras-chave: Extensão Universitária; Ética do Cuidado; Práxis emancipadora; Humanização.The university extension under the bias of ethics of care: emancipatory praxis possibility AbstractConsidering Ethics of Care as a way of life for the dignity of life, it was aimed to learn if its effectiveness in the University Extension enables dialogue about liberating educational practices. University Extension is considered an emancipatory action and Liberating Educational Practices as denial / disruption of dehumanizing structures / practices, focusing on humanizing processes, of care. By qualitative approach, bibliographical methodology and dialectics it was understood that developing extension actions by the principle of indivisibility of teaching-research-extension, in a dialogic and interdisciplinary way, enables the educational institution to be able to punctuate its historical and social commitment as a community university engaged in a professional education where humanization is the result of liberating praxis that creates leadership. Keywords: University Extension; Ethics of Care; Emancipatory praxis; Humanization.
Article
Full-text available
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa destinada a conhecer as representações sobre a relação professor-aluno no processo formativo, na universidade, de estudantes do último ano do Curso de Pedagogia de uma instituição pública da Bahia que já atuam como professores. Aborda uma reflexão teórica sobre a aprendizagem e a relação professor-aluno. A investigação, de natureza qualitativa com base nas representações sociais, adotou como estratégia de coleta dos dados o memorial e a entrevista aberta. O tratamento dos dados, firmado na análise de conteúdo, tipo temática (Bardin, 2000), permitiu constatar que as representações dos participantes sobre a relação entre professores e estudantes contemplam, de um lado, um discurso idealizado acerca do papel do professor, como mediador da aprendizagem e da participação ativa e comprometida do estudante, e, de outro, práticas estudantis baseadas na heteronomia, no medo de se expor e ser repreendido pelo professor. Essa significação construída durante as vivências escolares foi reforçada pelas práticas vivenciadas na universidade que se distanciaram pouco das experiências anteriores e, dessa forma, não contribuíram, efetivamente, para a ressignificação de tais representações.
Article
A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas vivem, locomovem-se, comem, estudam e se comunicam. Porém, o uso da tecnologia no processo da educação ainda é controverso. Este artigo promove uma reflexão sobre os aspectos do uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da educação, do aluno, do professor e das próprias instituições de ensino. Identificou-se o protagonismo do celular como ferramenta pedagógica, em decorrência de seu baixo custo, facilidade de uso e acessibilidade, mas também por colocar o aluno em uma posição mais ativa e responsável pela sua educação. Alunos, professores e instituição de ensino precisam se recriar nesse contexto, uma vez que a tecnologia abre oportunidades de aprendizagem individualizada, colaborativa e informal. O perfil multitarefa dos alunos facilita o uso de tecnologias em sala de aula, uma vez que seja percebida sua relevância e utilidade no uso. Professores não foram preparados para utilizar tecnologia em sala de aula e precisam desenvolver novas habilidades. As instituições de ensino devem encorajar e suportar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas pelos professores para que estes possam liderar o processo de transformação.
Construindo a docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos
  • L G C Anastasiou
Formação continuada de professores: tendências atuais
  • V M Candau
Lei n. 8.352 de 02 de setembro de 2002. Estatuto do Magistério Público das
  • Bahia
485 de 18 de maio de 2011. Estatuto do Magistério Público das
  • Bahia
Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed
  • J W Creswel
O professor de educação física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação à docência. 2006. 216f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação
  • L A Ferreira
Formação permanente do professorado: novas tendências
  • F Imbernón
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Brasil
  • Instituto
Formação permanente de professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física
  • M C C Günther
  • Molina
  • V Neto
Ecologia dos saberes, complexidade
  • M C Moraes
Professor: formação, identidade e trabalho docente
  • S G Pimenta
Expansão do ensino superior: uma abordagem sobre a formação pedagógica de professores
  • R A R Ramos
  • R P Trindade
  • M L Ribeiro