Article

O DESAFIO NA EDUCAÇÃO ONLINE PARA CURSOS DE IDIOMAS: CURSOS DE LÍNGUA JAPONESA E SUAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ONLINE

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the author.

Abstract

Com a introdução da cultura japonesa no Brasil, o idioma vem se destacando no meio de aprendizado de línguas estrangeiras. A pesquisa visa descrever então os caminhos dos aprendizados de idiomas em nosso solo, descrevendo desde suas raízes no período de Brasil império até a construção atual de cursos online de língua japonesa. Abordamos como inicialmente o idioma estrangeiro foi ensinado em nosso solo, demonstrando suas metodologias e personagens primordiais. Foi explanado como se deu sua modificação e expansão aos vários níveis de ensino, chegando a atual forma que conhecemos hoje. Pesquisamos como foi a introdução da língua japonesa em nosso solo, sendo os imigrantes e tecnologias os principais fatores de expansão do idioma. Investigamos suas formas de metodologias iniciais e sua necessidade de mudança devido ao público-alvo que se altera. Destacamos as dificuldades na elaboração de cursos Ead com pesquisas que demonstram a insegurança frente à falta de cursos de atualização voltados a equipe. Especificamos as particularidades que podem dificultar a construção do curso no âmbito do idioma japonês, abordando diferenças de idiomas e culturas em sala de aula com base em pesquisas experimentais com plataformas. Por fim, levantamos questões como a falta de formandos na área para a tutoria, e como isso afeta no curso do planejamento pela importância do tutor em um curso de ensino a distância.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the author.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Article
Full-text available
Este estudo teve como objetivos investigar, no Câmpus Xanxerê do IFSC, quais os desafios enfrentados para a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e como o câmpus se mobiliza para a construção de saberes necessários à oferta de cursos dessa modalidade. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e enquetes com servidores. Para selecionar os sujeitos nesta pesquisa, partiu-se do pressuposto de que eles constituem atores que vivenciam as possibilidades e necessidades para oferta de cursos na modalidade EaD no contexto institucional. A análise dos documentos e dos dados coletados permitiu identificar que, entre as maiores dificuldades enfrentadas para a oferta própria em EaD, estão a falta de capacitação dos profissionais e a elaboração de materiais didáticos, além da falta de orientações claras para a estruturação de projetos pedagógicos de cursos para esse tipo de oferta. Verificou-se que, nesse câmpus, a EaD ainda está nos primeiros passos, mas os servidores estão mobilizados para solidificar a Educação a Distância em um futuro bem próximo. Palavras-chave: IFSC Câmpus Xanxerê, Cursos a Distância, Desafios. Challenges in the Implementation of Distance Education Courses AbstractThe objective of this study was to investigate, at IFSC Xanxerê campus, the challenges faced in the implementation of Distance Education (DE) courses and how the campus is structured to build the knowledge needed to make courses available in this modality. Bibliographic and documentary research were carried out, in addition to interviews with administrators and polls with the staff. It was assumed, that the selected subjects in this research were those who understand the possibilities and needs to offer courses at a distance in the institutional context. The analysis of the documents and the data collected showed that among the greatest difficulties in offering DE courses are the lack of professional training, the design of instructional materials, and also, the lack of clear guidelines for structuring pedagogical projects for this type of courses. It has been found that, on this campus, DE is still in its first steps, but staff are committed to institutionalize Distance Education in the very near future.Keywords: IFSC Xanxerê Campus, Distance Education courses, Challenges.
Article
Full-text available
RESUMO O presente trabalho pretende destacar a importância da ação do tutor na Educação a Distância, abordando em especial, os papéis, as competências e sua relevância no processo de ensino aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa se debruça sobre um dos tripés da Educação a Distância, a Tutoria, como elemento central no processo ensino/aprendizagem, já que, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado. Como tutor pude analisar criticamente todo o processo e informações, se realmente na prática e aplicar ao estudo. ABSTRACT This paper intends to highlight the importance of the actions of the tutor in distance education, addressing in particular the roles, responsibilities and its relevance in teaching and learning process. Thus, this research focuses on one of the tripods of Distance Learning, the tutoring, as a central element in the teaching / learning process, since it needs to have its function, its practice, its role questioned, studied and understood. As a tutor I was able to critically analyze the process and information, and is actually applied in practice to the study.
No Dia da Imigração Japonesa no Brasil, é preciso celebrar laços entre países. São Paulo: Folha de São Paulo
  • Y Akira
AKIRA, Y. No Dia da Imigração Japonesa no Brasil, é preciso celebrar laços entre países. São Paulo: Folha de São Paulo, 2020.
Vantagens e desvantagens na EaD. Flórida: Must University
  • C Benedetti
BENEDETTI, C. Vantagens e desvantagens na EaD. Flórida: Must University, 2021.
São Paulo: Consulado Geral do Japão em São Paulo
  • Consulado
  • Do
  • Paulo São
  • Relações
CONSULADO GERAL DO JAPÃO EM SÃO PAULO. Relações bilaterais. São Paulo: Consulado Geral do Japão em São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/bilateral/embaixada.htm. Acesso em 17 jul 2021.
Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. Belo Horizonte: Revista Autêntica
  • A Freitas
FREITAS, A. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. Belo Horizonte: Revista Autêntica, 2017.
História do Ensino da Língua Japonesa no Brasil
  • M Nakata
NAKATA, M. História do Ensino da Língua Japonesa no Brasil. São Paulo: Editora Unicamp, 2008.
Pesquisa aponta que 52% dos brasileiros não falam outra língua. Mato Grosso: Amambai Notícias
  • Amambai
AMAMBAI. Pesquisa aponta que 52% dos brasileiros não falam outra língua. Mato Grosso: Amambai Notícias, 2011. Disponível em: https://www.amambainoticias.com.br/brasil/pesquisa-aponta-que-52-dosbrasileiros-nao-falam-outra-lingua. Acesso em 23 jul 2021.
O uso do moodle para o ensino de língua japonesa básica hiragana ひらがな e katakana カタカナ a alunos não-nikkei
  • M Buch
BUCH, M. O uso do moodle para o ensino de língua japonesa básica hiragana ひらがな e katakana カタカナ a alunos não-nikkei. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2015.
História do ensino de línguas no Brasil: Avanços e retrocessos. São Paulo: Revista História do ensino de Línguas no Brasil -HELB
  • R Machado
MACHADO, R. História do ensino de línguas no Brasil: Avanços e retrocessos. São Paulo: Revista História do ensino de Línguas no Brasil -HELB, 2007.
Situando a língua japonesa no contexto da história do ensino de línguas no Brasil. São Paulo: Revista História do ensino de Línguas no Brasil -HELB
  • G Morato
MORATO, G. Situando a língua japonesa no contexto da história do ensino de línguas no Brasil. São Paulo: Revista História do ensino de Línguas no Brasil -HELB, 2011.
A historiografia Brasileira de literatura Inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil
  • L Oliveira
OLIVEIRA, L. A historiografia Brasileira de literatura Inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 1999.
Levantamento de dados sobre aprendizagem e ensino de japonês. Brasília: Entrevista concedida a Geanne Alves de Abreu Morato
  • T Suzuki
SUZUKI, T. Levantamento de dados sobre aprendizagem e ensino de japonês. Brasília: Entrevista concedida a Geanne Alves de Abreu Morato, 2011.
O trabalho do tutor na ead: função, atribuições e relações entre o professor e o aluno
  • S Battini
BATTINI, S. O trabalho do tutor na ead: função, atribuições e relações entre o professor e o aluno. Rio Grande do Sul: Revista em rede, 2018.
Desafios na Implantação de Cursos a Distância
  • L Seter
SETER, L. Desafios na Implantação de Cursos a Distância. Rio de Janeiro: Revista EAD em foco, 2018.