1. OBJETIVO
A gastronomia e o vinho constituem aspetos muito importantes quando se trata de compreender a cultura e o estilo de vida de uma comunidade e de um destino turístico. Assim, o turismo gastronómico e o enoturismo podem constituir-se como uma plataforma colaborativa entre os turistas e as comunidades anfitriãs. Neste sentido, este estudo procura analisar e compreender, ainda que de forma exploratória, o papel do património gastronómico e vitivinícola para a vida e a identidade das comunidades locais que integram a Rota da Bairrada. Especificamente, procura-se compreender a importância da gastronomia local e do vinho, os seus significados para a construção das memórias e identidades locais e a forma como esses significados são partilhados com os turistas por meio do storytelling que se constitui como um instrumento eficaz na co-criação de experiências recompensadoras (e.g. Lund et al., 2020).
2. METODOLOGIA
Este estudo é baseado numa metodologia qualitativa, designadamente na aplicação e análise de uma entrevista semiestruturada para identificar a importância dada pela população à partilha das suas histórias, tradições e eventos relacionados com a gastronomia, vinho e produtos agroalimentares locais. A técnica da entrevista foi considerada a mais adequada ao storytelling, já que permite recolher uma considerável quantidade de informações, tendo também em conta a pouca investigação existente neste domínio, especialmente envolvendo a comunidade local. As entrevistas foram realizadas junto de nove indivíduos, selecionados pela combinação de métodos amostrais não aleatórios, nomeadamente, amostragem por conveniência e amostragem tipo “bola de neve” (Kastenholz et al., 2012). As entrevistas foram realizadas a 8 residentes em Anadia, Aveiro, Curia e Oliveira do Bairro e a um guia turístico, entre outubro de 2021 e abril de 2022. As entrevistas foram analisadas recorrendo à análise temática, seguindo as principais dimensões abordadas no seu guião.
3. RESULTADOS
A análise das entrevistas demonstra que os entrevistados não têm muito contacto com os turistas, mas que, apesar disso, têm disponibilidade para narrar as histórias associadas aos à gastronomia e aos vinhos da região que consideram extremamente importantes para o desenvolvimento local e regional, designadamente através da agricultura e do turismo gastronómico e do enoturismo. Na gastronomia salientam o leitão da Bairrada como sendo o prato mais emblemático desta região, assim como a chanfana e os doces regionais. No caso do vinho, o espumante é considerado como o produto mais conhecido. Estes produtos tradicionais têm um papel muito relevante na construção da identidade local e funcionam como importantes atractores de visitantes e turistas à região da Bairrada. Apesar do seu conhecimento e disponibilidade, os entrevistados não sabem como proceder, acreditam não possuir as competências suficientes ou nunca tiveram a oportunidade para narrar as histórias associadas aos produtos locais, à sua produção e preparação.
4. LIMITAÇÕES DA INVESTIGAÇÃO E IMPLICAÇÕES
A principal limitação deste estudo prende-se com o número limitado de entrevistados. Por este facto, ampliar a amostra e analisar as dimensões aqui exploradas noutras Rotas nacionais e internacionais seria importante. Apesar das limitações, e diante dos resultados sintetizados na secção anterior, sugere-se que sejam traçados projetos de desenvolvimento turístico que integrem as necessidades e as visões da população local, seja por meio de eventos, seja por meio do storytelling, no sentido de promover experiências turísticas mais enriquecedoras e de valorizar as comunidades locais e os seus recursos gastronómicos e vitivinícolas.
5. ORIGINALITY
Esta contribuição é original, especialmente no que se refere à análise (pouco frequente) da perspetiva dos residentes locais como anfitriões e intermediários culturais, no domínio do enoturismo e do turismo gastronómico. Os dados aqui utilizados não foram apresentados noutros contextos.
6. REFERÊNCIAS
Lund NF, Scarles C, Cohen SA. The Brand Value Continuum: Countering Co-destruction of Destination Branding in Social Media through Storytelling. Journal of Travel Research. 2020;59(8):1506-1521.
Kastenholz, E., Lima, J., & Sousa, A. J. (2012). A metodologia qualitativa no estudo da experiência turística em contexto rural: o caso do Projeto ORTE (No. 1; GOVCOPP Tourism Working Paper, Issue 1).
KEYWORDS: Co-criação de experiências turísticas; Enoturismo; Storytelling; Turismo gastronómico;