Book

Experiência, educação e contemporaneidade

Authors:
... Aqui nos interessa a compreensão do termo a partir daquilo que o filósofo alemão Walter Benjamin refletiu quanto às possíveis compreensões relacionadas com experiência. Trata-se, também, da denúncia do esfacelamento da experiência na modernidade, e das transformações que vão ocorrendo numa sociedade que mostra seus limites e seus perigos (LIMA; BAPTISTA, 2013;PAGNI;GELAMO, 2010). ...
Article
O texto compreende uma discussão teórico-conceitual em torno do conceito de experiência em Walter Benjamin e uma análise documental de documentos brasileiros que se ocupam da formação de professores – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Básica e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Física (EF) – os quais foram inventariados procurando-se analisar/desvelar como esses mesmos documentos apontam a perspectiva de se pensar a formação profissional a partir da experiência com os saberes/fazeres do campo da EF, em que observa-se uma ênfase nas dimensões técnica e prática na formação desses profissionais, entendida como competências a serem desenvolvidas, pautada numa racionalidade técnica.
Article
Full-text available
O presente artigo busca compreender, através das contribuições da educação ambiental e da psicologia ambiental, bem como de conceitos de experiência e percepção na fenomenologia de Merleau-Ponty, os efeitos da ocupação do espaço urbano através de dois eventos realizados nos principais parques da cidade de Porto Alegre-RS: o “Pique-nique Noturno”, realizado nos parques Farroupilha e Moinhos de Vento e o Festival de Comida de Rua, realizado em bairros centrais da cidade. Estes dois eventos assemelham-se por aproximar a alta gastronomia dos espaços públicos, possuem caráter filantrópico, pois promovem doações dos participantes para entidades assistenciais e se apresentam como espaços potenciais para uma experiência acerca do espaço urbano e da convivência de humanos entre si e com o ambiente urbano. Entendemos que a possibilidade de uma experiência nesse contexto pode contribuir para modificar a percepção das pessoas acerca do habitar a cidade e da relação que estabelecem entre si e com o ambiente em que estão inseridas.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.