BookPDF Available

Abstract and Figures

Este livro tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-libris. A obra que aqui apresentamos traz os resultados deste estudo e encontra-se estruturada da seguinte maneira: o Capítulo I apresenta uma introdução ao tema, levando em consideração o livro como artefato cultural e destacando a importância da Bibliologia, da Bibliografia e da Codicologia para as pesquisas de proveniência bibliográfica. O Capítulo II inclui uma revisão de literatura sobre o ex-libris: abrange aspectos históricos, os usos da marca ao longo do tempo, diferentes classificações, evolução das técnicas de criação e das temáticas utilizadas nas composições dos mesmos. No Capítulo III, apresentamos uma lista de fontes de informação sobre o ex-libris, nacionais e estrangeiras. Esperamos que esta publicação possa contribuir com os estudos da área, colaborando para ampliar o leque de possibilidades de investigação sobre marcas de proveniência bibliográficas no âmbito da Biblioteconomia brasileira.
Content may be subject to copyright.
A preview of the PDF is not available
Conference Paper
Full-text available
Palavras-chave: Ex-libris; Marca de proveniência; Marca de propriedade; História do livro; Biblioteconomia. 1 INTRODUÇÃO Desde que os livros passaram a existir, proprietários marcam a posse dos seus exemplares das mais diversas formas: por meio de assinaturas, carimbos, etiquetas, anotações etc. Esses vestígios são conhecidos, na área da Biblioteconomia, como marcas de propriedade, das quais fazem parte "[...] as marcas deixadas pelos proprietários (pessoas, instituições, famílias) de uma obra, cuja finalidade consiste em atestar a sua propriedade sobre a mesma" (RODRIGUES; VIAN; RODRIGUES; SILVA, 2021). Neste estudo, destacaremos um tipo específico de marca de propriedade, denominado ex-libris. Faria e Pericão (2008, p. 514), definem ex-libris da seguinte forma: Literalmente é uma expressão latina que significa dos livros de; o ex libris serve para designar toda a menção de posse de um livro; pode ser manuscrito e figurar em qualquer lugar do livro; quando é impresso ou gravado num pedaço de papel (ou excepcionalmente de outro material) está geralmente colado no verso da pasta da encadernação; a identidade do possuidor pode ser indicada pelo nome (por vezes precedido da frase ex libris) ou suas iniciais, eventualmente pelas suas armas, um emblema ou uma divisa. Vinheta, geralmente gravada ou impressa em papel, que menciona o nome, completo ou abreviado, de uma ou mais pessoas ou mesmo de uma instituição, por vezes com desenho de concepção mais ou menos artística e ainda com divisa ou legenda; destina-se a ser colada na parte interior da encadernação de um livro ou numa das guardas, constituindo, deste modo, uma marca de posse. Os primeiros ex libris apresentavam elementos decorativos de natureza heráldica que, com o passar dos anos e a proliferação do livro, foram dando lugar aos alegóricos. Qualquer indicação de propriedade. Os ex-libris podem ser vistos como objetos de estudo sobre coleções bibliográficas, revelando informações a respeito da história dos livros e de seus donos, além de contribuir para a construção da história da instituição e da formação de suas coleções. Possibilitam, ainda, estudos em outras áreas do conhecimento além da Biblioteconomia, como as Artes (imagens e símbolos), a Psicologia (personalidade dos colecionadores e bibliófilos), as Artes gráficas e a História, por exemplo.
Presentation
Full-text available
Desde que os livros passaram a existir, proprietários marcam a posse dos seus exemplares das mais diversas formas: por meio de assinaturas, carimbos, etiquetas, anotações etc. Esses vestígios são conhecidos, na área da Biblioteconomia, como marcas de propriedade, das quais fazem parte “[...] as marcas deixadas pelos proprietários (pessoas, instituições, famílias) de uma obra, cuja finalidade consiste em atestar a sua propriedade sobre a mesma” (RODRIGUES; VIAN; RODRIGUES; SILVA, 2021). Neste estudo, destacaremos um tipo específico de marca de propriedade, denominado ex-libris.
Article
Full-text available
Discute-se o futuro do livro na cultura contemporânea, reafirmando sua contribuição para o avanço do conhecimento nas diferentes áreas e ressaltando a necessidade da construção de parâmetros de avaliação de livros que assegurem sua contribuição para a defesa da ciência produzida no país.
Article
A História do Livro e a Ciência da Informação compartilham a característica de serem campos do conhecimento cuja epistemologia é composta pela interdisciplinaridade. A partir desta constatação, propõe-se a contribuição de mais um campo na miríade de disciplinas que as formam: a bibliografia, como fonte de informação e como método de pesquisa para ambas as áreas.
Article
Se analiza la situación en la que se encuentra la bibliología dentro de los ámbitos en los que se han desarrollado y se desenvuelven las ciencias de la documentación. Para esto se establece, en primer lugar, una aproximación a la evolución conceptual de la bibliología entre los estudiosos y sus estudios relacionándolos con las ciencias de la documentación y estableciendo las diferentes perspectivas existentes. Como resultado del análisis precedente se intenta, en segundo lugar, comprender las mutaciones producidas en el desarrollo de la influencia de las ciencias del libro en la formación de los profesionales de las ciencias de la documentación hasta llegar a la posición actual haciendo especial mención a su situación dentro de las enseñanzas regladas universitarias y a la demanda laboral existente, especialmente en el campo público. Por último, como tercer paso, se analiza dónde y cómo se sitúa la investigación en las ciencias del libro dentro del panorama general de las ciencias de la documentación
The sensuous, beautiul ex-libris of Alphonse Inoue
  • Referências Abrahammx
REFERÊNCIAS ABRAHAMMX. The sensuous, beautiul ex-libris of Alphonse Inoue. In: APM65. [S.l.: s.n.], 2010. Disponível em: https://apm65.wordpress.com/2010/08/16/the-sensuous-beautiul-ex-librisof-alphonse-inoue/#jp-carousel-19874. Acesso em: 22 out. 2019.
Trabalho de conclusão de curso (Biblioteconomia) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
  • M P Amaral
AMARAL, M. P. Do prazer de ler à arte de colecionar obras raras: desvendando o percurso do leitor que se torna bibliófilo. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Biblioteconomia) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27804. Acesso em: 27 ago. 2020.
Ex Libris chronicle: the international collector
  • Architecture In
  • Libris Ii
ARCHITECTURE IN EX LIBRIS II. In: AMERICAN SOCIETY OF BOOKPLATE COLLECTORS & DESIGNERS. Ex Libris chronicle: the international collector. [S.l. : s.n.], 2009. Disponível em: http://exlibrischronicle.blogspot.com/2009/10/architecure-in-ex-librisii.html. Acesso em: 13 dez. 2020.