A CiberPsicologia é um dos ramos mais jovens da psicologia. Surgiu da necessidade de entender como a tecnologia afeta os indivíduos e de como estes vão mudando em função de um uso mais ou menos extensivo dos novos desenvolvimentos.
Apesar de em muitas universidades não existir um programa sobre esta matéria, é inegável a necessidade de analisar e compreender o comportamento humano quando se relaciona com a tecnologia, seja ele utilizado para o ócio ou para o trabalho.
A CiberPsicologia, portanto, incorpora o elemento tecnológico como eixo central de sua análise, sem perder de vista que é a pessoa a que interage de uma forma ou de outra. Descrever e compreender os hábitos, usos e abusos dessa tecnologia se tornou o objeto de estudo da CiberPsicologia.
Há de se levar em conta, que, junto com a Neurociência, este é um dos ramos da Psicologia que mais mudam, pois ambos oferecem um melhor conhecimento à medida que os instrumentos de avaliação e observação são cada vez mais sensíveis e ofertam detalhes que antes eram impensáveis.
Muito se disse sobre os efeitos negativos do uso da Internet na manutenção de relaciones sociais saudáveis, mas... é assim em todos os casos?