Article

Da psiquê ao mundo das coisas:

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the author.

Abstract

De espuma? De pedra? De ferro? De vidro? De tecido? De carne? Afinal, de que matéria são feitos os sonhos? Ou mais especificamente, como pensar a questão da materialidade das produções oníricas à luz dos escritos de Walter Benjamin? Aliás, é preciso, antes, enfrentar o desafio desta incômoda interrogação: o sonho possuiria, de fato, uma densidade rigorosamente material? Nesse caso, contrariando Heráclito de Éfeso, seria possível partilhar um mundo comum precisamente a partir da espectral objetividade do que sonhamos? Certamente, esta é uma perspectiva tão improvável quanto inquietante. Se assim não fosse, as ideias de Benjamin teriam sido aceitas sem maiores objeções a respeito. Mas, como sabemos, este não foi bem o caso. Do romantismo à dialética materialista; do estoicismo ao barroco; da psicanálise ao surrealismo: todas essas passagens, justaposições, atritos, metamorfoses e desencaixes circunscrevem a constelação do sonho em Walter Benjamin, imprimindo a suas discussões uma enorme relevância para se pensar os múltiplos nexos e as tensões produtivas entre a experiência das vanguardas artísticas, a Traumdeutung freudiana e os estudos marxistas.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the author.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
O teatro, casa dos sonhos
  • Bertolt Brecht
BRECHT, Bertolt. "O teatro, casa dos sonhos", in: Poemas 1913-1956. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2000.
Manifestos do surrealismo. Trad.: André Pachá
  • André Breton
BRETON, André. Manifestos do surrealismo. Trad.: André Pachá. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
Será que Benjamin devia ter lido Marx?
  • T J Clark
CLARK, T. J. "Será que Benjamin devia ter lido Marx?", in: Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. Org.: Sônia Salzstein. Trad.: Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Imagem e consciência da história: pensamento figurativo em Walter Benjamin
  • Francisco Machado
  • Ambrosis De
  • Pinheiro
MACHADO, Francisco de Ambrosis Pinheiro. Imagem e consciência da história: pensamento figurativo em Walter Benjamin. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Ed. Loyola, 2013.
Walter Benjamin: a história de uma amizade
  • Gershom Scholem
SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. São Paulo: Perspectiva, 1989.