Article

Fábrica de Cimento Portland Perus: articulação pedagógica entre movimentos populares e escolas no bairro de Perus

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Atuando sob os princípios da “não violência ativa”, a luta dos Queixadas, operários da Fábrica de Cimento Portland Perus, localizada no bairro de Perus, instalada em 1924, configurou um novo panorama de atuação sindical que permitiu mudanças em vários aspectos, entre elas a participação das mulheres ao lado de seus maridos, conquistas trabalhistas, lutas ambientais etc. Comissões de greve visitaram fábricas, escolas, universidades e demais espaços e tais visitas repercutiram, segundo o dr. Mário Carvalho de Jesus,advogado do Sindicato dos Trabalhadores “da Cimento Perus”, em toda a cidade de São Paulo, numa demonstração de que a união e a firmeza permanente, lema do movimento, seria a forma mais eficaz e eficiente de lutar contra as forças opressoras da sociedade e a exploração do capital. O legado dessa luta resiste ao longo de décadas, por meio de um diálogo entre gerações. As histórias e memórias dos operários, ou seja, suas lutas por justiça e dignidade, além do valor arquitetônico e industrial da Fábrica, motivou odesejo pelo seu tombamento, sua preservação e por sua transformação em Centro de Cultura e Memória do Trabalhador. Além disso, essa luta que transpôs os muros da Fábrica, envolvendo a comunidade local, alcançou os muros de muitas escolas no bairro, as quais passaram a ter em sua prática educativa, dentro e fora de suas dependências, uma real articulação com temas significativos para os estudantes oriundos dessa herança Queixada, defendendo a ideia de que a educação pode ser efetivamente vista como instrumento libertador e transformador.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

... In the case of Perus, it is impossible to separate the history of urban growth in the neighborhood and its social mobilizations without remembering the Cement Factory. This factory was established in the first half of the 20th century (Moreira and Gold, 2017;Bortoto and Bezerra, 2019) with foreign capital aiming to become the country's first large-scale cement production plant to meet the demand brought by urbanization. According to Soró, the entire neighborhood revolved around events centered on the factory: "The factory had around eleven hundred workers at one point. ...
Article
Full-text available
In this paper, I interpret the relationship between abandonment and remembrance based on possibilities for re-signifying the Perus Portland Cement Factory. Abandoned since the 1970s, the facilities of the bankrupt Companhia Brasileira de Cimento Portland are today the object of cultural actions organized by social movements in Perus, a district in the northwest of the city of São Paulo. The movements aim to recapture personal and collective memories of the so-called Queixadas Strike, which took over the factory for seven years and left to the territory an identity of struggle for rights and citizenship. Based on the analysis of interviews, I discuss the counter-narrative created by one of these collectives, the Comunidade Cultural Quilombaque, to oppose oblivion and announce the potential of its territory.
Article
Full-text available
Resumo Interpreto as relações entre o abandono e a rememoração a partir das possibilidades de ressignificação da Fábrica de Cimento Portland de Perus. Abandonada desde a década de 1970, as instalações da falida Companhia Brasileira de Cimento Portland são, hoje, objeto de ações culturais de movimentos sociais de Perus, distrito da zona noroeste da Cidade de São Paulo. Estes procuram retomar memórias pessoais e coletivas da chamada Greve dos Queixadas, que tomou a Fábrica durante sete anos e legou ao território uma identidade de luta por direitos e cidadania. A partir da análise de entrevistas, discuto como um desses coletivos, a Comunidade Cultural Quilombaque, elabora uma contranarrativa que se opõe ao esquecimento para anunciar as potencialidades de seu território.
Article
O artigo busca apresentar e debater os resultados de um processo participativo de identificação e mapeamento do patrimônio cultural da periferia do município de São Paulo. Realizado a partir da metodologia dos Inventários Participativos e em parceria com organizações do movimento social, universidade pública e coletivos culturais, o levantamento mostra a diversidade e riqueza de um patrimônio cultural cujos fundamentos se encontram na história da luta e resistência das classes trabalhadoras da periferia. Considerando que as políticas de preservação historicamente programaram a ausência da classe trabalhadora e da periferia no conjunto da memória nacional a ser valorizada, o presente trabalho caminha em sentido contrário, buscando subverter a forma hegemônica de pensar e fazer o patrimônio cultural.
Article
Full-text available
Nesta entrevista, Emerson Dindo conversa com a curadora e artista Ana Beatriz Akpedje de Almeida sobre seus processos criativos, sua pesquisa junto a grupos sociais e práticas culturais em países africanos, como o Benin, e na Bahia, especialmente na cidade de Cachoeira. Nas conexões de linguagens artísticas e cultos religiosos entre o continente africano e a diáspora, a artista aponta referências estéticas e formas históricas de elaboração da morte.
São Paulo, 18 de outubro de 1991
  • Jesus Advocacia Carvalho De
  • Cultura Perus -Centro De
  • Operária
ADVOCACIA CARVALHO DE JESUS. Perus -Centro de Cultura Operária. São Paulo, 18 de outubro de 1991. Cópia impressa E.F.P.P. e fábrica: juntas no mesmo trem. Piuííí, São Paulo, n. 4, ago. 1992.
Cimento Perus: 40 anos de ação sindical transformam velha fábrica em centro de cultura municipal
  • Mário Jesus
  • Carvalho De
JESUS, Mário Carvalho de (org.). Cimento Perus: 40 anos de ação sindical transformam velha fábrica em centro de cultura municipal. São Paulo: JMJ, 1992. (Cadernos para Mudar, 2)
Um testemunho digno de ser lembrado
  • Mário Jesus
  • Carvalho De
JESUS, Mário Carvalho de. Um testemunho digno de ser lembrado. Quinzena, São Paulo, n. 263, jan. 1998.
Projeto Cultural para a Fábrica de Cimento Perus
  • Pró-Centro De Cultura Operária-Perus
PRÓ-CENTRO DE CULTURA OPERÁRIA-PERUS. Projeto Cultural para a Fábrica de Cimento Perus. São Paulo: [s. n.], 1991.
Decreto n. 54.452, de 10 de outubro de 2013. Institui na Secretaria Municipal de Educação o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino -Mais Educação São Paulo
  • São
  • Paulo
SÃO PAULO (município). Decreto n. 54.452, de 10 de outubro de 2013. Institui na Secretaria Municipal de Educação o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino -Mais Educação São Paulo. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo, 10 out. 2013.