Article

Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Os usuários produzem cada vez mais conteúdo em ambientes colaborativos, com isso, é imprescindível que sua experiência nesses ambientes seja a mais satisfatória possível. Visando ampliar essa satisfação, a Ciência da Informação (CI) deve ter entre suas finalidades, a de proporcionar o equilíbrio das necessidades do usuário, emergindo no contexto do sentimento do usuário, suas alegrias e frustrações, questões que podem ser interpretadas pela Experiência de Usuário (User Experience – UX). Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos em relação à aderência do site WikiCI aos princípios determinados pela UX. Como metodologia foi adotada uma análise qualitativa, de caráter exploratório, onde utilizou-se de pesquisa bibliográfica para explanar os conceitos da UX em ambientes digitais, e com isso foi realizada uma avaliação heurística dos elementos da WikiCI segundo as facetas da UX. Por meio da análise realizada neste trabalho, observou-se que a aderência da WikiCI aos princípios da UX mostrou-se adequada, pois o siteapresenta elementos que podem ser observados nas facetas da UX. Conclui-se que, para os usuários terem uma experiência totalmente satisfatória, é relevante que desenvolvedores de sitesatentem às questões e princípios determinados pela UX.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

Article
Full-text available
Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama geral da experiência de usuário com foco nas principais mudanças feitas no X (Twitter). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, que considerou as mudanças feitas no X (Twitter) de Outubro/2022 até Julho/2023, utilizando técnicas de observação para acompanhá-las.Resultados: Dentre as principais mudanças identificadas, estão o a troca de nome da mídia social, o X Premium (Twitter Blue), a verificação, alguns dados métricos, a navegação do site, e o aumento de caracteres. Conclusões: Entende-se que muitas mudanças aconteceram em pouco tempo o que gerou estranhamento por parte dos usuários e pouca aos novos serviços. Ainda, algumas delas precisam ser melhoradas ou reavaliadas. No entanto entende-se também certas modificações podem facilitar o cotidiano dos usuários na mídia social.
Article
Full-text available
RESUMO Introdução: Os usuários de ambientes digitais possuem características específicas que diferem a partir do seu contexto social e do grau de usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação para acesso às mais distintas plataformas informacionais, no qual tais particularidades devem ser consideradas para atender as necessidades informacionais desses indivíduos e proporcionar uma melhor experiência em ambientes digitais. Uma disciplina que se propõe a investigar aspectos relacionados à experiência do usuário nos ambientes digitais é a User Experience (UX) e, a partir da aplicação de técnicas de usabilidade é possível identificar barreiras que podem afetar a interação do usuário. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a usabilidade do portal e-Campo, da Embrapa, com base nas heurísticas de Nielsen. Metodologia: A metodologia adotada nesta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de análise qualitativa e de caráter exploratório. Resultados: Nas 10 etapas identificadas foram encontrados 10 problemas de usabilidade, sendo a violação da heurística 4 (Consistência e padrões) a mais recorrente. Conclusão: Verificou-se aspectos referentes à usabilidade, que podem dificultar o acesso aos conteúdos disponibilizados no portal. Assim, constata-se a relevância do usuário no contexto de estudos na área da Ciência da Informação para que se possa propor a construção de sistemas mais interativos que permitam uma experiência de uso satisfatória. PALAVRAS-CHAVE Experiência do usuário. Usabilidade. Ambiente virtual de aprendizagem. Portal e-Campo.
Article
Full-text available
Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o tema “Experiência do usuário no contexto da Inteligência Artificial”. Metodologia: Constitui-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foram selecionados e analisados artigos publicados em periódicos internacionais, indexados nas bases Web of Science e Scopus, que abordam diretamente o tema. Para isso, empregou-se como método a revisão sistemática de literatura com base no protocolo de Kitchenham (2004). Resultados: A revisão sistemática de literatura revelou que ainda há poucos trabalhos publicados que tratam das questões envolvendo a experiência do usuário no contexto da Inteligência Artificial. Também foram identificados assuntos relacionados ao tema ainda pouco explorados na literatura. Conclusões: Diante desse resultado, surge uma grande oportunidade para os profissionais da informação se envolverem e incentivarem a discussão deste tema junto às comunidades acadêmicas de pesquisa e desenvolvimento da Inteligência Artificial, uma vez que o foco das pesquisas tem sido no desenvolvimento de aplicações e não nos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao fazer uso de um produto ou serviço baseado nessa tecnologia.
Article
Information science, derived from documentation, must be understood as being related to the creation, dissemination and use of knowledge rather than information. Over time, due to its interdisciplinary nature, the concept of information science goes through several phases, and because the same term used for information (documentation) and information (date) in English and French, the confusion regarding the information science borders is imminent. The study focuses, after a very short history of information science, the major interdisciplinary links with other sciences.
Experiência de Usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. Seminário em Ciência da Informação. Londrina: SECIN
  • A M J F Ferreira
  • C Da
  • S M R Martinez
  • C S Coneglian
  • S A B G Vidotti
  • J E Segundo
FERREIRA, A.M.J.F. da C., MARTINEZ, S.M.R., CONEGLIAN, C.S., VIDOTTI, S.A.B.G., SANTARÉM SEGUNDO, J.E. Experiência de Usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. Seminário em Ciência da Informação. Londrina: SECIN, 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/351/172>. Acesso em: 1 ago. 2016.
A Ciência da Informação. tradução de Maria Yêda FS de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos
  • Y F Le Coadic
LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. tradução de Maria Yêda FS de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, 1996.
Zatocoding applied to mechanical organization of knowledge
  • C Mooers
MOOERS, C. Zatocoding applied to mechanical organization of knowledge. American Documentation, v. 2, n. 1, p. 20-32, 1951. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.5090020107/full>. Acesso em: 02 dez. 2017.
Sistemas de informação versus tecnologia de informação: um impasse empresarial
  • J F Oliveira
  • De
OLIVEIRA, J. F. de. Sistemas de informação versus tecnologia de informação: um impasse empresarial. São Paulo: Ed. Érica, 2004.
User experience design. Ann Arbor: Semantic Studios LLC
  • P Morville
MORVILLE, P. User experience design. Ann Arbor: Semantic Studios LLC, 2004. Disponível em: <http://semanticstudios.com/user_experience_design/>. Acesso em: 15 ago. 2016.
Disponível em: <www.ariadne.ac.uk/issue42/tonkin>. Acesso em: 18 ago
  • E Tonkin
TONKIN, E. Making the case for a wiki. Ariadne, n. 42, 2005. Disponível em: <www.ariadne.ac.uk/issue42/tonkin>. Acesso em: 18 ago. 2016.