BookPDF Available

Bacharelado em Biblioteconomia - FURG: trajetórias de ensino, pesquisa e extensão, 1975-2015

Authors:

Figures

Content may be subject to copyright.
A preview of the PDF is not available
ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Article
Full-text available
RESUMO Este trabalho aborda a necessidade dos repositórios, especialmente os institucionais, construírem e divulgarem suas políticas de funcionamento. Analisa a ferramenta para construção de políticas de funcionamento de repositórios do OpenDOAR à luz das diretrizes propostas nas obras de Leite, Tomaél e Silva e Viana e Márdero Arellano. Constrói um instrumento para análise da ferramenta a partir da síntese das categorias encontradas nas diretrizes para construção de políticas propostas nas obras citadas. Compara as categorias de políticas da ferramenta com as da síntese das políticas que fazem parte do instrumento construído. Informa sobre os procedimentos e etapas que pautaram a pesquisa, um estudo de caso único. Reflete sobre o atendimento, por parte da ferramenta, das orientações propostas nas diretrizes. Conclui a respeito da contribuição que a ferramenta oferece aos responsáveis por repositórios na construção e divulgação das políticas de funcionamento dos mesmos. Deduz, amparado na literatura, sobre a promoção que a adoção e divulgação de políticas de funcionamento do repositório pode proporcionar ao mesmo. Propõe a realização de outras pesquisas a respeito da ferramenta, empregando outros métodos de análise. ABSTRACT This paper aims to discuss the need of the repositories, especially the institutional one, to build and to disclose their operation policies. It analyzes the tool for building operation policies of the OpenDOAR repositories according to guidelines proposed by Leite, Tomaél e Silva and Viana and Márdero Arellano. It designs an instrument to analyze the tool as from the synthesis of the categories found in the guidelines mentioned before. The categories of policy tool are compared with the
Conference Paper
Full-text available
Resumo: A pesquisa refere-se às políticas de desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul, dando ênfase a etapa de descarte. Teve como principal objetivo investigar sobre a metodologia adotada nas atividades de descarte de materiais dessas bibliotecas. Para que fosse possível alcançar tal objetivo, empregaram-se técnicas de pesquisas sociais, com a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados, encaminhado para 42 unidades inseridas em 18 municípios via correio tradicional e correio eletrônico. Através do retorno de 22 bibliotecas, os resultados obtidos apontaram que há bibliotecários na maioria das bibliotecas públicas questionadas, entretanto ainda são poucas que possuem um documento formal indicando diretrizes ou procedimentos que sirvam de orientação e suporte para o desenvolvimento de coleções, mas mesmo assim existe o descarte nessas instituições na maioria delas os materiais mais descartados são as revistas e os livros, posteriormente doados para usuários ou enviados para outras bibliotecas. Conforme respostas obtidas, os profissionais mais envolvidos nessa etapa são os responsáveis principais da unidade como diretor, presidente ou coordenador das instituições. Referente a vantagens e desvantagens da utilização de uma política de descarte de materiais identificou-se que o uso de um documento formalizado traz mais vantagens, pois é possível estabelecer regras e diretrizes que serão seguidas como forma de manter um padrão nas unidades. Palavras-chave: Bibliotecas públicas. Desenvolvimento de coleções. Descarte de materiais. Área temática: Bibliotecas Públicas Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)
Article
Full-text available
Este artigo tem como objetivo identificar, através de um estudo do usuário, quais os recursos que os alunos de diferentes níveis sociais, utilizam para realização de suas atividades escolares e se entre esses recursos está à internet e a biblioteca escolar. Para isso, foi aplicado um questionário com estudantes de duas escolas, uma escola da rede publica e outra da rede privada. Com base nos resultados obtidos pôde-se realizar a comparação entre essas duas realidades. Portanto, após analisados os resultados percebeu-se que como recurso para realização das atividades, os alunos da escola particular utilizam com maior frequência a internet enquanto os alunos da escola pública utilizam a biblioteca da escola como recurso para a realização de suas atividades.
Article
Full-text available
O presente artigo busca compreender de que maneira as bibliotecas podem contribuir com o processo de preservação do patrimônio cultural e de que forma estas instituições se relacionam com a memória das comunidades nas quais estão inseridas. Para tanto constrói seu referencial com base em de cinco importantes estudiosos, a saber: Maurice Halbwachs, Joel Candau, Michael Pollak, Pierre Nora e Llorenç Prats, os quais fundamentam a revisão teórica sobre memória, patrimônio cultural e lugares de memória. Na sequência elabora um breve esboço da trajetória histórica das principais bibliotecas públicas localizadas em solo gaúcho ao longo do século XIX, tendo como foco a mais antiga instituição do Estado: a Biblioteca Rio-Grandense e suas relações com a comunidade local, buscando identificar elementos que a configurem como lugar de memória para a sociedade a que pertence.
Article
Full-text available
A padronização dos nomes de família segundo regras de catalogação tem sido ineficaz até o momento. O Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA), não identifica as famílias como entidades capazes de autoria, o que impossibilita o tratamento adequado deste tipo de informação nos registros bibliográficos. O Recursos: Descrição e Acesso (RDA), novo conjunto de regras de catalogação, permitirá o uso de nomes de família como autores, estabelecendo regras para sua formação. Este artigo buscará discutir o que é um nome de família sob a perspectiva da representação descritiva, tecendo considerações sobre o tratamento dado aos nomes de família pelo RDA, identificando as mudanças decorrentes do novo código no formato MARC 21 para Dados de Autoridade.
Article
Full-text available
Este estudo buscou revelar a percepção dos usuários da Biblioteca Rio-Grandense a respeito do valor patrimonial e turístico desta instituição para a cidade do Rio Grande. A pesquisa de caráter exploratório-descritivo envolveu revisão de literatura, estudo de usuário e análise de conteúdo. As informações foram obtidas por meio de entrevistas contendo questões semiestruturadas relacionadas ao tema em questão. Da análise de conteúdo emergiram três categorias: Memórias e usos da Biblioteca; Relevância da Biblioteca; Patrimônio. Foi possível perceber que: a) os usuários reconhecem a Biblioteca como parte integrante do roteiro turístico da cidade; b) entendem o que é patrimônio e a importância de sua valorização; c) apoiam a realização de ações que visem à preservação e conservação da Biblioteca Rio-Grandense.
Article
Full-text available
O Sistema de Bibliotecas da FURG criou e desenvolveu um programa de extensão universitária com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas da comunidade externa e interna da Universidade, por meio de um Laboratório de Fontes de Informações Digitais. Uma equipe multidisciplinar formada por bibliotecários, professores e acadêmicos planejou e realizou eventos de divulgação, cursos básicos de iniciação à informática e treinamentos para o uso das fontes digitais disponibilizadas pela biblioteca e Internet. Como resultados, destacam-se mais autonomia dos usuários no uso das fontes e da biblioteca e mais interesse por parte dos estudantes pelos serviços e produtos oferecidos pelas mesmas. FURG Library System created and developed a university extension program aiming to promote the digital inclusion of the University's external and internal community through a Laboratory of Digital Information Sources. A multidisciplinary team of librarians, teachers and scholars planned and conducted outreach events, basic introductory courses to computer technology, and training for the use of digital sources provided by the library and the Internet. As a result, there were greater user autonomy in the use of sources and the library and more interest of students in these services and products.
Article
Full-text available
This study has the purpose to check how the social inclusion has been approached at Information Science area, from the scientific production area published at the area national periodicals. Over there, to verify which inclusion forms are recurrently approached at Information Science area; to show the use tendencies of social inclusion concept at the Science Information area scientific articles; to find how it presents the social inclusion concept connected to the information professional and analyze if it there is any association to other themes. It was realized searches in six periodicals at the period between 2001 and 2010. We used how analysis method the Bardin content analysis reference. The analysis corpus was constituted of 30 articles which approached the social inclusion theme. As the results, it was showed that the social inclusion on Information Science area publications, in general, is turned to digital inclusion and to the Information Science area publications uses. Besides, it was still identified connections with the information professionals, which one must serve as mediator between the information and the environment where information and users are inserted.
Conference Paper
Full-text available
O presente texto apresenta alguns resultados da pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo identificar representações da leitura feminina nos discursos difundidos nos jornais diários que eram produzidos na cidade de Pelotas – RS no final do século XIX. No final do século XIX já haviam sido produzidos cerca de 115 títulos de jornais em Pelotas, alguns com vida efêmera, outros apenas com edição especial, e vários com circulação regular quinzenal, semanal ou diária por muitos anos. De acordo com Loner (1998), os jornais do século XIX existiam em quantidade extremamente significativa para “uma cidade que, no início da República, possuía cerca de 25.000 habitantes apenas em sua zona urbana, sendo que 34% desses eram analfabetos, descontados os menores de oito anos”. A partir do conceito de representação de Roger Chartier (1990) e buscando abordar a materialidade do suporte, do texto e alguns aspectos da apropriação de leitura foram analisados exemplares de 28 títulos de jornais (noticiosos, comerciais, literários, humorísticos etc.) publicados entre 1875 e 1900, que estão disponíveis no acervo do Museu da Bibliotheca Pública Pelotense. A partir da Análise dos jornais verificou–se a existência de textos literários direcionados às mulheres, como é o caso da seção “Folhetim”, e de notícias, anúncios e editoriais que tratavam de questões relacionadas à educação feminina, sobre o papel da mulher na sociedade e críticas literárias que direcionavam as obras ora para homens, ora para mulheres. Foi identificada a publicação de textos de escritoras famosas na Europa e também de escritoras locais menos conhecidas. Constatou–se ainda, a publicação de cartas de leitoras ao jornal constituindo indícios de como poderia ser a apropriação da leitura dos periódicos. Os achados dessa pesquisa nos ajudam a conhecer as diferenças entre ser leitor e leitora no século dezenove e nos fazem refletir sobre essa condição na atualidade.