Article

Memória de atos regulatórios na comunicação na UFRGS: uma proposta analítica

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Referendando-se teoricamente em Hall (1997), este artigo propõe uma reflexão sobre os atos regulatórios relativos ao setor de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase na memória da Assessoria de Imprensa. Através de pesquisa documental, examinamos as atribuições e os objetivos pelos quais a Universidade e o setor foram regulados, detendo-nos nos períodos ditatoriais e sob o neoliberalismo, concluindo que se nestes a tendência é a desregulação, as ditaduras se caracterizam pela regulação da cultura. Finalmente, discutimos, nos dias de hoje, como a Assessoria de Imprensa vem sistematizando atividades e criando normas e políticas para sua atuação.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Article
Full-text available
Para serem avaliadas, as gestões de Gilberto Gil (2003-2008) e Juca Ferreira (2008 em diante) no Ministério da Cultura do Brasil não devem ser comparadas apenas com a gestão Francisco Weffort (1995-2002). Um estudo rigoroso requer que elas sejam confrontadas com as três tristes tradições que marcam as políticas culturais nacionais: a ausência, o autoritarismo e a instabilidade. O trabalho analisa as políticas culturais desenvolvidas pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva com este foco.
Organización de la identidad: gobierno empresarial y gestión pública
  • P Du Gay
DU GAY, P. Organización de la identidad: gobierno empresarial y gestión pública. In HALL, Stuart; DU GAY, Paul (org.) Cuestiones de identidad cultural. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. p. 251-280.
The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time
  • S Hall
HALL, S. The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In: THOMPSON, Kenneth (org.)
Tradução brasileira: A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo
Media and Cultural Regulation. London: Sage, 1997, p. 207-238. (Tradução brasileira: A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº. 2, jul./dez. 1997. p. 15-46).
Análise documental como método e como técnica
  • S V M Moreira
MOREIRA, S. V. M. Análise documental como método e como técnica. In DUARTE, J e BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 269-279.
Estado autoritário e cultura
  • R Ortiz
ORTIZ, R. Estado autoritário e cultura. In ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 79-126.
Lei 477 -O AI5 das universidades
  • A Palmar
PALMAR, A. Lei 477 -O AI5 das universidades. Site Documentos Revelados, 1º jun.2012. Disponível em http://www.documentosrevelados.com.br/repressao/ forcas-armadas/lei-477-o-ai5-das-universidades/ Acesso em 15/03/2015.
Memória Institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital
  • Valéria Valls
  • Martin
VALLS, Valéria Martin. Memória Institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011. Disponível em http://www.revista. crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/62/64. Acesso em 21/09/2015.