Article

Tecnologia assistiva de baixo custo no atendimento de alunos com deficiência física

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi inserir recursos e procedimentos da tecnologia assistiva no atendimento de alunos com deficiência física. Participaram dois alunos com idades entre 17 e 19 anos, com diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, sem alterações cognitivas, auditivas e visuais, sem linguagem oral. Os alunos frequentam sala de recurso multifuncional, atendimentos fonoaudiológicos e musicoterapia em um Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado. A coleta ocorreu no período de julho a dezembro de 2012. As etapas da pesquisa foram divididas em cinco procedimentos: 1- Uso de acionadores e mouses adaptados; 2- Uso de teclados adaptados; 3- Confecção de pranchas de comunicação suplementar e alternativa; 4- Utilização da prancha em ambientes naturais e 5- Capacitação dos familiares para o uso dos recursos. Os resultados indicaram que os recursos da TA possibilitaram aos alunos maior independência comunicativa, assim como possibilidades de interação com o contexto social, familiar e escolar.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

Article
Full-text available
Muitas crianças usuárias de meios alternativos de comunicação se encontram educacionalmente segregadas, mesmo não havendo evidências de que tais ambientes pudessem ser mais benéficos na promoção de sua comunicação e do desenvolvimento da linguagem do que ambientes não segregados. Os efeitos potencialmente positivos do ambiente escolar inclusivo ainda não foram plenamente descritos. No entanto, explicações teóricas recentes sobre o desenvolvimento lingüístico sugerem que a comunicação e o desenvolvimento de linguagem de crianças usuárias de sistemas de comunicação manual e gráficas possam estar melhor amparados em ambientes de pré-escola inclusiva do que em espaços segregados, desde que as práticas comunicativas dos adultos e dos pares sejam suficientemente adaptadas às habilidades e limitações das crianças. Neste contexto é possível o desenvolvimento e a facilitação das interações criança-criança e constituição cultural do sujeito. Os exemplos apresentados ilustram como as práticas inclusivas podem ser utilizadas para promover o desenvolvimento de linguagem alternativa em crianças com diversas habilidades e limitações, sugerindo várias formas de interação entre as crianças que desenvolvem diferentes modos de comunicação e seus pares, incluindo situações envolvendo disputas infantis do cotidiano escolar. Além disso, são indicadas razões que justificam os benefícios dos ambientes inclusivos para muitas crianças que estão desenvolvendo comunicação alternativa.
Article
O presente estudo teve como objetivo construir um ambiente lúdico constituído de jogos e brincadeiras com a finalidade de estimular o desenvolvimento co^cnitivo c motor de crianças com paralisia cerebral espástica em idade pré-escolar. O estudo se fundamenta na teoria sócio-histórica de Vy^cotsky~ que considera que as atividades lúdicas interferem no processode desenvolvimento motor e coercitivo da criança em idade pré-escolar, uma vez que por intermédio das brincadeiras a criança pode exercitar suas potencialidades. Sete crianças emidade pré-escolar com paralisia cerebral espástica participaram de um programa de intervenção com jogos e brincadeiras durante o período de um semestre. totalizando vinte e seis sessões. Osresultados indicaram que j ogos e brincadeiras podem facilitar o desenvolvimento cognitivo e motor destas crianças, pois houve melhora quanto à coordenação, ao equilíbrio e à preensão dosobjetos. Foi também observada melhora na atenção das crianças, com discriminação e aprendizado de cores.
Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acesssibilidade ao computador
  • R C R Bersch
  • M B Pelosi
BERSCH, R. C. R.; PELOSI, M. B. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acesssibilidade ao computador. Brasília: ABPEE-MEC: SEESP. 66p. 2007.
Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes em ambiente escolar
  • R De Paula
DE PAULA, R. Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes em ambiente escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
Comunicação Alternativa: delineamento inicial para implementação do Picture Communication System
  • D Deliberato
  • E J Manzini
DELIBERATO, D.; MANZINI. E. J. Comunicação Alternativa: delineamento inicial para implementação do Picture Communication System (P.C.S.). Boletim do C.O.E..
Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências
  • D Deliberato
  • A N Silva
  • L R O P Nunes
  • M B Pelosi
  • M R Gomes
DELIBERATO, D.; SILVA, A. N. Habilidades expressivas de alunos não falantes no reconto de histórias. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; GOMES, M.R. (Org.). Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências. 1ª ed. Rio de Janeiro: Quatro Pontos, 2007, v.1, p.66-76.
Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: MEC
  • E J Manzini
  • D Deliberato
MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: MEC. v.4. 71p. 2007.
Principios de educación especial
  • E S Manzano
MANZANO, E.S. Principios de educación especial. Madrid: Editorial CCS, 2001.
Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa
  • F S Sameshima
SAMESHIMA, F. S. Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa, 2011. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais
  • S Von Tetzchner
VON TETZCHNER, S. Enunciado de múltiplos símbolos no desenvolvimento da linguagem gráfica. In: NUNES, L.R.O.P. (Org.). Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003. 171-201.
Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada aplicado por mães de adolescentes com autismo
  • C C F Walter
WALTER, C. C. F. Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada aplicado por mães de adolescentes com autismo. 2006. Tese (Doutorado em Educação Especial)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
Tecnologia assistiva e educação inclusiva
  • R Bersch
BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/ MEC, p. 89-94, 2006.
Comunicação alternativa: recursos e procedimentos utilizados no processo de inclusão do aluno com severo distúrbio na comunicação
  • D Deliberato
DELIBERATO, D. Comunicação alternativa: recursos e procedimentos utilizados no processo de inclusão do aluno com severo distúrbio na comunicação. In: SHEILA ZAMBELLO DE PINHO;
Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar e alternativa
  • N S Guarda
GUARDA, N. S. Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar e alternativa. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
Tecnologia Assistiva nas Escolas. Recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência
  • Instituto De Tecnologia
  • Social
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (ITS BRASIL). Tecnologia Assistiva nas Escolas. Recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: Microsoft-Educação, 2008.
Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva para educação infantil
  • A N D Rocha
ROCHA, A. N. D. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva para educação infantil, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
Comunicação alternativa e suplementar no ensino fundamental: adaptações das atividades pedagógicas de um aluno com deficiência física
  • F S Sameshima
SAMESHIMA, F. S. et al. Comunicação alternativa e suplementar no ensino fundamental: adaptações das atividades pedagógicas de um aluno com deficiência física. In: MANZINI, E. J. et al. Linguagem e comunicação alternativa. Londrina: ABPEE, n. 2, p. 71-81, 2009.
Augmentative and alternative communication. European perspective
  • S Von Tetzchner
  • M H Jensen
VON TETZCHNER, S.; JENSEN, M.H. Augmentative and alternative communication. European perspective. London, UK, Whurr Publishers Ltda, 1996.