Article

Para além do Anhembi: as escolas de samba de São Paulo e outras práticas de sociabilidade

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

... Contudo, os resultados do Censo de 2010 demonstraram um crescimento considerável da diversidade religiosa no país, revelando uma maior pluralidade de afiliações religiosas e um declínio do número de católicos/as . Nesse contexto de convívio com a diversidade, mas também de disputa entre discursos, as igrejas, católicas e protestantes, têm buscado abordar as vivências de lazer, seja as agregando às suas práticas, fazendo ponderações a algumas, ou condenando a outras (Gabriel;Marcellino, 2007). ...
Article
Full-text available
Tendo em vista as relações historicamente estabelecidas entre religião e lazer, e a partir do suporte dos dados da pesquisa “Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas”, este artigo busca compreender se a religião interfere nas vivências e desejos relacionados ao lazer de residentes do sudeste brasileiro. Foi possível observar que os compromissos religiosos são encarados como obrigação principalmente nos segmentos evangélicos, sobretudo pelas mulheres. Os dados indicam que o segmento religioso influencia nas atividades realizadas no final de semana. Contudo, o imperativo do trabalho parece direcionar as atividades semanais e as férias. O imaginário das pessoas sobre o que desejam praticar em seu tempo livre ou em suas férias é habitado principalmente pelas atividades turísticas. Os dados apresentados neste estudo exploratório chamam a atenção para questões que merecem aprofundamentos sobre as relações entre a religião e o lazer.
Article
Full-text available
Resumo Este artigo examina as práticas de preservação do patrimônio cultural adotadas na esfera federal a partir da redemocratização do país na década de 1980, tendo por foco os bens que alcançaram tombamento e registro. Procura analisar em que medida conceitos de identidade nacional, tradicionalmente acolhidos pelo IPHAN desde a ditadura varguista, foram efetivamente revistos ao se realizarem as seleções de novos bens protegidos.
Article
Full-text available
O texto busca pôr em relação duas linhas de análise, uma sobre cidade e outra sobre etnografia. O objetivo é discutir as possibilidades que este enfoque, próprio da antropologia, abre para o estudo da dinâmica urbana. Tomando como ponto de partida a apresentação de alguns quadros analíticos sobre o fenômeno urbano contemporâneo, caracterizados como um "olhar de fora e de longe", é desenvolvida a perspectiva da etnografia, chamada, por contraste, de um "olhar de perto e de dentro". Explicitados os pressupostos teóricos que sustentam essa posição, é apresentada uma estratégia de pesquisa com base nessa argumentação para, finalmente, mostrar seu uso em alguns exemplos etnográficos mais recentes. O argumento termina sinalizando que um olhar "distanciado" amplia e complementa a perspectiva proposta, possibilitando a articulação do recorte etnográfico, bem delimitado, com planos e modelos mais gerais de análise.
Article
O trabalho aborda a história de uma modalidade de Samba surgida nas fazendas de café da região central do Estado de São Paulo em meados do século XIX e introduzida na capital paulistana na passagem para o século XX com a migração de parcelas da população negra de ascendência escrava, responsável pelo desenvolvimento do gênero musical, coreográfico e poético em questão: o Samba de Bumbo. Também consagrado por Mário de Andrade como Samba Rural Paulista, é praticado, hoje em dia, em Santana de Paranaíba (Samba do Cururuquara ou Grupo Treze de Maio; e, Grupo Grito da Noite, antigo Samba do Henrique Preto), Pirapora do Bom Jesus (Samba de Roda), Mauá (Samba Lenço), Rio Claro (Samba Lenço), Vinhedo (Samba de Da. Aurora) e Quadra (Samba Caipira) por grupos tradicionais, e também, em Campinas (Grupo Urucungos, Puítas e Quinjengues), Piracicaba (Irmandade do Divino Espírito Santo), São Paulo (Grupo Sambaqui) e Embu das Artes (Teatro Popular Solano Trindade), por grupos de artistas que se dedicam ao estudo da manifestação propondo releituras estéticas, umas mais outras menos aproximadas das formas primitivas. Através dos registros existentes e do trabalho de investigação da memória dos atuais praticantes pretendo descrever e apresentar uma análise preliminar sobre a manifestação, fundamental dentro do universo de nossas culturas populares, procurando entender o apagamento de suas características ao longo do processo de institucionalização do samba paulistano no contexto dos grupos carnavalescos mais importantes cordões e escolas de samba.
Exu e Ogum no terreiro de samba: um estudo sobre a religiosidade da escola de samba Vai-Vai. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião)-Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
  • Claudia Regina
ALEXANDRE, Claudia Regina. Religiões afro-brasileiras e africanidades culturais: Exu e Ogum no terreiro de samba: um estudo sobre a religiosidade da escola de samba Vai-Vai. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião)-Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Fantasias negociadas: políticas do carnaval paulistano na virada do século XX. Dissertação de mestrado
  • Clara Azevedo
  • A De
AZEVEDO, Clara de A. Fantasias negociadas: políticas do carnaval paulistano na virada do século XX. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2010.
Cidade do Samba: do barracão de escola às fábricas de carnaval
  • Ricardo J O Barbieri
BARBIERI, Ricardo J. O. Cidade do Samba: do barracão de escola às fábricas de carnaval. In: CAVALCANTI e GONÇALVES, R (org.). Carnaval em múltiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
Transformações na Avenida. História das escolas de samba na cidade de São Paulo
  • Bruno Baronetti
  • Sanches
BARONETTI, Bruno Sanches. Transformações na Avenida. História das escolas de samba na cidade de São Paulo (1968-1996). São Paulo: Liber Ars, 2015.
O enredo do carnaval nos enredos da cidade: dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo. Dissertação de mestrado
  • Vanir Belo
  • De Lima
BELO, Vanir de Lima. O enredo do carnaval nos enredos da cidade: dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2008.
Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007. ______. A dimensão pedagógica da Embaixada do Samba
  • Leila Maria Da Blass
  • Silva
BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007. ______. A dimensão pedagógica da Embaixada do Samba.
Memórias de Seu Nenê da Vila Matilde
BRAIA, Ana (org). Memórias de Seu Nenê da Vila Matilde. São Paulo: Lemos, 2000.
Samba na cidade de São Paulo
  • Ieda Britto
  • Marques
BRITTO, Ieda Marques. Samba na cidade de São Paulo (1900-1930). São Paulo: FFLCH/USP,1986.
Embaixadores do Samba: O Carnaval de São Paulo na Memória da "Velha-Guarda". Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Do Afro ao Brasileiro -Religiões Afrobrasileiras e Cultura Nacional
  • Arthur Bueno
BUENO, ARTHUR. Embaixadores do Samba: O Carnaval de São Paulo na Memória da "Velha-Guarda". Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Do Afro ao Brasileiro -Religiões Afrobrasileiras e Cultura Nacional" coordenado por SILVA, Vagner Gonçalves e AMARAL, Rita. Relatório de Iniciação Científica (circulação restrita), 2004.
Do Afro ao Brasileiro-Religiões Afrobrasileiras e Cultura Nacional
  • Guarda
Guarda". Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Do Afro ao Brasileiro-Religiões Afrobrasileiras e Cultura Nacional" coordenado por SILVA, Vagner Gonçalves e AMARAL, Rita. Relatório de Iniciação Científica (circulação restrita), 2004.
Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile
  • Maria Laura Viveiros De Castro
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE; UFRJ, 1994. ____A cidade e o samba. Revista USP, número 32, São Paulo, 1996/97.
org.) Carnaval em múltiplos planos
  • Gonçalves Cavalcanti E
CAVALCANTI e GONÇALVES, R. (org.) Carnaval em múltiplos planos. Rio de Janeiro, Aeroplano: 2009.
Enredo do Samba de São Paulo
  • Osvaldinho Cuíca
  • Da
  • André Domingues
  • Batuqueiros Da Paulicéia
CUÍCA, Osvaldinho da, DOMINGUES, André. Batuqueiros da Paulicéia. Enredo do Samba de São Paulo. São Paulo: Barcarolla, 2009.
Haja Deus! A Flor do Samba no Carnaval da Atenas brasileira. São Luis: Fundação Municipal de Cultura
  • Ronald Ericeia
  • Clay
  • Santos
ERICEIA, Ronald Clay dos Santos. Haja Deus! A Flor do Samba no Carnaval da Atenas brasileira. São Luis: Fundação Municipal de Cultura, 2006.
Sou Imperador até morrer…": um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre
  • Liliane Guterrez
  • Stanisçuaski
GUTERREZ, Liliane Stanisçuaski. "Sou Imperador até morrer…": um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.
Uma leitura do samba rural ao samba urbano na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH/USP
  • Márcio Marcelino
  • Michalczuk
MARCELINO, Márcio Michalczuk. Uma leitura do samba rural ao samba urbano na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH/USP, 2007.
São Paulo: Conselho Estadual de Arte e Ciências Humanas, 1978. Para além do Anhembi: as escolas de samba de
  • Wilson Moraes
  • Rodrigues
MORAES, Wilson Rodrigues. Escolas de samba de São Paulo (capital). São Paulo: Conselho Estadual de Arte e Ciências Humanas, 1978. Para além do Anhembi: as escolas de samba de São Paulo e outras práticas de s...
Panorama do Samba Santista: documentário folclórico e carnavalesco
  • J Muniz
  • Júnior
MUNIZ, J. Júnior. Panorama do Samba Santista: documentário folclórico e carnavalesco. Santos: Impress e Cia. Lithographica Ipiranga, 1976a. ___Do Batuque à Escola de Samba. São Paulo: Símbolo, 1976b.
Geografia do turismo na cultura carnavalesca: o sambódromo do Anhembi. São Paulo: Paulistana Editora
  • Christian Dennys Oliveira
  • Monteiro
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro. Geografia do turismo na cultura carnavalesca: o sambódromo do Anhembi. São Paulo: Paulistana Editora, 2007.
Entre o lúdico e a luta: Leandro de Itaquera, uma escola de samba na cidade de São Paulo
  • Kelly Oliveira
  • Adriano
OLIVEIRA, Kelly Adriano. Entre o lúdico e a luta: Leandro de Itaquera, uma escola de samba na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2002.
Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1a série, n.11, setembro, 1978a. ___Carnaval brasileiro -O vivido e o mito
  • Maria Queiroz
  • P Isaura
  • Da Definição Do Carnaval
  • São Cadernos
  • Paulo
QUEIROZ, Maria Isaura P. Da definição do Carnaval. Cadernos, São Paulo: Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1a série, n.11, setembro, 1978a. ___Carnaval brasileiro -O vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1992.
Vem do bairro do Jurunas: sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano
  • Carmem Rodrigues
  • Izabel
RODRIGUES, Carmem Izabel. Vem do bairro do Jurunas: sociabilidade e construção de identidades em espaço urbano. Belém: Universidade Federal do Paraná, 2008.
Madrinha Eunice e Geraldo Filme: memórias do carnaval e do samba paulistas. SILVA, Vagner Gonçalves da. Artes do Corpo (Memória afrobrasileira
  • Vagner Silva
  • Gonçalves
  • Clara Azevedo
SILVA, Vagner Gonçalves, AZEVEDO, Clara et al. Madrinha Eunice e Geraldo Filme: memórias do carnaval e do samba paulistas. SILVA, Vagner Gonçalves da. Artes do Corpo (Memória afrobrasileira, vol.2). São Paulo: Selo Negro, 2004.
Brancos e negros no carnaval popular paulistano (1914-1988). Tese de Doutorado
  • Olga Simson
  • Moraes Rodrigues De
  • Von
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Brancos e negros no carnaval popular paulistano (1914-1988). Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH/USP, 1989
Vai-Vai: o cotidiano de uma escola de samba
  • Reinaldo Soares
  • Silva Da
  • Soares
SOARES, Reinaldo da Silva Soares. Vai-Vai: o cotidiano de uma escola de samba. Rio de Janeiro: Booklink, 2006.
Sambista: Osvaldinho da Cuíca. São Paulo: Edição do autor
  • Maria Apparecida
URBANO, Maria Apparecida. Sampa, Samba, Sambista: Osvaldinho da Cuíca. São Paulo: Edição do autor, 2004.
Estudo do Carnaval Paulista como patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo
  • Clara Azevedo
  • A De
  • Felipe Gabriel Oliveira
AZEVEDO, Clara de A. & GABRIEL OLIVEIRA, Felipe. et alli. "Estudo do Carnaval Paulista como patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo." Relatório de circulação restrita. Tomara! Educação e Cultura. São Paulo, 2018.
A presença das religiões afro-brasileiras no cotidiano da cultura nacional: Capoeira e Agremiações Carnavalescas. Relatório de Iniciação Científica
  • Clara Azevedo
  • De Assunção
AZEVEDO, Clara de Assunção. A presença das religiões afro-brasileiras no cotidiano da cultura nacional: Capoeira e Agremiações Carnavalescas. Relatório de Iniciação Científica. São Paulo: FFLCH-USP, 2002.
Entrevista realizada em 28/08/2018 no âmbito deste estudo
  • Yran César
  • Da Embaixada Do Morro
  • Guaratinguetá De
Yran César, ex-presidente da Embaixada do Morro, de Guaratinguetá. Entrevista realizada em 28/08/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 11/09/2018 no âmbito deste estudo
  • Presidente Tica
  • Da Bambas
  • Ribeirão De
  • Preto
Tica, presidente da Bambas, de Ribeirão Preto. Entrevista realizada em 11/09/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 05/09/2018 no âmbito deste estudo
  • Rossimara Vieira
  • Da Príncipe
  • Negro
  • São De
  • Paulo
Rossimara Vieira, presidente da Príncipe Negro, de São Paulo. Entrevista realizada em 05/09/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 10/09/2018 no âmbito deste estudo
  • Presidente Lucia
  • Da Os
  • Bambas
  • São De
  • Paulo
Lucia, presidente da Os Bambas, de São Paulo. Entrevista realizada em 10/09/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 24/08/2018 no âmbito deste estudo
  • Presidente Cláudio De Messias
  • Da Valença De Perus
Cláudio de Messias, presidente da Valença de Perus. Entrevista realizada em 24/08/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 23/08/2018 no âmbito deste estudo
  • Jair Santos
  • Em Da
  • Cima Da Hora
Jair Santos, presidente da Em Cima da Hora. Entrevista realizada em 23/08/2018 no âmbito deste estudo.
Entrevista realizada em 04/10/2018 no âmbito deste estudo. Para além do Anhembi: as escolas de samba de São Paulo e outras práticas de s
  • Coriolano José Neves
  • Da Estrela D'oriente
Coriolano José Neves, vice-presidente da Estrela D'Oriente. Entrevista realizada em 04/10/2018 no âmbito deste estudo. Para além do Anhembi: as escolas de samba de São Paulo e outras práticas de s...
Religiões afro-brasileiras e africanidades culturais: Exu e Ogum no terreiro de samba: um estudo sobre a religiosidade da escola de samba Vai-Vai
  • Claudia Alexandre
  • Regina
ALEXANDRE, Claudia Regina. Religiões afro-brasileiras e africanidades culturais: Exu e Ogum no terreiro de samba: um estudo sobre a religiosidade da escola de samba Vai-Vai. 2017. 166 f.
Mestrado em Ciência da Religião) -Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
  • Dissertação
Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) -Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Não deixa o samba morrer: estudo histórico e antropológico sobre o Carnaval de São Luís e a escola Favela do Samba
  • Eugênio Araújo
ARAÚJO, Eugênio. Não deixa o samba morrer: estudo histórico e antropológico sobre o Carnaval de São Luís e a escola Favela do Samba. São Luís: EDUFMA, 2001.
Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE; UFRJ
  • Maria Laura Cavalcanti
  • Viveiros De Castro
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE; UFRJ, 1994.
Convocação Geral a Folia está na rua: O carnaval de São Paulo tem história de verdade
  • Nelsinho Crecibeni
CRECIBENI, Nelsinho. Convocação Geral a Folia está na rua: O carnaval de São Paulo tem história de verdade. São Paulo: Artífice Editorial, 2000.
A geografia do samba na cidade de São Paulo
  • Azevedo Dozena
DOZENA, Azevedo. A geografia do samba na cidade de São Paulo. São Paulo: Polisaber, 2012.
Tem samba na terra do frevo! Um olhar antropológico sobre as escolas de samba do Recife
  • Hugo Menezes
MENEZES, Hugo. Tem samba na terra do frevo! Um olhar antropológico sobre as escolas de samba do Recife. 2014. Tese (Doutorado) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. 3
  • Raquel Rolnik
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. 3. Ed. Studio Nobel: Fapesp, 1997.
vice-presidente da Estrela D'Oriente. Entrevista realizada em 04/10/2018 no âmbito deste estudo
  • Coriolano José Neves
Coriolano José Neves, vice-presidente da Estrela D'Oriente. Entrevista realizada em 04/10/2018 no âmbito deste estudo.