BookPDF Available

Rebocos de Terra

Authors:

Abstract

Este livro, inserido na colecção Cadernos de Construção com Terra, vem na sequência do n.º 1, uma introdução às diferentes técnicas de construção com terra (Rocha, 2015), e do n.º 2, focado nas paredes de alvenaria de adobe (Fernandes e Tavares, 2016). Este n.º 3 foca-se nos rebocos de terra e nas argamassas e acabamentos que os constituem. Resulta da experiência dos autores e pretende ajudar o leitor a esclarecer diversas questões que podem surgir quanto à viabilidade de prescrição, aplicação, reparação e substituição de rebocos de terra. Foi escrito de forma a procurar ser esclarecedor para diversos tipos de leitores, sejam eles arquitectos ou engenheiros, projectistas, directores de obra, empreiteiros ou donos de obra, produtores de materiais de construção, investigadores mas também qualquer pessoa que equacione experimentar a aplicação de um reboco de terra eco-eficiente.
Article
Full-text available
Las tecnologías de construcción con tierra se destacan por su alineación con la sostenibilidad ambiental. Los revoques de tierra son esenciales en este tipo de construcción, proporcionando protección contra la intemperie. Sin embargo, en los muros de tierra alivianada encofrada, donde partes de la madera estructural quedan expuestas, surgen desafíos que afectan la adherencia de los revoques. Esto puede dar lugar a fisuras y desprendimientos y comprometer la durabilidad de las estructuras frente a factores ambientales. Esta investigación evaluó la adherencia de los revoques sobre los muros de tierra alivianada encofrada considerando la lluvia, el viento y la radiación solar, así como la orientación y el tipo de pintura de protección. Se propuso implementar capas de agarre de material natural antes de los revoques gruesos en áreas de madera expuesta y someter las muestras a pruebas de arrancamiento tras dos períodos de lluvia. Los resultados respaldan la eficacia de los materiales naturales como revestimientos y protectores de los muros de tierra alivianada encofrada. La elección entre pintura natural o sintética no afecta significativamente la adherencia durante el período evaluado. No obstante, la preparación en seco de las muestras para las pruebas de arrancamiento redujo la adherencia y generó dispersión de datos.
Article
Full-text available
Resumo Admite-se como hipótese que as argamassas mistas de cal e terra tenham resultado da prática profissional quando as condições económicas possibilitaram a adição de cais às argamassas vernáculas só de terra, que são susceptíveis à ação da água. Em estudos anteriores verificou-se que a adição de baixos teores de cal aérea a argamassas de terra de cor escura, embora tornem as argamassas resistentes à água, conduzem a alterações da sua cor para tom mais claro e redução de resistências mecânicas. Neste estudo avalia-se o efeito que substituições de cal aérea por uma terra local caulinítica apresentam em argamassas de cal ao traço volumétrico 1:2, correspondendo a argamassas com traço em massa de 1:8, com substituições de 10% a 50%. As argamassas têm, pela sua formulação, menor energia incorporada e demonstram ser adequadas para aplicação em rebocos de edifícios antigos e mesmo em construção nova com características compatíveis. Os resultados da caracterização mecânica, física e por ataque de sulfatos foram positivos para uma substituição de 10%, variando percentualmente entre propriedades, mas muito há ainda a investigar para um conhecimento aprofundado deste tipo de argamassas mistas de cal e terra, muito utilizadas no passado, com vista à otimização de formulações que possam vir a ser aplicadas correntemente.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.