BookPDF Available

A ética protestante e o espírito do capitalismo

Authors:
A preview of the PDF is not available
... Logo, a ideia de uma teologia política para explicar o moderno, neste contexto de investigação, faz-se bastante pertinente, já que, a se julgar pelas impressionantes conclusões do seu trabalho, estruturas originalmente teológicas parecem animar o mecanismo básico da política moderna, à revelia da "carapaça de ferro" [eiserne Gehäuser] (Weber, 2004) naturalista e liberal que ela passou a assumir desde a separação formal entre religião e política. ...
Article
Em O Reino e a Glória, Giorgio Agamben procura desvelar o lastro teológico subjacente às categorias secularizadas de “governo” e “economia”, jogando nova luz sobre as relações entre sacralidade e poder político no ocidente moderno. Trata-se de uma vasta investigação genealógica dedicada a ampliar a agenda de pesquisa (lançada por Foucault) que visa compreender como o poder moderno assumiu o caráter de um governo de coisas e pessoas, isto é, de uma “governamentalidade” ou uma “biopolítica”. Ademais, o conceito de “assinatura” proposto por Agamben reluz neste ensaio como uma valiosa ferramenta heurística para os pesquisadores da secularização, seja na filosofia, nas ciências sociais da religião ou demais áreas afins.
... Os autores ainda fazem uma comparação entre a ética do trabalho apresentada por Weber (2008), em A ética protestante e o "espírito" do capitalismo, e a empregada no neoliberalismo. Se, anteriormente, o protestantismo foi marcado por uma ética na qual o sucesso no trabalho era um sinal divino de ser escolhido para habitar o reino dos céus, agora esse gozo se daria "em terra" e só seria alcançado se a condição de assalariado passivo fosse deixada para trás e substituída pelo empreendedor ativo, ou seja, pela empresa de si (DARDOT; LAVAL, 2016, p. 334). ...
Article
Full-text available
O artigo discute a adoção da racionalidade neoliberal por movimentos evangélicos conservadores, reforçada a partir do uso da internet. O objeto de estudo é o Dunamis Movement, voltado aos jovens, de grande repercussão nas redes sociais e que tem entre as suas principais pautas a ocupação das esferas da comunicação, da mídia e da política como campos missionários. A metodologia combina discussões teóricas e análises qualitativas de material publicado em plataformas digitais. Entre os principais resultados do estudo está a constatação de que, no contexto da associação entre neoliberalismo e evangélicos nos dias de hoje, há uma atualização na teologia da prosperidade, que adquire novos contornos, no que chamamos de “teologia da prosperidade 2.0”. Observa-se, também, que a comunicação digital dos líderes difere da que é feita pelo movimento e que este possui uma preocupação de construir mensagens com linguagem acessível, de tom leve, que dialoguem com os jovens.
Article
Full-text available
Resenha do livro: DU BOIS, W. E. B. As almas do povo negro - 1° edição. São Paulo: Editora Veneta, 2021.
Article
Full-text available
RESUMO: Neste texto, transitando pelos processos e movimentos que viabilizaram a constituição e consolidação da Sociedade Moderna, busca-se verificar a peculiar valoração da noção de competência na modernidade, numa perspectiva de desvelamento crítico e questionador (indicativo) dos efeitos, inclusive perversos, dessa valoração no favorecimento de dinâmicas sociais concretas dentro do contexto social vigente. PALAVRAS-CHAVE: competência, legitimidade, modernidade, sociedade moderna SUMÁRIO: Introdução-1. Um mundo apropriado-2. Transitando pelos processos iniciais de apropriação do mundo-3. Uma nova ética do trabalho-4. Novas tecnologias: os emergentes e suas necessidades-4.1. A ruptura entre o tempo e o espaço-4.2. As necessidades dos emergentes: relações de trabalho e poder político-4.3. O Jurídico entra em pauta-5. A sociedade dos indivíduos-6. O mundo apropriado na metáfora do jardim-Considerações finais: ou, a valoração da competência, a competitividade "legítima" como corolário da desigualdade concreta-Bibliografia. Introdução Pretendemos neste texto lançar algumas reflexões acerca da gêne-se e consolidação da noção de competência enquanto um valor social assumido pela Sociedade Moderna em sua própria viabilização e carac-terização, bem como das conseqüências de tal valoração nas dinâmicas desenvolvidas e típicas nesse modelo da experiência social humana. ARTIGO
Article
Full-text available
O objetivo do presente trabalho é analisar a crítica ao direito presente na conferência feita por Walter Benjamin sobre Kafka para uma rádio de Frankfurt em 1931, intitulada “Franz Kafka: Durante a construção da muralha da China”. Essa curta conferência apresenta especificidades, no que tange à análise do direito e de outros temas, em relação ao seu texto mais conhecido sobre Kafka, escrito 3 anos depois por ocasião do décimo aniversário da morte do escritor tcheco. Nessa conferência é discutida, partindo sobretudo dos personagens principais de O castelo e O processo, a expressão do que seria um sujeito “sem direitos” ou um quadro marcado pelo que chama de uma “ausência de lei”. Entretanto, ao contrário de algumas interpretações, essas constatações não o levam a um raciocínio dicotômico que opõe a ausência de lei a uma situação que supostamente geraria a demanda por sua aplicação e efetividade. A relação entre lei e ausência de lei é analisada nessa comunicação como resultado de um processo histórico, que aparece em Kafka sob a forma literária.
Article
A religião sempre esteve presente na humanidade, dada essa sua grande importância, analisar o aspecto religioso na vida humana se torna algo complexo e muito abrangente. Este estudo tem como tema o consumo de experiência no campo religioso cristão. A presente pesquisa busca compreender se o consumo de experiência se apresenta como fetiche de mercadoria dentro do mundo religioso cristão, estando no contexto do neoliberalismo globalizado e da sociedade do consumo. Para a realização dessa pesquisa qualitativa de caráter investigativo exploratório, será realizada uma pesquisa bibliográfica, obtendo assim um consistente referencial teórico, pautado nas ciências sociais e ciências da religião.
Article
Full-text available
Este texto se propõe a uma discussão acerca da expansão das igrejas neopentecostais no Brasil e sua influência na Educação, procurando destacar aspectos que se fazem presentes, ainda hoje, na educação brasileira, como a história do ensino religioso; o crescimento da população que se declara evangélica; as influências da cultura popular sobre as práticas religiosas e finalmente a discussão sobre a Teologia da Prosperidade do ponto de vista político e pedagógico. Para dar cabo desta intenção, houve recurso à pesquisa bibliográfica e revisão de literatura. Constatou-se o quanto é avassaladora a influência do pensamento conservador e neopentecostal na Educação e público de baixa escolarização.
Conference Paper
Full-text available
Este trabalho objetiva analisar as interfaces entre discurso, abuso de poder e dominação nas fake news do kit gay, propagadas durante as eleições de 2018 no Brasil. Para tanto, ancoramo-nos nos seguintes aportes teórico-metodológicos: (i) Estudos Críticos do Discurso (ECD), abordagem interdisciplinar de análise discursiva que se preocupa com a (re)produção do abuso de poder; (ii) pressupostos teóricos da Comunicação, que nos permitem compreender o processo ocorrido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista. O corpus da investigação é um post veiculado em redes sociais que acusava Fernando Haddad (PT), então candidato à Presidência da República, de ter sido o criador do “kit gay” – que supostamente seria um material a ser divulgado nas escolas, que iria homossexualizar as crianças. Nossos dados mostram que houve impactos negativos na candidatura do petista, tanto é que o candidato eleito foi Jair Messias Bolsonaro (PSL), que tanto se ocupou de propagar a calúnia, que também violentou a comunidade LGBTQIA+.
Thesis
Full-text available
O presente trabalho estuda as relações estabelecidas entre o Estado moderno territorial e a violência urbana. Considera-se como pressuposto que no mundo atual parte da operacionalização estatal baseia-se em uma lógica de exceção permanente, em que a violência pauta as relações estabelecidas entre os indivíduos e o Estado. Seu objetivo é mostrar que, atualmente, vivemos um período em que a coerção estatal se manifesta por intermédio de uma lógica de poder baseada no controle absoluto da vida e, sobretudo, no desprezo pela vida das camadas da população mais empobrecidas. O quadro analítico trabalhado considera duas escalas inter-relacionadas de análise. A primeira refere-se aos processos históricos de formação dos Estados modernos territoriais, bem como, suas características contemporâneas comuns. A segunda, focada no Brasil, faz referência às particularidades deste país, as características que lhe conferem importância e singularidade, assim como, os impactos dessa dinâmica em um de suas principais cidades, a Cidade do Rio de Janeiro. Desta forma, pretendemos promover um diálogo entre a Geografia, os estudos sobre o Estado e as análises sobre a violência. Porém, diferentemente do que normalmente é realizado nas pesquisas de cunho geográfico que envolve a temática da violência, que tem em métodos analíticos seus referencias, almejamos, neste trabalho, fazer uma reflexão dialética sobre a questão.
Article
Este ensaio consiste em uma reflexão acerca de alguns aportes da sociologia contemporânea acerca de problemas decorrentes das desigualdades sociais e de gênero na infância e na adolescência. Delineamos algumas características de pesquisas sobre o tema especialmente a partir da microssociologia de Bernard Lahire, e suas reverberações no âmbito brasileiro, especialmente por meio do estudo de trajetórias escolares e histórias de vida. Avançamos enfatizando as contribuições deste campo de investigação no sentido de compreender, por meio de uma sociologia em escala individual, as razões que se amalgamam às instituições contemporâneas quanto aos processos de socialização e suas consequências sociais, como a exclusão social e os problemas relacionados as questões de gênero, o fracasso escolar destes grupos.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.