Article

Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

O artigo trata da proposição de um método para o ensino do design, voltado para a criação de projetos de design de superfície, a partir da transposição de elementos e valores culturais presentes na identidade do território brasileiro. A apresentação dos resultados da experimentação com o método proposto evidencia a possibilidade de ampliação de ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de projetos de design de superfície, com a consequente possibilidade de valorização de uma determinada cultura. Torna-se válida, dessa maneira, a proposição de união entre técnicas manuais e digitais aplicadas no processo criativo, embasadas em pesquisas de imersão e levantamento de informações a respeito de determinado objeto de estudo. Verificou-se que esse processo amplia a capacidade de aprendizado dos alunos, além de ampliar a percepção acerca dos valores culturais aliados a um território.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

Article
Full-text available
Versão atualizada e expandida de um artigo das autoras publicado nos anais do VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), este artigo tem como objetivo identificar e analisar publicações contemporâneas sobre o ensino em design no Brasil que tenham como foco a sustentabilidade. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática de artigos revisados por pares e de teses e dissertações da área de conhecimento do design. Após a realização de buscas nos principais periódicos brasileiros de design e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, foram identificadas 23 publicações relativas ao período entre 2008 e maio de 2020. Os resultados apontam ênfases com relação à dimensão ambiental e ao projeto de produtos mais sustentáveis, assim como indicam a importância de abordar a sustentabilidade na educação como tema transversal por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As lacunas identificadas envolvem as dimensões social e econômica da sustentabilidade, além da inclusão de novas abordagens como o design de serviços e a atuação para a promoção de novos cenários de consumo suficiente. Para isso, é importante que o paradigma ecocêntrico seja adotado no ensino em design, de modo a promover a transformação não apenas da prática projetual, como da própria mentalidade e atuação dos designers.
Article
Full-text available
Esta pesquisa buscou criar relações socioculturais trabalhadas através da sistematização dos conhecimentos que envolvem o Design de Superfície. Por meio da pesquisa científica básica e explicativa e do método histórico foi possível encontrar no estudo da história do Design e da sociedade respostas para a questão destacada neste trabalho, "Por que no Design Contemporâneo o projeto de superfícies se encontra como um tópico em discussão?". A partir da análise das relações entre superfície e objeto foi possível identificar que o processo de alterações das superfícies já é feito há muito tempo, porém com um viés planejado foi possível somente a partir do século 19 e das revoluções ocasionadas. O Design Contemporâneo é o limiar da discussão, pois se relaciona com o momento atual de remodelação social e de práticas de projeto, das quais o redesenho da superfície se encontra em ascensão e discussão. Palavras-chave: design; superfície; design contemporâneo. Abstract This research involves sociocultural relations through the systematization of the knowledge that involves the project of surfaces. Through the proposed methodology it was possible to find in study of history of design and society answers to the question highlighted in this work: "Why in Contemporary Design, surface design has been a topic under discussion?". From the point of view of the changes between the parts and the processes of change that can be made, it is possible that a process of transition is made to the 19th century and the revolutions caused. Contemporary Design is the process of discussion in relation to the current moment of social remodeling, and also, of the design tasks, of which surface redesign is in the ascendancy and discussion
Article
Full-text available
Cultural meaning in a consumer society moves ceaselessly from one location to another. In the usual trajectory, cultural meaning moves first from the culturally constituted world to consumer goods and then from these goods to the individual consumer. Several instruments are responsible for this movement: advertising, the fashion system, and four consumption rituals. This article analyses the movement of cultural meaning theoretically, showing both where cultural meaning is resident in the contemporary North American consumer system and the means by which this meaning is transferred from one location in this system to another.
Book
Full-text available
O design está se transformando. Observam-se grandes mudanças nos seus horizontes de atuação. Mudanças também são observadas nos instrumentos usados pelo design e nas pessoas que, de forma consciente ou não, o praticam. Não existe nada de novo ou de estranho nestas considerações: o design tem que mudar. Este livro é um testemunho da mudança: Lia Krucken nos conduz a uma reflexão que vai ao centro de alguns temas do design contemporâneo. Integrando transversalmente conhecimentos de diversas disciplinas, a autora aborda um âmbito não convencional à área de design – o território, a biodiversidade, os produtos locais – e a obra assume uma perspectiva evidentemente interdisciplinar. A obra Design e território: valorização de identidades e produtos locais é, portanto, um testemunho da mudança de horizonte em direção ao vasto universo de potencialidades de gerar qualidade nos produtos e serviços. (...) Por Ezio Manzini e Anna Meroni - Politecnico di Milano
Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação
  • Renata Freitas
  • Oliveira Teixeira
  • De
FREITAS, Renata Oliveira Teixeira de. Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Blucher, 2011.
Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem
  • Dijon Moraes
  • De
MORAES, Dijon De. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.
Design de superfície
  • Evelise Rüthschilling
  • Anicet
RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Dissertação (Mestrado Faculdade de Arquitetura
  • Ada Raquel Schwartz
  • Doederlein
SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Dissertação (Mestrado Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação) -Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
Elementos de semiótica aplicados ao Design
  • Lucy Niemeyer
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.
A natureza do espaço: técnica e tempo
  • Milton Santos
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
Rio de Janeiro: Intrínseca
  • Deyan Sudjic
  • Linguagem Das Coisas
SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. Recebido em: 30/08/2017