Article

Encanto y desencanto con la democracia / F. Sandoval.

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the author.

Abstract

Estudio sobre la democracia electoral en Guatemala, centrado en los cuatro comicios generales realizados durante los años 1985-2000. El autor busca que el concepto de encanto, al que califica como más propio de la psicología política, penetre en su objeto de estudio: el encanto ha alumbrado la fase preelectoral en Guatemala, donde las elecciones del período revisado fueron precedidas por una larga etapa de autoritarismo y violencia, mientras el desencanto ha caracterizado los momentos postelectorales.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the author.

... Com a volta de eleições livres diretas para todos os cargos, com tempo pré-definido de mandato político, com liberdade de imprensa, com funcionamento completo do Congresso e do Executivo, com liberdade civil de organização política e abertura partidária, o sistema brasileiro passou a estar de acordo com as oito premissas estabelecidas pelo referido autor para um sistema ser considerado democrático ou, mais precisamente, de acordo com a sua definição, poliárquico. Nesse contexto, pode-se afirmar que a utilização do conceito de democracia e a constituição desse regime no Brasil vieram acompanhados de palavras como liberdade, desenvolvimento, bem-estar e direitos humanos (SANDOVAL, 2003). ...
Article
Full-text available
Este artigo verifica as variações das predisposições atitudinais dos porto-alegrenses a respeito da democracia entre os anos 1968-2013. Para tal, foram utilizados indicadores empíricos a respeito da percepção das pessoas sobre eleições, partidos e instituições políticas. A hipótese é que houve um amadurecimento democrático no âmbito procedimental, o que, porém, não gerou uma cultura política cidadã voltada para a participação e aumento dos estoques de capital social. Os resultados mostram que não há uma tendência de participação política por parte dos entrevistados e há forte valorização do voto personalista. Outra característica é a falta de confiança dos respondentes nas instituições políticas (municipal, estadual e federal). Considerando isso, este paper analisa se existe uma relação entre a materialização de uma democracia mais desenvolvida institucionalmente e a cultura política dos eleitores da cidade.
Article
Full-text available
Looking is a conscious act, a political act, which demands a slow tempo. The gaze is altered by the direct experience of the observer and by the social context in which the image is inscribed, establishing a non-mechanical relationship between art and its context. What defines each epoch is its way of looking and depropriating, of questioning limits and expanding the thresholds that limit us. But what is the way of looking in our times? How can we freely create a new activist sphere with real subversive power?
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.