BookPDF Available

Circos e palhaços no Rio de Janeiro: império

Authors:

Figures

No caption available
… 
Content may be subject to copyright.
A preview of the PDF is not available
Article
Full-text available
Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.
Article
Full-text available
Adotando como referencial as críticas teatrais, crônicas e demais produções literárias do escritor Machado de Assis, pretendemos por meio deste artigo apresentar um olhar para as apresentações circenses, teatrais e de variedades do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Guiados por seus escritos, podemos entrar em contato com suas posturas críticas e preferências quanto às ofertas artísticas do período e compreender, em certa medida, a profusão de exibições circenses e de variedades na cidade, a concorrência que ofereciam às produções teatrais e mesmo os discursos contrários aos espetáculos de circo proferidos tanto por Machado de Assis quanto por outros autores do período. Assim, as crônicas e críticas machadianas abordam interessante panorama do cenário da dramaturgia, das exibições circenses e de atrações variadas da época, favorecendo a compreensão do funcionamento da cena artística e dos divertimentos nacionais na segunda metade do século XIX.
Article
Full-text available
Resumo No século XIX e início do XX, as artes circenses influenciaram as práticas ginásticas no Brasil ligadas a uma ideia científica de educação do corpo voltadas aos intuitos de controle, utilidade e desenvolvimento de hábitos higiênicos. Com objetivo de tratar dos entrelaçamentos históricos entre circo e Educação Física, analisamos a atuação de José Floriano Peixoto como sportsman, ginasta e artista circense e o quanto os saberes dos circenses estiveram promovendo diálogos entre tais campos.
Book
Full-text available
este livro é a adaptação de minha tese de doutoramento e foi lançado em novembro de 2000. Trata-se de uma investigação sobre a tendência natural de algumas áreas da cidade, no caso a Praça Tiradentes e a Cinelândia, terem se tornado espaços da arquitetura do espetáculo. Desde o primeiro teatro da Praça Tiradentes, em 1813, até os anos 1950, o Rio de Janeiro viu o nascimento, o apogeu, a glória e a decadência desses espaços. Analisando através de iconografia e textos de crônicas e periódicos de arquitetura os teatros e os cinemas que tornaram célebres os espaços em questão, investiguei também a permanência do palco italiano nos primeiros cinemas edificados na cidade, verdadeiros palácios que, apesar das diferentes características das salas de espetáculo, tomaram as formas teatrais de empréstimo. O livro delineia ao lado do espaço arquitetural e urbanístico, sob que processos desenvoveu-se o espaço social destas duas áreas da cidade que se pretende revitalizar. Foi distinguido com o Prêmio Anual do Instituto dos Arquitetos do Brasil 2000.
Article
Full-text available
RESUMO: Este artigo recupera a forma do espetáculo da pantomima e do teatro feito nas barracas das feiras francesas no período anterior a Revolução Francesa. Apesar de serem marginais na história do teatro, por não se fundamentar na palavra, se constituíram como formas teatrais que definiram o teatro no século XIX e XX, abrindo novos paradigmas para a análise e constituição do espetáculo teatral. ABSTRACT: This paper recovers the theatrical performances of pantomime and also the theater made at the French fairs before the French Revolution. This kind of performance, made mainly without words, spite been marginal in the theatrical history, opens new paradigms to the theater analysis and its knowledge, and it is fundamental to the theater development during the nineteenth and twenty century.
Article
Full-text available
Analisa os periódicos da área de ciências publicados no Brasil no início do século XIX, entendendo-os como um dos pilares da institucionalização da ciência no país. São avaliados, principalmente, O Patriota, Jornal Litterario, Politico, Mercantil &c. do Rio de Janeiro, o primeiro periódico dedicado às ciências e às artes no país, publicado de 1813 a 1814, assim como os Annaes Fluminenses de Sciencias, Artes e Litteratura, Publicados por huma Sociedade Philo-Technica no Rio de Janeiro (1822) e o Jornal Scientifico, Economico e Literario (1826), principais comunicadores das artes e das ciências no Brasil até a década de 1830, a fim de considerar as condições de surgimento e as características dessas publicações. Palavras-chave Brasil – história da ciência. Periódicos científicos – história. Comunicação científica – Brasil. Considerations about the first scientific journals in Brazil Abstract This article analyzes scientific journals publishied in Brazil at the beginning of 19th century, understanding them as one of them pillars of the institutionalization of science in the Country. It analyzes, more specifically, O Patriota, Jornal Litterario, Politico, Mercantil &c. do Rio de Janeiro, the first journal dedicated to the sciences and arts in Brazil, published during 1813-1814, as well as the Annaes Fluminenses de Sciencias, Artes e Litteratura, Publicados por huma Sociedade Philo-Technica no Rio de Janeiro (1822) and the Jornal Scientifico, Economico e Literario (1826), journals that appeared before 1830, in order to evaluate the conditions of sprouting and the characteristics of these publications. Keywords Brasil – History of science. Scientific journals – history. Scientific communication – Brasil.
Article
From the beginning, masks, puppets, and performing objects have been central to performance. In his introduction to this special issue of TDR, guest editor John Bell surveys the field.
A natureza reconstruída: o sublime nos jardins cariocas do século XIX
  • Nelson Ribeiro
  • Pôrto
RIBEIRO, Nelson Pôrto. A natureza reconstruída: o sublime nos jardins cariocas do século XIX. In: COLÓQUIO IBERO-AMERI-CANO -PAISAGEM CULTURAL, PATRIMôNIO E PROJETO, 3, Belo Horizonte, 15-17 set. 2014. Anais...
Olympians of the Sawdust circle: a biographical Dictionary of the Nineteenth Century of American Circus. Clipper Studies in the Theatre, n
  • William Slout
SLOUT, William. Olympians of the Sawdust circle: a biographical Dictionary of the Nineteenth Century of American Circus. Clipper Studies in the Theatre, n.18, 1998.
Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX
  • Carmem Soares
  • Lúcia
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.
Música popular: os sons que vêm da rua
  • José Tinhorão
  • Ramos
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: os sons que vêm da rua. Rio de Janeiro: Edições Tinhorão, 1976.