2. História de construção
Os itens foram gerados a partir de um de banco palavras aplicado em uma amostra representativa de crianças e analisado via Teoria de Resposta ao Item, que considerou não apenas o acerto ou erro do aluno, mas também o tempo de reação gasto na leitura correta de cada palavra (Pinheiro, 2013). Os itens possuem índices de discriminação de médio a alto e três níveis de dificuldade (baixa, média e alta).
As variáveis psicolinguísticas controladas foram frequência de ocorrência, regularidade grafema-fonema e tamanho da palavra. Foram selecionadas 44 palavras de baixa frequência, 1 de média frequência e 39 palavras de alta frequência de ocorrência. Quanto à extensão das palavras, 37 possuem curto comprimento (4 ou 5 letras), 28 médio (6 letras) e 23 longo (7 ou 8 letras). Com relação a regularidade para a leitura, 32 são regulares e 56 irregulares.
3. Estímulos
O Teste de Reconhecimento de Palavras (Pinheiro, 2013) é composto por 88 palavras (4 de treinamento e 84 de teste), com tamanho variando de 4 a 8 letras. Os seguintes estímulos de alta frequência de ocorrência são: animais, bola, caderno, colegas, coluna, corpo, correta, depois, dias, dois, dona, duas, enorme, escola, fala, festa, figura, forte, frutas, letras, logo, medo, meio, menina, metros, nada, noite, novo, palavra, papai, perto, plantas, primeira, problema, resposta, sala, terra, veja, verde, vida. As palavras estímulos de baixa frequência são: atleta, bandeja, bengala, briga, caneca, capela, cava, cocada, colina, colo, cometa, danada, delicada, espera, estojo, favela, forno, frota, gaveta, limonada, luta, maleta, marreco, materno, moderna, monarca, moto, neto, picada, pista, prego, queda, rabanete, redonda, resta, revista, sacola, sapeca, tapete, tijolo, torta, trevo, uniforme, viola.
Não se deve apresentar as palavras de alta frequência separadas das de baixa frequência, sendo todos os estímulos organizados de forma aleatória. Para cada um desses estímulos são oferecidas a frequência de ocorrência por milhão, a classificação de regularidade grafema-fonema, e a transcrição fonêmica (Pinheiro & Vilhena, 2020).
4. Administração
O Teste de Reconhecimento de Palavras é apresentado em cartão plastificado, com 12 linhas, com seis a nove palavras por linha impressas em tinta preta, em papel branco e em fonte Arial, tamanho 14. Para evitar efeito de ordem, os estímulos são organizados em três versões paralelas que variam quanto à ordem de apresentação das palavras (Versão A, Versão B, Versão C). É requisitado aos participantes que leiam as palavras do teste em voz alta o mais corretamente e rápido possível. O teste é fácil de administrar e de pontuar. Em um crivo de correção, os erros de leitura (ex.: substituições, inversões e omissões de grafemas; hesitações; releituras para correções e omissões de palavras ou linhas) são individualmente registrados e o tempo total de leitura é marcado em segundos. Apenas a leitura fluente das palavras, em contraste com a leitura silabada, é considerada correta.
5. Escores
O Teste de Reconhecimento de Palavras possui dois tipos de escores: acurácia (porcentagens de palavras lidas corretamente) e taxa de acurácia (número de palavras lidas corretamente por minuto). Para fins de comparação entre estudos, o cálculo da variável Acurácia é dado em porcentagem, uma vez que os testes de leitura de palavras isoladas apresentam diferença no número de itens.
A variável Acurácia é calculada pelo número total de palavras lidas corretamente (máximo de 84 pontos), dividido por 84, vezes cem (ex.: 75 palavras corretas corresponde a Acurácia de 89%). A variável Taxa de Acurácia é o número total de palavras lidas corretamente (máximo de 84 pontos) vezes sessenta, dividido pelo tempo total em segundos (ex.: 75 palavras corretas em 120 segundos correspondem a Taxa de Acurácia de 37,5 palavras por minuto).