Chapter

As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o ensino médio

If you want to read the PDF, try requesting it from the authors.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the author.

Article
Full-text available
Lígia Wilhelms Eras 2 RESUMO: O artigo apresenta uma discussão de algumas características provenientes do pensamento social contemporâneo na elaboração das tipologias dos conhecimentos recentes sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica encontrados no exercício reflexivo e de elaboração dos livros coletâneas que numa meta-narrativa apresentam o subcampo do ensino de sociologia na educação básica como uma novidade e um desafio em sua localização nas Ciências Sociais e a forma pela qual levam para uma arena pública de discussão, por meio dos livros coletâneas, a ambiência da escola numa relação entre as Ciências Sociais e o Ensino da Sociologia e a democratização e problematização deste tipo de conhecimento. Palavras-chave: Livros Coletâneas. Epistemologias. Ensino de Sociologia. Educação Básica. ABSTRACT: The article presents a discussion of some contemporary social thought's characteristics in the typologies elaboration of recent knowledge about Sociology Teaching in Basic Education found in the reflexive exercise and elaboration of books compilations which in a meta-narrative present the subfield of Teaching Sociology in Basic Education as a novelty and a challenge in its location in Social Sciences and the way in which they lead to a public arena of discussion, through books compilations, school environment in a relation between Social Sciences and Sociology Teaching and democratization and problematization of this type of knowledge.
Article
Full-text available
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p283 A produção deste ensaio bibliográfico registra o balanço e a movimentação do subcampo do Ensino de Sociologia na Educação Básica revelando uma farta produção, em uma trajetória recente, temas e produções que revelam transições de olhares, maturação e as mudanças significativas inseridas na escola que desafiam o pensamento e a formação de professores nas esferas acadêmica e escolar.
Article
O artigo em destaque descreve o percurso e as modalidades de pesquisa e a densa experiência, desafios e as justificativas de se empregar os esforços de reflexão em cujo objeto prioritário da investigação incidiu sobre as condições da produção dos livros coletâneas sobre o ensino de sociologia na educação básica materializados para o espaço e o formato de livros coletâneas
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.