Article

A Face Literária da Revista do Globo: Poesia, Narrativa e Crítica

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Resumo A preservação das fontes culturais pela recuperação de textos e imagens de periódicos literários – jornais e revistas -é uma tarefa que, atualmente, desperta o interesse de pesquisadores na área da literatura. O projeto A Face Literária da Revista do Globo: Poesia, Narrativa e Crítica pretende dar continuidade a uma seqüência de trabalhos sobre a Revista do Globo: o catálogo literário informatizado, a digitação da coleção completa e a edição digital do periódico (943 fascículos em 15 CDs), já concluída, com o título Revista do Globo (1929-1967): catálogo e texto. Após mais de dez anos dedicados a recuperar essa coleção e construir instrumentos de pesquisa compatíveis com sua extensão e complexidade, é chegado o momento de utilizar tais produtos para examinar a matéria publicada e avaliar sua importância e repercussão na vida literária do Estado e do País. As informações obtidas sobre a parte literária da Revista, nas duas primeiras décadas, estão armazenadas sob forma de um banco de dados. Com a seleção e organização do corpus, está procedendo-se a descrição e análise da produção literária publicada: poemas, narrativas, seus autores e/ou tradutores, bem como crítica literária, em suas variadas formas. Ao final deste processo, será elaborado um texto ilustrado sobre a face literária da Revista do Globo, com visão crítica e histórica, sobre fatos decisivos para a vida cultural do Rio Grande do Sul e, em certa medida, do Brasil.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
São Paulo: Globo, 1993. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1976. CASTRO, Maria Helena Steffens. A publicidade na Revista do Globo: intercorrência da literatura na construção do discurso publicitário sul-rio-grandense
  • José Bertaso
  • Otávio
  • Globo Da Rua Da Praia
BERTASO, José Otávio. A Globo da Rua da Praia. São Paulo: Globo, 1993. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1976. CASTRO, Maria Helena Steffens. A publicidade na Revista do Globo: intercorrência da literatura na construção do discurso publicitário sul-rio-grandense. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) -Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Imagens sentimentais da cidade. Porto Alegre: Globo
  • Athos Ferreira
  • Damasceno
FERREIRA, Athos Damasceno. Imagens sentimentais da cidade. Porto Alegre: Globo, 1940.