Article

ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DE ESCOLA RURAL EM ITAPORANGA D' AJUDA-SE

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Resumo O artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam as práticas escolares de professores de zona rural através da Educação Ambiental e sua inserção no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O processo metodológico baseou-se em unidades de sentidos referentes aos aspectos ambientais da região, e como ocorre a relação destas com a prática pedagógica das professoras pertencentes ao grupo focal. Neste estudo foi constatado a desvinculação das práticas escolares das professoras com a suas práticas ambientais. Palavras-chaves: Educação Ambiental, práticas escolares, docentes de zona rural, Introdução O texto tem como objetivo analisar os fatores que influenciam as práticas escolares de Educação Ambiental realizadas por professores de zona rural através da e sua inserção no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As práticas dos professores da Educação básica são apresentadas através de contextualizações do cotidiano escolar. Discutir sobre as percepções ambientais de professoras de escola rural na cidade de Itaporanga Ajuda – SE é um processo de investigação e resgate da percepção enquanto sujeito e profissional da 1 Pós-Doutora em Geografia Física (University of Queensland, Austrália). profª Associada do Departamento e do programa de Pós-Graduação em Geografia/UFS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). Líder de Pesquisa do GEOPLAN _ Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Ambiental e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. rome@ufs.br 2 Pedagoga e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professora da Faculdade Tobias Barreto e da Pós-Graduação da Universidade Vale do Acaraú _ UVA/Sergipe.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

... Dessa maneira, a conservação das plantas medicinais pode contribuir com as práticas de preservação ambiental, partindo da vivência das comunidades, e a educação ambiental tem se mostrado o melhor meio para despertar a consciência ambiental de comunidades rurais (SILVA, 2012;NETO, 2006;SANTOS;ROSITO, 2012). ...
Article
Environmental awareness was applied in this work with the aim of instigating environmental awareness in local communities in the Alagoas countryside, with the aim of building, together with the community, a concept of environmental education, using medicinal plants as a tool. For this purpose, visits were made to the target communities, and semi-structured questionnaires were applied, emphasizing the informants' socio-economic data, as well as ethnobotanical data. The study was carried out in the Marruás community, district of Craíbas – AL, between the months of February and October 2010. 100 interviews were carried out with residents, aged 12 to 80, appointed by the community leader. 40 plant species were surveyed, distributed in 35 families. Most interviewees cited Myracrodruon urundeuva Fr. Allem, known as aroeira, as the most used, followed by Melissa officinalis L. (lemon balm) and Cymbopogon citratus (DC) Stapf. (Holy grass). The predominance of leaves (97%) was observed in relation to other vegetative organs, followed by the bark (6%). The local disappearance of some species such as Chenopodium ambrosioides L. (mastruz) and Eucalyptus globulus Labill was recorded. (eucalyptus). The data obtained reveals the need for instructions to promote the sustainable use of medicinal plants in communities like this, creating a perspective of conservation and management of local vegetation.
... Fonte: Santos, 2016. As tarefas iniciais são propostas com o objetivo de que os alunos se familiarizem com o recurso -o ábaco. ...
Chapter
Full-text available
As avaliações externas em larga escala têm mostrado nas últimas décadas, que os estudantes brasileiros apresentam grande dificuldade no aprendizado de matemática. Além disso, os que finalizaram a Educação Básica não apresentam conhecimentos que os permitam ser letrados em matemática. Nos últimos anos, esse cenário tem se agravado. Como parte dess situação, duas das unidades escolares parceiras do Subprojeto Química do PIBID do IQ/CAr vinham sofrendo com os problemas relativos ao não domínio de conceitos básicos de matemática que afetava diretamente o desenvolvimento das atividades dos professores das disciplinas de Ciências da Natureza. Esse trabalho objetivou apresentar o processo de implementação de uma UDM de matemática em unidades escolares da rede estadual pú- blica do município de Araraquara-SP. E de modo particular apresentar os impactos da intervenção na motivação, engajamento, percepção e aprendi- zado dos estudantes participantes da intervenção. Os dados apresentados revelam a grande importância de um planejamento didático-pedagógico fundamentado, organizado e coletivo visando o enfrentamento de uma dificuldade real detectada no ambiente escolar no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem de mate- mática. Em que pese alguns aspectos pontuais de maior dificuldade dos estudantes, os dados apresentados revelaram a potencialidade de se utilizar o modelo de desenho de UD contextualizadas e problematizadoras e com a perspectiva multiestratégica tanto para a motivação e engajamento dos es- tudantes como para seu aprendizado. Além disso, destaca-se a importância do acompanhamento individualizado e mais afetivo para fortalecimento do sentimento de pertencimento ao ambiente escolar e a inserção efetiva dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Presentation
Full-text available
A abordagem da presente pesquisa é sobre o desempenho do trabalho dos tutores presenciais, do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC/Cerfead. O objetivo da pesquisa é demonstrar de que maneira o itinerário formativo dos tutores EaD interfere no desempenho de suas atividades pedagógicas durante o ano de 2018. Inicialmente, foi realizada uma primeira coleta das informações funcionais dos tutores presenciais, e em sequência foi aplicado um questionário on-line aos estudantes do curso, a respeito de competências e habilidades de seus tutores presenciais. Completando-se posteriormente a coleta dos dados sobre o roteiro formativo dos tutores, se pretende compará-los com os desempenhos indicados pelos estudantes.
Article
A escola pode constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. O principal objetivo deste artigo é analisar a EA sob a perspectiva do currículo escolar, buscando mostrar como a EA tem sido inserida no currículo das escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa se baseou na coleta de dados secundários por meio da seleção de 38 documentos (artigos científicos, publicações acadêmicas e livros didáticos). A adoção de questionários se revelou como a principal metodologia de trabalho. Com relação às ações executadas, percebeu-se que a EA acontece mediante projetos, disciplinas afins, iniciativa individual do professor ou interdisciplinarmente. A pesquisa permitiu mostrar quais as ações de EA são desenvolvidas nas escolas brasileiras, evidenciando a forma como acontece a inserção desta temática no currículo. Além de considerar que os projetos seguidos da inserção, por meio de disciplinas afins, são ainda os principais mecanismos de desenvolvimento da EA no âmbito escolar.
Article
O objetivo deste trabalho foi analisar os conceitos e fundamentos da Educação Ambiental (EA) de professores e alunos de uma escola estadual de Araripina-PE. Nesse estudo, constatou-se que os docentes entrevistados demonstraram ser sensíveis a causa ambiental e orientar os alunos em relação aos cuidados com o ambiente escolar é um passo inicial para formar um cidadão consciente. Para a maioria dos alunos entrevistados, o meio ambiente é o seu meio de sobrevivência, pois sem a natureza não tem vida, enquanto para melhorar e\ou conservar o meio em que vivem, a maioria entende que, é necessário reduzir a poluição. A EA deve estar presente nas escolas, pois é uma ferramenta transformadora que contribuiu para formar cidadãos críticos.
Article
Full-text available
El trabajo en cuestión, tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación realizada junto a estudiantes de la Escuela Municipal José Moreira dos Santos, ubicada en la Municipalidad de Barbacena, estado de Minas Gerais, Brasil. El grupo fue compuesto por niños, que tenían entre ocho y doce años de edad. Fueran seleccionados por la escuela para participar en el proyecto de extensión "El arte como sensibilización: una propuesta para la Educación Ambiental", desarrollado por el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, en colaboración con la ONG, Instituto Curupira. La investigación se llevó a cabo, como la primera parte del proyecto de extensión. Ponderamos que para el desarrollo del proyecto se necesitaba inicialmente entender cómo estos estudiantes interactuaban con su entorno y la forma en que constituían su percepción Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación 3 ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1317 acerca de este contexto. Partimos de la percepción del ambiente de la escuela y luego, la del barrio, los espacios más experimentados por estos niños en sus vidas diarias. Para tal, hemos utilizado como instrumentos de recolección de datos, un breve cuestionario con un enfoque en el diagnóstico de las preferencias e insatisfacciones con el ambiente de la escuela y el vecindario. También trabajamos con mapas mentales, con la utilización de dibujos y fotografías del barrio y de la escuela. Después de analizar el material, se concluyó que los niños investigados, todavía tienen una percepción naturalizada de su entorno, donde predominan los elementos naturales a expensas de los entornos construidos, lo que refleja la actual educación ambiental conservadora y naturalista.
Article
Full-text available
A Educação Ambiental assume papel fundamental diante do crescimento dos problemas ambientais da sociedade atual. Neste sentido, o trabalho objetivou avaliar o conhecimento e percepção dos educadores sobre o tema Educação Ambiental da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, contendo 29 perguntas versando sobre essa temática, aplicado a 30 educadores. Obteve-se uma variação significativa entre as escolas, nas respostas dos educadores em seis itens. Segundo os educadores, as escolas possuem uma rotina de sensibilização dos recursos naturais e a Educação Ambiental está bem inserida no currículo escolar. A metade dos entrevistados afirmaram, não terem sidos capacitados na graduação e nem realizaram (45,8%, n = 11) cursos na área ambiental, entretanto, todos, gostam de ler assuntos referentes ao meio ambiente. No total, 87,5% (n = 21) incentivam os educandos e grande parte realizam práticas sustentáveis em sua residência. Porém, 70,0% desconhecem alguma lei, documento ou programa ambiental. Apenas os educadores da escola particular (6,3%, n =1) conceituaram o termo Educação Ambiental de forma equivocada, sendo maior o percentual, referente a compreensão de sustentabilidade na escola pública (50,0%, n = 7) e particular (25,0%, n = 4). Os resultados reportaram, que apesar de gostarem de ler assuntos pertinentes à temática e satisfeitos como aplicam na aula, os educadores possuem conhecimento limitado e fragmentado dos conceitos básicos que norteiam a Educação Ambiental. Esses dados reiteram a importância da capacitação docente para se apropriar do saber ambiental.
Article
Full-text available
Resumo A escola pode constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando formar cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. O principal objetivo deste artigo é analisar a EA sob a perspectiva do currículo escolar, buscando mostrar como a EA tem sido inserida no currículo das escolas brasileiras. A metodologia de pesquisa se baseou na coleta de dados secundários por meio da seleção de 38 documentos (artigos científicos, publicações acadêmicas e livros didáticos). A adoção de questionários se revelou como a principal metodologia de trabalho. Com relação às ações executadas, percebeu-se que a EA acontece mediante projetos, disciplinas afins, iniciativa individual do professor ou interdisciplinarmente. A pesquisa permitiu mostrar quais as ações de EA são desenvolvidas nas escolas brasileiras, evidenciando a forma como acontece a inserção desta temática no currículo. Além de considerar que os projetos seguidos da inserção, por meio de disciplinas afins, são ainda os principais mecanismos de desenvolvimento da EA no âmbito escolar. Palavras-chave: currículo, educação ambiental, escola. Abstract The school can be a space for the development of Environmental Education (EA), aiming create conscientious citizens, capable to confront the challenges of environmental reality. The main aim of this article to analyze the EA from the perspective of the school curriculum, seeking to show out how EA has been included in the curriculum of brazilian schools. The research methodology was based on secondary data collection by selecting 38 documents (scientific articles, academic journals and textbooks). The adoption of questionnaires is revealed as the main method of work. Regarding respect to actions, it was observed that the EA takes place through projects, related disciplines, individual initiative of the teacher or interdisciplinary. The research allowed to show what EA actions are developed in brazilian schools, showing how happens the inclusion of this theme in the curriculum. In addition to considering the projects followed of inclusion, through related disciplines, are still the main EA development mechanisms in schools.
  • Maria Inês Araujo
  • Oliveira
ARAUJO, Maria Inês Oliveira.A dimensão ambiental nos currículos de formação de professores de biologia.São Paulo:Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de concentração:ensino de Ciências e Matemática,2004.p208. Tese de doutorado CASCINO, Fábio.Educação Ambiental: Princípios, História e Formação de Professores. 3ªed-São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.p110
Da Relação com saber:Elementos para uma teoria/Trad.Bruno Magne.Porto Alegre: Artes Médicas Sul
  • Bernad Charlot
CHARLOT, Bernad. Da Relação com saber:Elementos para uma teoria/Trad.Bruno Magne.Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000 p.95
Burnout Por que os professores sofrem? Estudos e Pesquisas em psicologia, disponível em www.revispsi.uerj.br/v6n1/artigos/PDF/v6 n1a08.pdf estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 1, 1º semestre de2006 V7
  • P M E Silva
SILVA.P.M.E.Burnout Por que os professores sofrem? Estudos e Pesquisas em psicologia, disponível em www.revispsi.uerj.br/v6n1/artigos/PDF/v6 n1a08.pdf estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n. 1, 1º semestre de2006 V7,p21-29,jan/jun.2002. Acesso em 17/10/2009.
Identidades da Educação ambiental Brasileira Ministério do Meio Ambiente. Diretoria da educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente
  • Guimarães
  • Mauro
GUIMARÃES. Mauro. Educação Ambiental Critica. In LAYRARGUES, Pommier Philippe (org). Identidades da Educação ambiental Brasileira Ministério do Meio Ambiente. Diretoria da educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004. p.155 cap.3, 25-34.