Esta comunicação é parte de uma investigação mais abrangente que teve como objetivo analisar o lugar que a matemática ocupou nos programas oficiais do Ensino Secundário, então designado de Ensino Liceal, desde a criação dos liceus, em 1835 até ao final da ditadura (Aires, & Santiago, 2014). Se a data de 12 de Julho de 1870 constitui um marco na história do ensino em Portugal, uma vez que assinala
... [Show full abstract] a criação do Ministério da Instrução Pública, 23 de dezembro de 1870 parece-nos também incontornável já que é exatamente nesta data que são publicados os primeiros programas oficiais do Ensino Liceal (Diário do governo nº1 de 23 de dezembro de 1870).
Nesta comunicação iremos apresentar e analisar as caraterísticas deste primeiro programa, que específica para cada ano e para cada tópico, os conteúdos a abordar. Para além disso, vamos tentar perceber que dimensões foram privilegiadas, que propostas de “inovação” quanto aos métodos de ensino são apresentadas e que papel é reservado ao professor no processo de ensino aprendizagem.
Bibliografia
Aires, A. P.; Santiago, A. E. (2014) Os programas de matemática do ensino liceal. In J. M. Matos & A. J. Almeida (Coords.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). Caparica: UIED.
Carvalho, R. (1985). História do Ensino em Portugal. Desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Fernandes, R. (1973). Situação da Educação em Portugal. Lisboa: Moraes Editores.
MARQUES, O. (1981). História de Portugal, Volume III. Lisboa: Palas Editores.
Matos, J. M. (1988). Cronologia recente do ensino da Matemática. Lisboa. Associação de Professores de Matemática.
Rocha, F. (1987). Fins e Objectivos do Sistema Escolar