Article

Banco de Dados Orientado a Objetos

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

Resumo. Este artigo descreve como funciona um banco orientado à objetos (ODBMS), explica como é a linguagem de manipulação e definição dos dados, discute as principais características e compara com o modelo relacional. Além disso, há um trabalho prático implementado em OrientDB para exemplificar o funcionamento de um ODBMS.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

ResearchGate has not been able to resolve any citations for this publication.
Preprint
Full-text available
Sistemas de banco de dados representam um papel fundamental em aplicações de processamento de informação não-numérica, onde a utilização de tais sistemas permite facilitar a manutenção de dados consistentes que podem ser compartilhados por diversas aplicações, as quais não precisam conhecer o modo como tais dados são internamente armazenados ou representados. A tecnologia de banco de dados já está madura para diversas aplicações, principalmente nas áreas administrativa e comercial. Entretanto, novas categorias de aplicações têm demandado o gerenciamento de dados mais complexos — são aplicações tais como sistemas de apoio a projetos e de automação de escritórios. Para essas aplicações, o paradigma de orientação a objetos surge como alternativa adequada para a representação e manipulação dos dados, mas é preciso ainda integrar de forma adequada esta tecnologia a sistemas de banco de dados. Sistemas gerenciadores de bancos de dados orientados a objetos constituem a proposta corrente para a solução desse problema. Neste trabalho apresentam-se os aspectos básicos da modelagem e da tecnologia de tais sistemas, com uma breve discussão sobre tendências na área de processamento de informação não-numérica. Pela análise dessas tendências, observa-se que as técnicas desenvolvidas para a integração de orientação a objetos a banco de dados oferecem contribuições que certamente estarão presentes nas novas plataformas de processamento por objetos distribuídos. Assim, o estudo de sistemas gerenciadores de base de objetos devem ainda permanecer como objeto de interesse por um longo período.
Article
Object-oriented techniques have accrued popularity as the preferred paradigm of modern programming. Despite this, relational database management systems, with their underlying relational model, remain the top choice for persistence and retrieval of large quantities of data. Persistence mechanisms of data have not experienced the paradigm shift that the mechanisms of manipulation of data have. This paper explores reasons as to why object databases, exhibiting the object model, have not gained as much popularity as their programming counterpart while examining issues in definition, motivation, alternatives, performance, benefits, and drawbacks of these systems.
Sistemas de Bancos de Dados
  • A Silberschatz
  • H F Korth
  • S Sudarshan
Silberschatz, A., Korth, H. F., and Sudarshan, S. (1999). Sistemas de Bancos de Dados. Pearson Education.
The object-oriented database system manifesto
  • M P Atkinson
  • F Bancilhon
  • D J Dewitt
  • K R Dittrich
  • D Maier
  • S B Zdonik
Atkinson, M. P., Bancilhon, F., DeWitt, D. J., Dittrich, K. R., Maier, D., and Zdonik, S. B. (1990) The object-oriented database system manifesto. In SIGMOD Conference, p.395.