Article

O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura

Psicologia Reflexão e Crítica (Impact Factor: 0.09). 01/2002; 15(3). DOI: 10.1590/S0102-79722002000300009
Source: DOAJ

ABSTRACT

Este trabalho investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação da compreensão em leitura utilizando a técnica de Cloze. Participaram 612 estudantes ingressantes de quatro cursos de uma universidade particular, cuja tarefa era preencher a lacuna do texto com a palavra que julgassem mais apropriada. Observou-se um bom ajuste ao modelo de dois parâmetros da Teoria de Resposta ao Item, sendo que a escala formada pela soma do número de lacunas corretamente completadas provou possuir consistência interna alta (KR-20 = 0,84). Os itens formaram dois grupos em razão da dificuldade: um grupo com itens muito fáceis e outro com itens muito difíceis. Parte da variabilidade dos índices de dificuldade pôde ser explicada pela classe gramatical da palavra a ser descoberta (r=0,62, p <0,001). Do maior ao menor nível de complexidade foram observados: adjetivos, verbos, advérbios, substantivos, pronome, preposição e artigo. Analisando-se os processos cognitivos que poderiam explicar as diferenças de dificuldade correlacionadas com as classes gramaticais e aliando-se a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), discutiu-se o avanço das interpretações de proficiência em leitura referenciadas nos itens.

  • Source
    • "Nesta pesquisa utilizou-se a técnica de Cloze a partir do texto " A Princesa e o Fantasma " . A maior ou menor facilidade do leitor para reconstruir a estrutura do texto determinará não só o índice de sua inteligibilidade, como também sua habilidade de compreensão (Oliveira et al., 2009). O texto utilizado no presente trabalho foi a " A Princesa e o Fantasma " , elaborado por Santos (2005) tal como já mencionado. "
    [Show abstract] [Hide abstract]
    ABSTRACT: The objective of the present study was to verify the parameters of items and people by using the Item Response Theory (IRT) in a reading comprehension measurement, including quantitative and qualitative analyses of the items map as well as to investigate the presence of Differential Item Functioning (DIF). The sample consisted of 518 children from the 3rd, 4th and 5th grades, aged from 6 to 16, from private and public schools in the city of Belo Horizonte-MG. The instrument was a text prepared according to Cloze technique. The data confirmed the unidimensionality of the instrument; showed average theta higher than the average of items; and, the presence of DIF was observed in some items in relation to the school grades. The results demonstrated validity evidence for the instrument and are discussed in this paper.
    Full-text · Article · Dec 2012 · Psicologia Reflexão e Crítica
  • Source
    • "Muitos dos testes padronizados para os Estados Unidos, por exemplo, seriam extremamente onerosos para a realidade brasileira. No que tange a um instrumento confiável para o diagnóstico do nível de compreensão da leitura, a técnica de Cloze vem sendo muito utilizada, exatamente por ser de fácil manuseio e baixo custo (Santos, Boruchovitch & Oliveira, 2009; Santos, Primi, Taxa & Vendramini, 2002). Criada por Taylor, em 1953, consiste, em sua formulação tradicional, na adaptação de um texto com aproximadamente duzentos vocábulos, do qual se omitem todos os quintos vocábulos, substituindo-os por um traço do tamanho da palavra omitida. "
    [Show abstract] [Hide abstract]
    ABSTRACT: This work aimed at investigating the adequacy of Cloze technique to reading comprehension assessment and development. The first step was performed with 314 elementary school students attending from 2nd to 4th grades and the results indicated that the instrument showed appropriate psychometric parameters. In the following steps, two intervention programs were performed, the first one involving 85 and the second involving 73 3rd and 4th grades students, separated in experimental group (EG) and control group (CG), who took validated Cloze tests, as pre- and post-tests. The experimental groups participated of sessions, in which variations of Cloze techniques were presented, in order to increase reading comprehension. Analyses indicated an advantage of EG upon CG on post-test situation only in the second intervention program. Accomplishment of new studies is suggested in order to test the possibility of generalization of the research results.
    Full-text · Article · Apr 2010
  • Source
    • "Um exemplo é o Scholastic Reading Inventory (SRI 4 ), que é uma avaliação padronizada desenvolvida para medir quão bem os estudantes leem textos explicativos e da literatura de várias dificuldades. Cada item deste teste consiste de uma passagem do texto de onde é retirada uma palavra ou frase e são dadas opções ao leitor para completar a parte que falta na passagem, de forma similar como fazem os testes de Cloze (Santos et al., 2002). Como um exemplo de aplicações das medidas Lexiles, podemos citar professores que podem utilizar as medidas para selecionar os textos que melhor se enquadrem no grau de inteligibilidade de seus alunos. "
    [Show abstract] [Hide abstract]
    ABSTRACT: Este artigo apresenta o projeto de adaptação de métricas da ferramenta Coh-Metrix para o português do Brasil (Coh-Metrix-Port). Descreve as ferramentas de processamento de língua natural para o português que foram utilizadas, juntamente com as decisões tomadas para a criação da Coh-Metrix-Port. O artigo traz duas aplicações da ferramenta Coh-Metrix-Port: (i) a avaliação de textos jornalísticos e sua versão para crianças, mostrando as diferenças entre os textos supostamente complexos e textos simples, isto é, os textos reescritos; (ii) a criação de classificadores binários (com córpus de textos dedicados a adultos e crianças), analisando a influência do gênero no desempenho destes classificadores (gêneros jornalístico e de divulgação científica) e de textos de outras fontes. A precisão do melhor classificador treinado foi conseguida com a implementação de Support Vector Machines (SMO) do WEKA e foi de 97%. Como as métricas desta ferramenta ajudam a discriminar com boa precisão textos dedicados a adultos e a crianças, acreditamos que elas possam também ajudar a avaliar se textos disponíveis na Web são simples o suficiente para serem inteligíveis por analfabetos funcionais e pessoas com outras deficiências cognitivas, como afasia e dislexia, e também para crianças e adultos em fase de letramento e assim permitir o acesso dos textos da Web para uma gama maior de usuários.
    Full-text · Article · Jan 2010
Show more