ArticlePDF Available

São Paulo, a cidade dos sonhos, a cidade do cheiro, a cidade do que?

Authors:

Abstract

São Paulo, também conhecida como a Nova Iorque da América Latina, é um conglomerado de concreto, asfalto, trânsito, pessoas, como uma pitada de verde aqui e ali. Mas São Paulo é mais do que isso, ela não pode ser reduzida a fatos sócio-demográficos ou estatísticos. Ela é o centro cultural do Brasil, terra das universidades de ponta no país e centro econômico da América do Sul. Este ensaio é uma tentativa em dar uma visão de São Paulo pelos olhos de um europeu.
A preview of the PDF is not available
... Em lugares, onde tem diretrizes de reciclagem, muitas vezes, não funciona porque no Brasil coisas ecológicas não têm prioridade, ou as iniciativas se perdem na desorganização brasileira, na burocracia ou em outros obstáculos de vida. A natureza é violentada no Brasil(Theis, 2012). ...
Research
Full-text available
Esse texto trata da relação entre o povo brasileiro e a natureza. A natureza no Brasil é violentada, porque é vista como algo já garantido. Mas a natureza e o ambiente são duas coisas diferentes e o homem, o dono da cultura, que é um antagonista da natureza, começou somente a proteger a natureza e o meio ambiente a partir dos anos 1960s. Esse texto observa a relação dialética entre natureza e cultura, entre o homem e o meio ambiente, em geral e, no Brasil, especificamente do ponto de vista de alguém, para quem reciclagem ou proteção do meio ambiente foram parte de uma cultura internalizada. Com os olhos de imigrante, o autor tenta descobrir os mecanismos da relação complicada entre ambiente, natureza e cultura brasileira.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.