Este livro “Estudos de Gestão e Empreendedorismo” inclui uma parte substancial dos estudos, previamente objeto de dupla revisão anónima, apresentados no XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial que se realizou na Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo em 2017, promovido pelo Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM). Os estudos são fundamentalmente de natureza empírica, versam sobre temas atuais e, poderão constituir fonte de estímulo para a prossecução da investigação nas diversas áreas científicas.
Este livro está organizado em cinco partes:
Parte I – Gestão Geral
Parte II – Contabilidade e Gestão Financeira
Parte III – Marketing e Empreendedorismo
Parte IV – Economia e Turismo
Parte V - Educação
A Parte I agrega estudos de gestão de diversa natureza. Catarina Cavaco et al. analisa a relação entre a inteligência emocional (IE) e o burnout, descreve a importância da IE como forma de prevenção ao burnout com base numa metodologia quantitativa envolvendo profissionais de saúde.
Helder Antunes e Paulo Pinheiro abordam a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional. Desenvolveram uma revisão sistemática da literatura e propuseram um modelo integrativo. Das bases de dados Web of Science e Scopus, foram analisados 1335 artigos científicos entre 1960 e 2017.
O estudo de caso de Sara Romeiro et al. visa identificar e analisar o nível de desenvolvimento das práticas de Responsabilidade Social nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, no que diz respeito à sua dimensão interna e externa e nas vertentes ambientais, económicas e sociais, bem como a hierarquia das relações das mesmas com todos os seus stakeholders.
Maria José Gomes et al. ensaia uma proposta de investigação sobre a Metodologia Balanced Scorecard aplicada a um setor económico (setor vitivinícola) numa região portuguesa (Alentejo) e apresenta uma síntese do state of art da Metodologia.
À luz da teoria institucional, Maria do Céu Alves e Margarida Rodrigues através da metodologia de estudo de caso estudaram de que forma os expatriados podem ser considerados um mecanismo de controlo das multinacionais, sobre as suas subsidiárias e analisaram os impactos da distância entre a empresa mãe e as filiais, da existência ou não de uma linguagem comum e ainda das tensões organizacionais criadas na filial depois da colocação de um expatriado.
A Parte II trata de temas das áreas da contabilidade e da gestão financeira. Ana Martins estuda a utilidade da informação financeira com base na indústria bancária. Neste trabalho avalia a normalidade e proporcionalidade dos rácios mais utilizados no setor bancário, através da análise das características das respetivas distribuições.
Vítor Gabriel e Fernanda Matias analisam as dinâmicas de curto prazo e de longo prazo entre as bond yields dos seis países fundadores da UE, no período amostral compreendido entre abril de 1986 e maio de 2016, o qual foi subdivido em três subperíodos, de modo a explorar o efeito resultante de diferentes condições de mercado.
A auditoria informática nas grandes empresas espanholas foi o tema do estudo de Alfonso Moro et al.. Surgiu na sequência de outro trabalho realizado pelos autores em 2015 sobre a evolução da auditoria informática no setor empresarial espanhol.
Uma incursão pelos sistemas de medição do desempenho dos hotéis é levada a cabo por Ana Rita Faria et al. Este estudo pretende contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos sistemas de medição do desempenho no setor hoteleiro, dando particular destaque ao Balanced Scorecard (BSC). O estudo identifica os sistemas de medição e os indicadores de desempenho mais utilizados e procura estabelecer relações entre as características dos hotéis e a adoção de tais sistemas.
Por sua vez, a eficiência das empresas hoteleiras em Portugal - uma aplicação DEA - foi a temática investigada por Ana Martins et al. O estudo analisa a eficiência das empresas hoteleiras portuguesas através de uma metodologia bietápica. Na primeira etapa analisa-se a eficiência das empresas com recurso aos modelos DEA (Data Envelopment Analysis) tradicionais e ao modelo Slack Based Measurel (SBM) e na segunda etapa, aplicam-se os modelos complementares da supereficiência, fronteira invertida e eficiência composta.
Maria Casteleiro e Maria do Céu Alves estudaram o impacto do sistema de normalização contabilística (SNC) nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O principal objetivo deste estudo consiste em criar um framework, que permita aferir a perceção dos Contabilistas Certificados (CC) das IPSS relativamente ao impacto, implicações e qualidade do sistema de normalização contabilística para o setor e também para o prestígio da própria profissão.
Eládio Pedreño e Laura Pascual-Nebred investigam a problemática da denominada manipulação contabilística, que permite, mesmo dentro da lei, modelar a imagem fiel que as contas anuais devem fornecer. Essa manipulação contábil pode ser realizada por meio de contabilidade criativa ou por meio de gestão de lucros.
Patrícia Quesado e Maria Carlos Lopes apresentam um trabalho que visa implementar o sistema Activity Based Costing (ABC) numa empresa que produz carroçarias para diferentes modelos de autocarros.
A mensuração e a gestão dos ativos intangíveis foi objeto do estudo de Susana Rua et al. Efetuaram uma análise comparativa da mensuração dos ativos intangíveis no âmbito do SNC (Sistema de Normalização Contabilística) português e do PGC (Plan General de Contabilidad) espanhol.
Por sua vez, Lurdes Silva et al. investigam a transparência na prestação de informação de âmbito contabilístico e fiscal das entidades sem fins lucrativos. Trata-se de um estudo de caso de uma entidade do setor não lucrativo no que concerne às suas obrigações contabilísticas e fiscais.
A Parte III é dedicada aos estudos elaborados na área do marketing e do empreendedorismo. O estudo de José Saura e Pedro Palos-Sánchez recai na medição do Marketing Digital na Internet. O principal objetivo da pesquisa consiste em identificar os principais parâmetros do Web Analytics (AW) para a mensuração de técnicas de Marketing Digital.
Isabel Ribeiro e António Gonçalves investigam o perfil do consumidor de frutas desidratadas e o consumo e hábitos de compra deste produto em consumidores do Norte de Portugal.
Cláudia Dias et al. pretendem consolidar o estado da pesquisa académica na área do Marketing Empreendedor (ME), pelo que a opção metodológica assentou na elaboração de uma análise bibliométrica com recurso à técnica de coocorrência de termos.
Tendências do consumo de mel em Bragança (Portugal) foi a temática estudada por Isabel Ribeiro e António Fernandes. Este trabalho pretende traçar o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de compra e consumo.
Diego R. Toubes et al. estuda a relação da cultura com a atitude e a prática empreendedora no Japão e em três países da Europa (Itália, Espanha e Portugal). Através de uma pesquisa com 188 pequenas empresas nestes quatro países, as dimensões culturais associadas a cada país são identificadas a partir da perspetiva do empreendedorismo e a forma como a diversidade de culturas influencia a experiência empreendedora.
As perspetivas de empresários noviços em atividade empreendedora na Extremadura foi a temática desenvolvida por António Sousa et al. Os empreendedores iniciantes são indivíduos com expectativas de se tornarem empreendedores, mas sem experiência prévia em negócios.
Eduardo Aranda e Remédios Linares estudam a orientação empreendedora nas empresas familiares de Mérida. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer a importância da Orientação Empreendedora (OE) para as empresas familiares de Mérida, bem como analisar se existem diferenças entre o comportamento empreendedor de empresas familiares e não familiares
Juan Borrero analisa a importância da cultura do país e da universidade na intenção empreendedora dos estudantes universitários. Este estudo analisa as perceções de desejabilidade, viabilidade e intenção para iniciar novos negócios e como essas variáveis influenciam a intenção empreendedora comparando contextos institucionais diferentes, Espanha e Marrocos.
A Parte IV inclui os trabalhos das áreas da economia e do turismo. Vitor Martinho estuda a influência das atividades de investigação e desenvolvimento na importância relativa da produção agrícola. O objetivo deste estudo é analisar a influência da inovação, através das atividades de R&D e de variáveis ambientais na economia agrícola, considerando como base os desenvolvimentos de Cobb & Douglas (1928).
É também estudado o papel das redes comerciais e internacionais para a internacionalização no negócio da cortiça durante o século XIX e também apresentado um estudo de caso com base na empresa familiar Reynolds.
Raúl Martínez et al. comparam o desempenho de dois sistemas de negociação algorítmica de big data na Ibex, de janeiro a agosto de 2017. Estes sistemas utilizam modelos de inteligência artificial baseados no sentimento do investidor.
Pedro Palos-Sanchez et al. no seu estudo pretendem determinar a importância que o turismo de produção de azeite e produtos orgânicos relacionados está gradualmente adquirindo. Este turismo alternativo está aumentando significativamente nos países do sul da Europa e é uma alternativa ao turismo sazonal baseado no sol e na areia.
O impacto das peregrinações no turismo religioso, análise e previsão do fenómeno Mariano de Fátima constitui a temática investigada por José Fuinhas et al. Os resultados da previsão abrem portas para estudos do impacto económico, político e social das peregrinações ao Santuário.
A Parte V inclui os trabalhos que recaem na área da educação. Carolina Santos et al. investiga a lealdade dos Alumni dos cursos superiores de 1.º ciclo, apresentando uma proposta de modelo concetual. A compreensão de como a imagem da instituição e a satisfação profissional atuam no binómio satisfação-lealdade foram os construtos base para a construção do modelo concetual proposto.
Nuno Sousa et al. pesquisam a partilha de conhecimento entre docentes do ensino superior através de uma revisão quantitativa da literatura. Neste artigo analisam-se estudos empíricos de natureza quantitativa sobre a partilha de conhecimento entre académicos.
O livro termina com o estudo de Isabel Ribeiro e António Fernandes que recai no comportamento financeiro dos alunos de uma instituição pública de ensino superior portuguesa. Foi aplicado um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico.
Gostaríamos de mencionar que os trabalhos publicados neste livro contribuem para enriquecer o conhecimento das matérias estudadas e especialmente suscitar novas ideias para investigações futuras e de agradecer o empenho dos autores e revisores que contribuíram para esta publicação.
Os Editores
Fernanda Matias, José António C. Santos, Margarida Custódio Santos, Carlos Afonso,
Célia M. Q. Ramos, Celísia Batista