O crescente interesse pela temática da geografia e saúde em diversas áreas do conhecimento tanto no âmbito acadêmico quanto nos serviços públicos tem estimulado espaços para a discussão. O Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (GeoSaúde), o maior sobre o tema no Brasil, teve sua primeira edição em 2003 realizada em Presidente Prudente – SP. Em 2015, a sétima edição foi realizada em Brasília – DF e foi fruto da parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Institut Français de Recherche pour le Développement (IRD). Teve mais de 300 participantes de todos os estados brasileiros e de 15 países. Colocando o Distrito Federal na rede nacional e internacional da geografia da saúde.
Neste contexto, o Seminário Internacional Geografia & Saúde: Teoria e Método na atualidade, realizado em 2018 também em Brasília, visou contribuir para o fortalecimento e a consolidação da inserção de pesquisadores, professores e alunos da UnB e do Distrito Federal na rede global de Geografia da Saúde. O evento teve como parceiros para sua realização a UnB, o IRD e a Fiocruz e reuniu professores, pesquisadores e profissionais em torno da visão europeia e latino americana sobre os métodos e teorias aplicados a geografia da saúde, resgatando seu histórico, analisando o cenário atual e buscando vislumbrar os desafios futuros a partir de um olhar geográfico sobre a saúde. Em seu público o evento contou com a participação de geógrafos e sanitaristas, mas também de epidemiologistas, sociólogos, antropólogos, enfermeiros, biólogos, arquitetos e diversos outros profissionais e estudantes de disciplinas que privilegiam o olhar social e ambiental sobre a saúde.
O seminário dispôs de financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), do IRD, da International Geographical Union (IGU) e da UnB e contou com palestrantes nacionais e internacionais de diversas universidades e institutos de pesquisas brasileiros, latino-americanos e europeus, entre eles: Fiocruz, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), IRD (França), Maastricht University (UM, Holanda), Universidade de Havana (UH, Cuba) e Universidad de San Juan (UNSJ, Argentina).
Este e-book é fruto do Seminário Internacional Geografia & Saúde: Teoria e Método na atualidade e contou com a parceria da equipe do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS/UnB) para a sua elaboração. Os textos aqui apresentados são produtos das palestras ministradas durante o evento e procuram ilustrar de diversas maneiras a diversidade de análises sobre as inter-relações entre o ambiente e a saúde, baseadas essencialmente sobre o papel das relações espaço-temporais e também na mobilização de ferramentas e métodos geográficos para um olhar inovador do conhecimento a ser integrado nas abordagens científicas.
Os autores e participantes deste e-book estão associados à rede construída como parte do projeto JEAI-GITES (Jovem Equipe Associada ao IRD - Gestão, Indicador e Território: Ambiente e Saúde no Brasil) coordenado entre 2015 e 2018 pelas professoras-pesquisadoras Helen Gurgel (UnB) e Anne-Elisabeth Laques (IRD). O Programa JEAI (Jeunes Equipes Associées) é uma iniciativa do IRD voltada para o surgimento ou fortalecimento de equipes de pesquisa de países do Sul, no âmbito de parcerias científicas com unidades de pesquisa do IRD. O JEAI-GITES buscou fortalecer o lugar da geografia da saúde na elaboração de sistemas de melhoria do conhecimento, vigilância e alerta, de modo a integrar as disparidades espaciais das condições de saúde com a dinâmica socioambientais dos territórios. Em continuidade a esse programa atualmente a UnB, a FIOCRUZ e o IRD coordenam em parceria o LMI-Sentinela (Laboratório Misto Internacional - Observatórios Transfronteiriços do Meio Ambiente, Clima e Doenças Vetoriais).
Dessa maneira buscamos contribuir com o movimento de valorização das análises geográficas das adversidades à saúde, em busca de estratégias de superação para seus desafios, além de estabelecer um espaço para o debate sobre teoria e método no contexto contemporâneo. Trazendo e divulgando as novidades e atualidades do que vêm ocorrendo no nível nacional e internacional, com destaque para o cenário europeu (França e Holanda) e latino americano (Brasil, Cuba e Argentina).