Conference Paper

MONITORIZAÇÃO PSICOSSOCIAL DE UMA ACTIVIDADE INDUSTRIAL

Conference: I Encontro Nacional de Riscos, Segurança e Fiabilidade.

ABSTRACT

O presente trabalho resulta da monitorização da actividade industrial de uma cimenteira realizada em 2003 (momento 2; Mata, Gaspar de Carvalho, Marques, Moreira, Palma-Oliveira, 2003), que foi precedida de um Estudo de Impacte Ambiental da mesma realizado em 1997 (momento 1; Palma-Oliveira, 1998).
Pretende-se em termos gerais apresentar a percepção da situação pela população em 2003, relativamente a variáveis psicológicas como atitudes, percepção de risco, percepção de controlo, entre outras. O objectivo será ilustrar a forma como as pessoas locais avaliam e se adaptam aos outputs da actividade industrial (e.g., poluição) ao longo do tempo.
A amostra nesta avaliação era composta por 600 residentes, aos quais foi administrado telefonicamente um questionário. Neste questionário foi mantida a semelhança com algumas questões daquele administrado a 200 residentes com o mesmo procedimento, no momento 1.
A apresentação deste caso exemplo de monitorização psicossocial será precedido de um enquadramento teórico relativo a aspectos que poderão facilitar a posterior compreensão deste caso.

Download full-text

Full-text

Available from: Rui Gaspar
This research doesn't cite any other publications.