Article

A proposta da escola de tempo integral no Estado de São Paulo-novos desafios para a escola pública e para a formação de professores

Authors:
To read the full-text of this research, you can request a copy directly from the authors.

Abstract

A escola de tempo integral, como modelo para a educação de ensino fundamental, já está consolidada em vários países. No Brasil, existe um breve histórico de experiências desse tipo, mas, recentemente, algumas se vêm consolidando e abrindo novas perspectivas para ampliar as concepções, até então vi-gentes, sobre a instituição escola e sobre o currículo nela praticado. No Estado de São Paulo, inicia-se, em 2006, o programa de inclusão das primeiras unidades da rede pública numa proposta desse tipo. Com essa iniciativa, aparecem novos desafios, do ponto de vista estrutural e material, de concepção curricular e de formação docente. Neste artigo, pretende-se apresentar as bases do novo modelo pau-lista, destacando alguns dos desafios presentemente postos às escolas e aos organismos públicos, que passarão a enfrentá-los. Palavras-chave: Currículo. Educação integral. Ensino Fundamental. Formação de professores.

No full-text available

Request Full-text Paper PDF

To read the full-text of this research,
you can request a copy directly from the authors.

Article
Full-text available
Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa cujos objetivos consistiram em identificar as concepções e a compreensão da família a respeito da importância e do papel da escola e da família para o desenvolvimento das crianças. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semidirigidas com pais de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais cuja permanência da criança é em tempo integral, no município de Assis/SP, nas quais foi possível perceber um descompasso entre a função familiar e a escolar. Devido às transformações sociais e familiares dos últimos séculos, nota-se que a família sofreu um enfraquecimento no desempenho de seu papel, depositando parte da responsabilidade sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos na escola. Esta também se transformou, incorporou novas funções, como é possível observar na ampliação da jornada escolar que a mesma passou.
Article
Full-text available
This article presents a management model that supports the São Paulo’s educational policy from 1995 to 2014, rebuilding the logic that underlies and intertwines the main programs, projects and activities implemented during the period. Based on a literature review and document analysis, it was found that, during this period, the organizational streamlining, changing patterns of management and quality of teaching improvement axes remained as the basis education reform. Under this setting, the analyzed material shows that this process is sustained by an education managerialist and rationing model and therefore the quality of teaching itself.
ResearchGate has not been able to resolve any references for this publication.