Project

Uso Público e Monitoramento de Impactos

Updates
0 new
0
Recommendations
0 new
0
Followers
0 new
6
Reads
0 new
22

Project log

Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Conhecer o perfil do visitante é importante para que os gestores saibam mais sobre o uso público que acontece nas áreas protegidas. No Brasil, não há uniformidade na coleta desses dados entre visitantes de diferentes unidades de conservação (UCs), pois não há ainda um programa nacional voltado para o monitoramento da visitação. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar dados de perfil de visitantes de sete UCs que participaram da pesquisa realizada com o apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos, em parceria com o ICMBio e universidades americanas e brasileiras. A metodologia englobou a coleta de dados realizada por meio de questionários aplicados diretamente com os visitantes. Não foi definida uma amostra mínima e, para essa coleta, foram utilizados tablets com questionários em português, inglês, francês, espanhol e alemão. Quadros e gráficos foram elaborados com os resultados. Realizar caminhadas em trilhas foi para grande parte a principal atividade realizada, seguida da observação de animais. Quase a totalidade dos entrevistados realizaria a visita novamente e recomendaria a visita para outras pessoas. Pesquisas como essa auxiliam na compreensão do uso público e do turismo, o que é importante para os gestores, que assim podem sugerir melhorias para o uso público na UC. Para estudos futuros, coletas frequentes e amostras baseadas no número de visitantes são sugeridas, o que demanda um esforço relativo à contagem de visitantes.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Social media are important sharing tools for information about destinations and touristic atractions. Furthermore, they can generate relevant knowledge for the touristic development of the Conservation Units. For this reason, this article seeks to analyse the posts made with the hashtag #parquenacionaldoscamposgerais on the Instagram social platform, looking forward to contribute for the management of the public use on the Campos Gerais National Park (Parque Nacional dos Campos Gerais). 126 posts from july 2015 to august 2019 were analysed, which 1.280 hashtags were classified in four categories (Territory, Nature, Tourism and Others). It is possible to observate that the hashtags brings contributions for the public use on the Campos Gerais National Park such as: the appreciation of the Buraco do Padre atraction, the possibility for ecotouristic activities implementation and adventure tourism, the environmental interpretation, amongst others.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
RESUMO: O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) está localizado nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí na região Centro-Leste do Paraná. Entre os locais que apresentam visitação no interior do parque, encontra-se o atrativo Furnas Gêmeas, local caracterizado pela feição de relevo cárstico. Até abril de 2018 o acesso a este atrativo era livre, não existindo controle ou manejo nas visitações, deste modo foi realizado o monitoramento de visitantes na entrada do atrativo. Utilizou-se como metodologia a coleta de imagens com câmera, que incluíram o reconhecimento da área, testes de fixação, tempo de coleta e intervalo de captura, além da pesquisa bibliográfica e documental. O artigo tem por objetivo apresentar o total de visitas, horários e dias da semana em que foi registrado maior fluxo. No total, a coleta foi realizada em seis meses (entre novembro de 2017 e abril de 2018). Com base nas análises, pode-se compreender que uma das atividades realizadas é a contemplação da paisagem no pôr do sol, visto que o atrativo não oferece nenhuma estrutura no local além de sua própria beleza natural. Os dados apresentados podem servir como auxílio para um futuro plano de uso público.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Em Fernando de Noronha (PE) há facilidade na observação de animais como as tartarugas, golfinhos, tubarões, aves e peixes. Deste modo, este estudo de caso tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de percepção dos visitantes do arquipélago de Fernando de Noronha. A pesquisa foi realizada baseando-se no questionário do projeto intitulado “Turismo, Manejo de Uso Público e a Percepção dos Visitantes: Coleta de Dados e Pesquisa em Áreas Protegidas” que foi realizado também em outras Unidades de Conservação brasileiras. O questionário utilizado foi adaptado para a realidade brasileira e baseia-se nos aplicados pelo Serviço Florestal Americano em Florestas Nacionais dos Estados Unidos que participam do Programa NVUM – National Visitor Use Monitoring. No arquipélago a pesquisa foi realizada em 2016 e foram coletados 104 questionários utilizando um tablete o software Droid Survey. A metodologia englobou visitas in loco, consulta à bibliografia pertinente e a coleta de dados propriamente dita. O Projeto TAMAR e o Projeto Golfinho Rotador desenvolvem atividades que propiciam a observação de animais. Dos entrevistados, 68% visitaram o local pela primeira vez e 80% realizaram a atividade de observação de animais.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Resumo: A visitação é uma das atividades em Parques Nacionais e conhecer o perfil dos visitantes é importante para a gestão da UC. No Parque Nacional de São Joaquim (SC), a pesquisa objetivou verificar o perfil do visitante e a metodologia englobou embasamento bibliográfico e elementos do Programa "National Visitor Use Monitoring", do Serviço Florestal Americano. Foram analisados 47 questionários, contendo questões sócio-demográficas, de motivação e satisfação, relacionadas à experiência na UC. Nas conclusões o perfil é apresentado. Por fim, percebeu-se que pesquisas desse tipo são importantes para auxiliar os gestores a desenvolverem melhores programas de uso público. Palavras-chave: Unidade de Conservação. Uso Público. Perfil do visitante. Parque Nacional de São Joaquim. Abstract: Visitation is one of the activities in the National Parks and to know the profile of visitors is important for the management of the protected area. In São Joaquim National Park (SC), the research aimed to verify the profile of the visitor and the methodology encompassed bibliographic research and elements of the National Visitor Use Monitoring Program from the United States Forest Service. We analyzed 47 questionnaires, containing socio-demographic, motivation and satisfaction questions, related to the experience in the protected area. In the conclusions, the profile is presented. It was perceived that research of this type is important to help managers to develop better public use programs. Resumen: La visita es una de las actividades en Parques Nacionales y conocer el perfil de los visitantes es importante para la gestión del área protegida. En el Parque Nacional de São Joaquim, la investigación tuvo como objetivo verificar el perfil del visitante y la metodología englobó una base bibliográfica y elementos del Programa "National Visitor Use Monitoring", del Servicio Florestal de Estados Unidos. Fueron analizados 47 cuestionarios con preguntas socio-demográficas, de motivación y satisfacción relacionadas a la experiencia. En las conclusiones, se presenta el perfil. Se percibió que las investigaciones de este tipo son importantes para ayudar a los gestores a desarrollar mejores programas de uso público. Palabras-clave: Unidad de Conservación. Uso Público. Perfil del visitante. Parque Nacional de São Joaquim.
Jasmine Cardozo Moreira
added 2 research items
RESUMO O Parque Nacional dos Campos Gerais (Paraná) conta com sete áreas consolidadas de visitação, sendo que uma delas é o local denominado "Buraco do Padre", uma furna com uma cachoeira em que o acesso é feito por meio de uma trilha de aproximadamente 730 metros. A regularização fundiária desta UC ainda não iniciou, e a área do Buraco do Padre é privada. Por ser um local de relevante beleza cênica, recebe visitantes há décadas. Levando em consideração o histórico de visitação, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar os impactos ambientais na trilha que leva ao interior da furna, com o intuito de propor medidas de controle e minimização dos impactos negativos decorrentes da visitação. Como metodologia, foram selecionados pontos amostrais distribuídos ao longo desta trilha, onde mensalmente, durante um ano, foram monitorados indicadores de impacto ambiental. Os resultados foram categorizados em intervenções de curto, médio e longo prazo, com o propósito de compatibilizar o uso público da área com os objetivos de criação do Parque Nacional dos Campos Gerais. Ações de curto prazo podem ser direcionadas à manutenção básica da trilha, como cobertura das trilhas secundárias e dos desvios com serrapilheira da própria área e barreiras de contenção dos pontos de erosão; ações de médio prazo podem ser direcionadas ao incremento da infraestrutura, como passarelas em pontos de empoçamento e pontes nas áreas onde passam corpos d'água, e as ações de longo prazo podem ser direcionadas à sensibilização ambiental dos visitantes com a intenção de fazer com que o comportamento deste seja orientado no sentido de conservação da área visitada. Conclui-se que as informações resultantes podem vir a ser úteis na elaboração do futuro Plano de Manejo da UC. Palavras-chave: Parque Nacional dos Campos Gerais. Uso Público. Trilha. Monitoramento. Impactos da visitação. ABSTRACT The Campos Gerais National Park (Paraná) has seven consolidated areas of visitation, one of which is the place called "Buraco do Padre". It consists of a sinkhole with a waterfall and access is made by a trail with approximately 730 meters. The land regularization of this protected area has not yet begun, and the area is still private. Because it is a place of outstanding scenic beauty, it has been receiving visitors for decades.Taking into account the history of visitation, the main objective of this work was to analyze the environmental impacts on the trail leading to the waterfall, with the purpose of proposing measures to control and minimize the negative impacts resulting from the visitation. As a methodology, sample points distributed along this trail were selected, where environmental impact indicators were monitored for a year, monthly. The results were categorized into short, medium and long term interventions with the purpose of making the public use of the area compatible with the objectives of the Campos Gerais National Park. Short-term actions can be directed to the basic maintenance of the trail, such as covering the social trails entrances and using barriers to contain erosion points; medium-term actions can be an increasing of the infrastructure, such as footbridges and bridges in areas where there is water.
This paper presents aspects related to tourism and night visitation in Brazilian national parks, and prospects for its development. Although aspects of night management are most frequent in urban offers, it is important to identify the proposals for night visitation in national parks, as well as to verify the possibilities in the public use of these spaces in this sort of tourism activity. Amid 72 national parks investigated, only ten perform some kind of nocturnal activity, developed as an innovative proposal for visitors. Most activities are trails, walks, and wildlife observation. However, for the consolidation of this alternative in ecotourism, the management team of these parks recognizes the need for studies to create guidelines for night visitation in protected areas, in order to offer visitors security, conservation in the area, and quality management by of the organizers.
Jasmine Cardozo Moreira
added 2 research items
The objective of this effort was to collect data with cameras and to verify the satisfaction of the visitor and their crowding perception. The methodology involved interviews with 920 visitors and on-site data collection using a Plotwatcher camera. Camera images were collected each day, between 09h and 19h. Visitors were asked about their perception related with the number of people who were on the park at that time. The interviews took place between December 2017 and January 2018. Photos were also presented with 3 different scenarios to obtain visitors’ perceptions of the number of other visitors in the park. The three options were pictures with few people, with many people and a vast number of other people, so the visitor could answer which photo he preferred.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Resumo: No Brasil a criação de Unidades de Conservação é a mais importante ação do governo em prol da proteção da biodiversidade. No entanto, a constituição de espaços protegidos gera inúmeros conflitos. Assim, o presente artigo tem como objetivo principal analisar como conceitos da geografia se inserem nas discussões sobre a gestão das Unidades de Conservação brasileiras. Para tal o texto parte do histórico de criação das Unidades de Conservação, identificando aspectos preservacionistas e conservacionistas, e mais tardiamente a incorporação das questões referentes à proteção aos modos de vida das populações tradicionais, discutidos à luz das categorias geográficas: território, paisagem e lugar. O trabalho aborda ocorrência de conflitos em função de sobreposição de territorialidades, as dificuldades de consolidação do patrimônio natural por parte da sociedade e o restabelecimento da relação de pertencimento pelas Unidades de Conservação através da visitação e da interpretação ambiental.Palavras-chave: Unidades de Conservação. Gestão. Parques. Conceitos geográficos GEOGRAPHICAL CONCEPTS IN THE MANAGEMENT OF BRAZILIAN CONSERVATION UNITSAbstract: In Brazil, the creation of Protected Areas is the most important government action for biodiversity protection. However the creation of protected areas can generate many conflicts. This article aims to analyze how geography concepts fall in the discussion on the management of the Brazilian Protected Areas. The manuscript will discuss the history of the creation of protected areas, including preservationist and conservationist aspects, as well as the protection of livelihoods of traditional peoples. We will also focus on a discussion of geographical categories, including land, landscape and place. This discussion focuses on the occurrence of conflicts in land ownership and uses, and the difficulties in developing conservation units. Finally, we will examine the natural heritage and restoration of the settings through environmental interpretation.Keywords: Protected Area. Management. Parks. Geographical concepts. CONCEPTOS GEOGRÁFICOS EN LA GESTIÓN DE LAS UNIDADES DE CONSERVACIÓN BRASILEÑASResumen: En Brasil la creación de Unidades de Conservación es la más importante acción del gobierno en favor de la protección de la biodiversidad. Sin embargo, la constitución de espacios protegidos genera numerosos conflictos. Así, el presente artículo tiene como objetivo principal analizar cómo los conceptos de la geografía pueden ser inseridos en las discusiones sobre la gestión de las Unidades de Conservación brasileñas. Para esto, el texto empeza con el histórico de creación de las Unidades de Conservación, identificando aspectos preservacionistas y conservacionistas, sigue con la incorporación de las cuestiones referentes a la protección de los modos de vida de las poblaciones tradicionales, discutidos a la luz de las categorías geográficas: territorio, paisaje y lugar. Este artigo aborda la ocurrencia de conflictos en función de superposición de territorialidades, las dificultades de consolidación del patrimonio natural por parte de la sociedad y el restablecimiento de la relación de pertenencia por las Unidades de Conservación a través de la visita turística y la interpretación ambiental.Palabras clave: Unidades de Conservación. Gestión. Parques. Conceptos geográficos.
Jasmine Cardozo Moreira
added a research item
Em maio de 2015 a Universidade de West Virginia iniciou a coleta de dados no Parque Nacional de Anavilhanas no Estado do Amazonas, Brasil. O estudo conduzido tratou de uma réplica e extensão da pesquisa de monitoramento dos visitantes conduzido na Floresta Nacional do Tapajós, Pará, Brasil. A pesquisa foi parte de um dos primeiros estudos sistemáticos na área de monitoramento de visitantes a ser aplicado em áreas de conservação gerenciadas pelo ICMBio no Brasil, e foi financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).