Project

Tele-eletroencefalografia em Santa Catarina.

Goal: Desenvolver uma ferramenta de envio de imagens de EEG pela web, visualização e laudos a distância.

Methods: Desenvolvimento de software

Date: 1 December 2013 - 31 December 2016

Updates
0 new
0
Recommendations
0 new
0
Followers
0 new
3
Reads
0 new
63

Project log

Harley Miguel Wagner
added 4 research items
Neste manual você vai aprender como enviar imagens e os dados clínicos do paciente para o Portal do Sistema de Telessaúde e Telemedicina (STT), onde o exame será laudado por um médico especialista. A eletroencefalografia (EEG) é um exame que registra e analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente. O EEG é realizado com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixar os eletrodos, permite o registro adequado dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. O aparelho permite a realização computadorizada de eletroencefalografias, assim como sua monitoração, registro e arquivamento. O programa gera o resultado do exame em um arquivo digital que pode ser enviado para outros profissionais através da internet.
Neste manual, você vai aprender como laudar no Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) um exame de eletroencefalografia (EEG). A eletroencefalografia é um exame que registra e analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente. O EEG é realizado com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixar os eletrodos, permite o registro adequado dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. O aparelho permite a realização computadorizada de eletroencefalografias, assim como sua monitorização, registro e arquivamento. O programa gera o resultado do exame em um arquivo digital que pode ser enviado para outros profissionais através da internet.
Neste manual você vai aprender como solicitar um exame de eletroencefalografia no Portal do Sistema de Telessaúde e Telemedicina (STT). Esta solicitação pode ser feita tanto pelo médico solicitante do exame, quanto pelo profissional que realizar o EEG no paciente. A eletroencefalografia (EEG) é um exame que registra e analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente. O EEG é realizado com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixar os eletrodos, permite o registro adequado dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. O aparelho permite a realização computadorizada de eletroencefalografias, assim como sua monitoração, registro e arquivamento. O programa gera o resultado do exame em um arquivo digital que pode ser enviado para outros profissionais através da internet
Rafael Andrade
added 4 research items
O presente artigo relata a experiência da implantação de um sistema de telemedicina no Estado de Santa Catarina e apresenta os principais resultados da criação dessa rede. A Telemedicina em Santa Catarina nasceu com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a seus exames. Através da Telemedicina, pela internet, é possível acessar ou enviar exames e emitir laudos a distância. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Cyclops, do Departamento de Informática e Estatística, do Centro Tecnológico da UFSC. O governo catarinense se interessou pela iniciativa e, no ano de 2005, começou um projeto piloto chamado Rede Catarinense de Telemedicina. Em 2012 o sistema estava presente em 287 municípios catarinenses, possui mais de 2 milhões de exames armazenados em sua base de dados e engloba diversas modalidades de exames de imagens.
In order to reduce the effort in the integration and actualization of heterogeneous healthcare legacy systems that should share a common database, we propose the creation of an interoperability bus using the HL7 standard - the HL7Middleware. This interoperability bus is an intermediate layer responsible for the communication between a data-base, health information systems and medical equipment, called HL7Server. Connected systems use the HL7 messaging semantics to store and retrieve data from the database. We validate our approach with respect two different criteria: performance and integration costs. Benchmark tests were executed with and without the use of HL7Middleware and with different network bandwidths. These results demonstrated that the performance of the interoperability bus is higher when compared to traditional database access for larger volumes of data and when the bandwidth of the user is considerably lower than the bandwidth of the connection between HL7Server and database. The overall development and deployment cost was considered low and the reusability degree of wrapper code was considered high, thus suggesting a progressive reduction of the integration costs of additional services and subsystems of an organization.
No Brasil, estima-se que em torno de 5 a 7% da população apresentará uma crise epiléptica ao longo da vida. O Eletroencefalograma é um método fundamental para diagnóstico de epilepsia. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo integrado ao Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, com o objetivo de dar suporte a exames de Eletroencefalograma com envio, emissão de laudos e visualização a distância. São utilizados CID-10 e Descritores em Ciências da Saúde como linguagem de indexação de laudos a fim de gerar estatísticas em pesquisas futuras. O sistema está implantado em quatro unidades de saúde no município de Florianópolis. Os laudos são emitidos por um médico especialista da própria rede municipal e os exames são enviados à rede de Telemedicina. Com o uso desta metodologia é possível facilitar o dia-a-dia dos médicos, técnicos e pacientes com acessos mais rápidos e eficientes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Rafael Andrade
added a project goal
Desenvolver uma ferramenta de envio de imagens de EEG pela web, visualização e laudos a distância.