Project

Gestão e Tecnologia da Informação e do Conhecimento

Goal: Pesquisa em Business Intelligence, Tecnologia da Informação nas Organizações e Gestão na Organizações

Updates
0 new
1
Recommendations
0 new
1
Followers
0 new
6
Reads
0 new
75

Project log

Oscar Dalfovo
added 2 research items
RESUMO: Este artigo trata do processo de desenvolvimento de um ambiente virtual de apoio aos professores do Ensino Básico dos anos iniciais no ensino de ciências, dos Objetos de Ensino-Aprendizagem, bem como as novas tecnologias de informação e comunicação que vem transformando a vida humana, demonstrando novas formas de conviver, pensar, trabalhar na atualidade. Essa evolução digital atinge proporções imensas ao ambiente escolar e todo seu corpo docente, pois as mudanças de interesse específicos dos alunos fazem com que a escola e o professor despertem e faz com que estejam atentos para realizar as adequações necessárias aos novos interesses, sendo que estes sejam respeitados e valorizados nos processos de ensino-aprendizagem. Com isto, o artigo busca tratar da utilização das TIC no ensino de ciências nos anos iniciais por professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Blumenau e da utilização de um ambiente virtual. Verificar através de uma pesquisa o conhecimento dos professores no uso do computador e também a utilização em suas aulas. Após esta coleta, efetuar registro dos dados pertinentes ao uso da informática dos professores da região de Blumenau e em seguida, transformar em gráficos e tabelas para ser analisados pela equipe do OBEB. Os resultados apontaram que a maioria dos professores não utilizavam o computador em sala de aula, e que muitos não tinham nenhum conhecimento de como usar da Tecnologia da Informação. Diante dessa constatação foram planejadas formações a partir da utilização da informática como recurso pedagógico, tendo a internet e o ambiente OBEB, como sua ferramenta principal. Com este objetivo foi utilizado o Observatório da Educação Básica-OBEB, onde estão vinculados os objetos de Ensino-Aprendizagem desenvolvidos para o Ambiente, mas também busca disponibilizar sugestões de atividades disponíveis no internet, sendo
Os escritos que se encontram nesta obra sobre a necessária articulação entre a educação básica e o ensino superior não devem ser tomados como algo novo, tampouco completo. No entanto, a iniciativa liderada por um grupo de professores da rede municipal de ensino, técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau - SEMED, pós-graduandos e professores-pesquisadores da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB merece destaque por parte de todos. Ao disponibilizar conteúdos e metodologias de estudo sobre a ocupação de Blumenau e do Vale do Itajaí para toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral, este trabalho acrescenta uma valiosa contribuição à difusão do conhecimento científico a respeito da nossa terra e da nossa gente. Outro ponto relevante desta obra é a articulação destes saberes às novas tecnologias de informação e comunicação que possibilitam a democratização destes conhecimentos a um número ilimitado de estudiosos e interessados em pesquisar sobre o tema. Desejo que todos os leitores que tenham contato com esta obra possam reconhecer o esforço daqueles que se empenharam em disponibilizar conteúdos e metodologias visando à melhoria da educação básica e da pesquisa científica.
Oscar Dalfovo
added a research item
RESUMO Esse estudo tem como objetivo verificar qual a relação do estilo de aprendizado aplicado em sala de aula, quando confrontado entre as duas variáveis de Fatores que Facilitam os Métodos de Ensino e Modelo de Estilo de Aprendizagem VARK, com a percepção do indivíduo. A fase empírica desse estudou, caracterizou-se como descritiva e quantitativa. A amostra selecionada para este estudo é amostra não probabilística por conveniência. As análises ocorreram inicialmente pela inferência da estatística descritiva, bem como, média e desvio padrão. Após, foi aplicada uma análise multivariada de dados, a análise fatorial confirmatória e análise de variância (ANOVA). Foi identificado a existência de vários estilos no grupo estudo, assim como, o estilo com maior representatividade. O estudo apresenta que o estilo presente no indivíduo é modificado com o passar do tempo, reforçando que o método utilizado pode influenciar a percepção do aluno, dependendo o seu estilo. ABSTRACT The purpose of this study is to verify the relationship between the learning style applied in the classroom when confronted between the two variables of Factors Facilitating Teaching Methods and VARK Learning Style Model, with the individual's perception. The empirical phase of this studied was characterized as descriptive and quantitative. The sample selected for this study is a non-probabilistic sample for convenience. The analyzes initially occurred by the inference of descriptive statistics, as well as mean and standard deviation. Afterwards, a multivariate analysis of data, confirmatory factorial analysis and analysis of variance (ANOVA) was applied. It was identified the existence of several styles in the study group, as well as, the style with greater representativeness. The study shows that the present style in the individual is modified over time, stressing that the method used can influence the perception of students, depending on your style.
Oscar Dalfovo
added 4 research items
Resumo: O crescente aumento do volume de transporte de mercadorias traz a necessidade da automatização dos processos. Partindo disso, realizou-se pesquisa bibliográfica e fez-se coleta de dados para que fosse possível desenvolver um sistema de troca eletrônica de dados que viabilizasse o ganho de tempo e proporcionasse procedimentos mais confiáveis na troca de informações entre parceiros comerciais. Para promover a integração, utilizou-se de ferramentas como PHP, MySQL, e a tecnologia XML como formato padrão de troca de dados. Como resultado, obteve-se um sistema confiável, funcional e eficiente. Palavras-chave: EDI. Logística. ERP. TMS. Parceiro do frete.
A facilidade de acesso à informação e a disseminação dos dados com uma velocidade extraordinária, devido ao avanço das tecnologias, criou um cenário onde o conhecimento se torna o principal fator para a tomada de decisões nas empresas. Nesse novo contexto, pode-se notar que cada vez menos as organizações trabalham de forma tradicional, onde acontece o aumento da procura por pessoas especialistas em determinada área (Consultor Empresarial). Estes profissionais devem estar sincronizados com as novas tecnologias e capacitados para utilizá-las, e assim converter o conhecimento que a organização detém em rendimentos e resultados positivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Gestão do Conhecimento no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no auxílio à tomada de decisões dos Consultores Empresariais. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada inicialmente para explanar suportes teóricos necessários para o desenvolvimento do estudo e para identificar as principais necessidades de capital humano e pontos importantes no auxilio à tomada de decisões dos Consultores Empresariais, foram aplicados questionários para analisar a efetividade da Gestão do Conhecimento no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação em grandes empresas comerciais de Chapecó-SC. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória e descritiva, com enfoque de pesquisa qualitativa e quantitativa (pesquisa mista). Os resultados ainda são acanhados, porém notou-se que o processo decisório poderia ser mais estruturado e facilitar mais a tomada de decisões dos Consultores Empresariais, uma vez que as decisões são influenciadas pela estrutura de tecnologias e capital intelectual existentes no ambiente. As organizações estudadas adotam algumas práticas referentes à GC e TIC, porém existem alguns fatores não diagnosticados que podem vir a melhorar e tonar a tomada de decisões dos Consultores Empresariais mais eficientes no uso do capital intelectual.
Oscar Dalfovo
added an update
O grupo de pesquisa em Gestão e TI e Comunicação, pesquisará estudos envolvendo as empresas de Gestão e TIC, envolvendo as áreas de Gestão de Negócio com Tecnologia da Informação e Comunicação e Conhecimento. O grupo irá pesquisar inovações tecnológicas, Inteligência competitiva, Gestão do Conhecimento, envolvendo TIC com Gestão de Negócio. Envolverá também a parte de sistemas de gestão em ERP, SIG e Business Intelligence, processos de Gestão Empresarial. O objetivo geral é caracterizar os modelos de Gestão da Inteligência Competitiva integrado com Sistemas de Informação e Conhecimento, que seja capaz de auxiliar os executivos das organizações nas tomadas de decisões em nível estratégico.
The research group in Management and IT and Communication, will research studies involving Management and ICT companies, involving the areas of Business Management with Information Technology and Communication and Knowledge. The group will research technological innovations, Competitive Intelligence, Knowledge Management, involving ICT with Business Management. It will also involve the part of management systems in ERP, GIS and Business Intelligence, Business Management processes. The general objective is to characterize the models of Management of Competitive Intelligence integrated with Information and Knowledge Systems, which is capable of assisting the executives of the organizations in the strategic decision making.
 
Oscar Dalfovo
added 4 research items
RESUMO A área de administração de pessoal iniciou, dentro das organizações, um processo que hoje é o grande foco dos investimentos na busca da competitividade de mercado, tão acirrada em tempos de forte globalização, que é a gestão do capital humano. Há algum tempo, as organizações já perceberam que o diferencial para ser competitivo não está no que se produz e sim nas pessoas que tornam tal processo uma realidade. Como se vive atualmente a era do conhecimento, os softwares de gestão do capital humano vieram para potencializar a gestão desses recursos humanos, tornando mais ágil o processo de disseminação. Tanto quanto a veloz expansão dos softwares, as empresas se estenderam para diversas regiões do planeta, o que gera a demanda de ter um software adequado às convenções locais, seja ele localizado ou não. A localização de software é uma área de estudos recentes, mas já conta com investimentos em centros de pesquisas por parte de transnacionais. Como objetivo geral da presente pesquisa, buscou-se comparar as principais informações pertinentes à área de administração de pessoal entre Brasil, Argentina e México, para a Localização de um software de gestão do capital humano, e dessa formar e inspirar outros pesquisadores a explorarem este assunto em outras áreas da Administração. A pesquisa utilizou o método comparativo. Quanto aos objetivos pode ser classificada como descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos pode ser classificada como bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários estruturados em empresas da Argentina e do México, e a análise dos resultados permitiu que fosse possível identificar quais são as áreas de atuação de maior aderência nesses países, e principalmente quais são as informações de maior e menor aderência para a localização dos softwares brasileiros. O percentual de utilização dos atuais software de recursos humanos, bem como a apresentação dos softwares mais indicados na pesquisa, complementam a análise dos resultados. Por fim, concluiu-se que é possível tornar realidade a gestão integrada de todas as informações organizacionais entre outros países, principalmente com a Argentina, o México e o Brasil. ABSTRACT The area of staff administration has initiated inside of the organizations a process that today is the great focus of investments in the search of market competitiveness so tough in times of strong globalization, the human capital management. For some time, the organizations have already realized that the differential to be competitive is not in what is produced but in the people who make this process a reality. As the age of the knowledge is currently lived, software of human capital management came to improve the management of these human resources, enabling a more agile dissemination process. As much as the fast expansion of software, the companies have extended to several regions of the planet, which generates the demand of having appropriate software to the local conventions, whether localized it or not. Software localization is an area of recent studies, but has investments research centers by multinational. As general objective of this research, it was sought the comparison of the main pertinent information from the area of personnel management between Brazil, Argentina and Mexico, for the localization of human capital management, so to form and to inspire other researchers to explore this subject in other areas of Administration. The research used the comparative method. As for the objectives it can be classified as descriptive and exploratory; as for the procedures it can be classified as bibliographic and documentary; and as for the approaching of the problem, it can be classified as quantitative and qualitative. Structured questionnaires were applied in companies of Argentina and Mexico, and the analysis of the results showed that it was possible to identify which are the areas of performance of higher adhesion in these countries, and mainly which is the information of greater and minor adhesion for the localization of Brazilian software. The use percentage of current software of human resources, as well as the presentation of the most indicated in the research software, complements the analysis of the results. Finally, it was concluded that is possible to bring to reality the integrated management of all organizational information among others countries, mainly with Argentina, Mexico and Brazil. RESUMEN En el área de administración de personal de las organizaciones se inició un proceso que hoy es el centro de las inversiones en busca de la competitividad de mercado, tan disputada en tiempos de intensa globalización: la gestión del capital humano. Desde hace algún tiempo, las organizaciones comprendieron que para tener competitividad, el factor diferencial no está en lo que se produce, sino en las personas que hacen realidad este proceso. Como actualmente se vive en la era del conocimiento, los softwares de gestión del capital humano llegaron para potenciar la gestión de los recursos humanos, haciendo más ágil el proceso de difusión. Esta investigación tuvo por finalidad comparar las principales informaciones pertinentes al área de administración de personal entre Brasil, Argentina y México, para la localización de un software de gestión de capital humano y de esta forma inspirar a otros investigadores, a que exploren este tema en otras áreas de la Administración. En esta investigación se utilizó el método comparativo. En cuanto a los objetivos puede clasificarse como descriptiva y exploratoria; en cuanto a los procedimientos puede clasificarse como bibliográfica y documental y en cuanto al enfoque del problema, puede clasificarse como cuantitativa y cualitativa. Se aplicaron cuestionarios estructurados en empresas de Argentina y México, y el análisis de los resultados permitió identificar cuales son las áreas de actuación con más adhesión en estos países y principalmente cuales son las informaciones con mayor o menor adhesión para la localización de los softwares brasileños. El porcentual de utilización de los actuales softwares de recursos humanos, así como la presentación de los softwares más adecuados para la investigación, complementan el análisis de los resultados. Finalmente, se concluyó que es posible hacer realidad la gestión integrada de todas las informaciones organizacionales de diversos países, principalmente entre Argentina, México y Brasil.
Oscar Dalfovo
added 8 research items
This article discusses the understanding and behavior of entrepreneurs incubated for software companies (development of information systems, provide services in information technology - hardware and software, and advise on the implementation of administrative management systems) in relation to knowledge, in the obtaining and facilitating the use of knowledge and availability of media. Initially, it sought a fundamental concept for the study and is based contextualise the issue, making the connection with the knowledge of the views of academic and business. After an analysis was conducted based on applied research to executives on their understanding of the concept of knowledge regarding the way in which it operates (professional and personal), concluding with the importance of knowledge for business growth from the person.
The area of staff administration has initiated inside of the organizations a process that today is the great focus of investments in the search of market competitiveness so tough in times of strong globalization, the human capital management. For some time, the organizations have already realized that the differential to be competitive is not in what is produced but in the people who make this process a reality. As the age of the knowledge is currently lived, software of human capital management came to improve the management of these human resources, enabling a more agile dissemination process. As much as the fast expansion of software, the companies have extended to several regions of the planet, which generates the demand of having appropriate software to the local conventions, whether localized it or not. Software localization is an area of recent studies, but has investments research centers by multinational. As general objective of this research, it was sought the comparison of the main pertinent information from the area of personnel management between Brazil, Argentina and Mexico, for the localization of human capital management, so to form and to inspire other researchers to explore this subject in other areas of Administration. The research used the comparative method. As for the objectives it can be classified as descriptive and exploratory; as for the procedures it can be classified as bibliographic and documentary; and as for the approaching of the problem, it can be classified as quantitative and qualitative. Structured questionnaires were applied in companies of Argentina and Mexico, and the analysis of the results showed that it was possible to identify which are the areas of performance of higher adhesion in these countries, and mainly which is the information of greater and minor adhesion for the localization of Brazilian software. The use percentage of current software of human resources, as well as the presentation of the most indicated in the research software, complements the analysis of the results. Finally, it was concluded that is possible to bring to reality the integrated management of all organizational information among others countries, mainly with Argentina, Mexico and Brazil.
Oscar Dalfovo
added a project goal
Pesquisa em Business Intelligence, Tecnologia da Informação nas Organizações e Gestão na Organizações