Project

Formação da coleção de obras raras da Biblioteca Rio-Grandense: um olhar a partir das marcas de propriedade presentes no acervo

Goal: O projeto de extensão "EXT-1737 Formação da coleção de obras raras da Biblioteca Rio-Grandense: um olhar a partir das marcas de propriedade presentes no acervo" desenvolverá ações de extensão, pesquisa e inovação tecnológica. Para tanto, propõe a identificação, catalogação, digitalização e disponibilização dos registros fotográficos digitais das marcas de propriedade presentes no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense em catálogo on-line, tendo por objetivo colaborar na recuperação da história da formação das coleções pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense. Será realizado junto à Biblioteca Rio-Grandense, com a colaboração do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3), com o qual já temos parceria na realização de projetos de pesquisa. Esta iniciativa deverá integrar o Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos, projeto em desenvolvimento (parceria entre ICHI e C3), o qual prevê a integração entre repositórios de imagens digitais e aplicativo de reconhecimento de imagens. Para a execução da proposta apresentada, será utilizado o software livre Omeka Classic, os registros serão criados de acordo com regras internacionais de catalogação, obedecendo ao padrão DublinCore de intercâmbio de registros. A primeira fase da proposta, prevista para ocorrer de março a setembro de 2022, terá como metas a instalação do software em servidor local (C3), formatação da base, digitalização de marcas de propriedade presentes em obras raras do século XVI, criação de registros das imagens em formato DublinCore, criação de exposições (coleções) dentro da base, testes de aplicação e ajustes.

Updates
0 new
0
Recommendations
0 new
0
Followers
0 new
0
Reads
0 new
1

Project log

Marcia Carvalho Rodrigues
added a project goal
O projeto de extensão "EXT-1737 Formação da coleção de obras raras da Biblioteca Rio-Grandense: um olhar a partir das marcas de propriedade presentes no acervo" desenvolverá ações de extensão, pesquisa e inovação tecnológica. Para tanto, propõe a identificação, catalogação, digitalização e disponibilização dos registros fotográficos digitais das marcas de propriedade presentes no acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense em catálogo on-line, tendo por objetivo colaborar na recuperação da história da formação das coleções pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense. Será realizado junto à Biblioteca Rio-Grandense, com a colaboração do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3), com o qual já temos parceria na realização de projetos de pesquisa. Esta iniciativa deverá integrar o Sistema de Armazenamento e Reconhecimento de Marcas de Proveniência em Acervos Bibliográficos, projeto em desenvolvimento (parceria entre ICHI e C3), o qual prevê a integração entre repositórios de imagens digitais e aplicativo de reconhecimento de imagens. Para a execução da proposta apresentada, será utilizado o software livre Omeka Classic, os registros serão criados de acordo com regras internacionais de catalogação, obedecendo ao padrão DublinCore de intercâmbio de registros. A primeira fase da proposta, prevista para ocorrer de março a setembro de 2022, terá como metas a instalação do software em servidor local (C3), formatação da base, digitalização de marcas de propriedade presentes em obras raras do século XVI, criação de registros das imagens em formato DublinCore, criação de exposições (coleções) dentro da base, testes de aplicação e ajustes.