Project

Cadernos de Regionalismo ODR

Goal: Os Cadernos de Regionalismo ODR (ISSN 2675-6390) têm como objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas e reflexões desenvolvidas no escopo do grupo de pesquisa Observatório de Regionalismo (ODR).
As atividades do grupo incluem projetos de pesquisa de estudantes de pós-graduação, alunos do PPGRI San Tiago Dantas, do IRI USP, entre outras instituições, reuniões de estudo e pesquisa, manutenção de uma página web com publicação de artigos curtos semanais sobre a temática regional, compartilhamento de notícias, e a realização de eventos para a divulgação e o debate dos estudos abertos a todos/as interessados/as.
A proposta de criação dos Cadernos de Regionalismo deriva da intenção inicial de produzir e publicar relatórios anuais sobre a temática regional ao redor do mundo, através de um Dossiê. No entanto, diante da possibilidade de ampliação das publicações, expande-se a proposta para a criação de um periódico específico, com abertura para a edição de outros números anuais, que se voltem para a integração e as dinâmicas do relacionamento regional.

Updates
0 new
13
Recommendations
0 new
2
Followers
0 new
5
Reads
0 new
58

Project log

Luan Pessoa
added an update
"A política externa dos presidenciáveis nas eleições 2022 — Na segunda-feira (12/09), Camila Araujo, Vanessa Martina, Amanda Harumy e as convidadas Flavia Araujo e Regiane Bressan, do Observatório de Regionalismo, conversam sobre o programa dos presidenciáveis das Eleições 2022 para a política externa. A discussão foi orientada pelo dossiê ‘Política externa e regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições de 2022’, do Observatório de Regionalismo."
 
Luan Pessoa
added an update
"Com base em dossiê de política externa, professora da Unesp comenta propostas de relações internacionais apresentadas pelos presidenciáveis 2022Karina Lilia Pasquariello Mariano, professora do câmpus da Unesp em Araraquara, docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP) ligado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp e coordenadora do Observatório de Integração, faz um balanço dos programas apresentados pelos presidenciáveis nas eleições 2022, com base no dossiê de política externa e regionalismo, o qual foi elaborado por diferentes pesquisadores e que será lançado em 20 de setembro."
 
Luan Pessoa
added an update
No quinto episódio da Segunda temporada do ODR Podcast convidamos Bárbara Carvalho Neves e Thiago Fernandes para apresentar os principais temas e propostas no âmbito de Política Externa do Plano de Governo dos ‘Outros Candidatos’ para as eleições presidenciais de 2022.
 
Luan Pessoa
added an update
No quinto episódio da Segunda temporada do ODR Podcast convidamos Paulo Cesar dos Santos Martins para apresentar os principais temas e propostas no âmbito de Política Externa do Plano de Governo de Simone Tebet para as eleições presidenciais de 2022.
 
Luan Pessoa
added an update
No quarto episódio da Segunda temporada do ODR Podcast convidamos Flavia Araujo e João Victor da Motta Baptista para apresentar os principais temas e propostas no âmbito de Política Externa do Plano de Governo de Ciro Gomes para as eleições presidenciais de 2022.
 
Luan Pessoa
added a research item
A quinta edição dos Cadernos de Regionalismo ODR: Dossiê 2021 – Anuário de Regionalismo, apresenta o panorama dos processos de integração regional e suas agendas no segundo ano da pandemia de Sars-cov-02 que afetou todo o globo. O ano de 2021 foi marcado pelo agravamento da crise pandêmica e da crise econômica, por sua vez, este contexto foi somado a governos conservadores e iliberais, que endossaram o movimento negacionista e atacaram as instituições democráticas, sejam nacionais, regionais e multilaterais. As dificuldades enfrentadas por tais instituições agravaram as dificuldades inerentes às relações internacionais em sua ordem regional e multilateral. Não obstante, o regionalismo, ainda que em crise, intenta resistir ao propor soluções aos problemas comuns também advindos deste cenário. As análises de conjuntura deste Dossiê apresentam algumas iniciativas das organizações regionais, bem como examinam os problemas inerentes ao regionalismo, além de perpassar as diferentes regiões do globo. Os artigos discutem desde os eventos que marcaram os processos de integração regional em 2021, como os trinta anos do Mercosul e os novos acordos entre Reino Unido e União Europeia (UE), até a agenda mais ampla e diversificada que envolve o regionalismo contemporâneo destacando a importância da democracia, infraestrutura e meio ambiente. Link: http://observatorio.repri.org/dossie/edicoes/vol-5-2021-anuario-de-regionalismo/
Luan Pessoa
added an update
No terceiro episódio da Segunda temporada do ODR Podcast convidamos Heitor Erthal e Luan Olliveira Pessoa para apresentar os principais temas e propostas no âmbito de Política Externa do Plano de Governo de Jair Bolsonaro para as eleições presidenciais de 2022.
 
Luan Pessoa
added an update
No segundo episódio da Segunda temporada do ODR Podcast convidamos Davi Antonino Guimarães e Mauricio Dias para apresentar os principais temas e propostas no âmbito de Política Externa do Plano de Governo de Luis Inácio Lula da Silva para as eleições presidenciais de 2022.
 
Luan Pessoa
added an update
Após uma longa, porém muito agitada pausa, o Observatório de Regionalismo traz a Segunda Temporada do Podcast do ODR!
Nesse primeiro episódio convidamos o Prof. Dr. Cairo Gabriel Borges Junqueira para apresentar o lançamento do nosso Dossiê sobre Política Externa no marco das eleições do Brasil (2022). Analisar os Planos de Governo dos 12 candidatos à presidência é, não somente importante, como necessário para entender suas propostas e possíveis caminhos ao país nos próximos anos. Dentro dessa análise destacamos o papel da Política Externa, e como as propostas dos candidatos pode impactar no posicionamento e nas relações externas do país no futuro próximo! Não deixem de conferir essa discussão!
 
Bárbara Carvalho Neves
added 2 research items
Por ocasião das atuais eleições presidenciais no Brasil, o Observatório de Regionalismo apresenta em sua edição especial o Dossiê Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições de 2022, uma publicação exclusiva que tem o objetivo de analisar o modo como a política externa e o regionalismo estão inseridos nos programas das principais candidaturas. Por meio dessa iniciativa coletiva, o Observatório de Regionalismo acredita instigar a reflexão sobre temas de política externa e regionalismo e, assim, contribuir para o debate de ideias ainda mais necessário em períodos eleitorais. O dossiê resulta, portanto, na geração de um conteúdo informativo de interesse a docentes, discentes, e profissionais de relações internacionais, bem como os que buscam se informar sobre o tópico em geral. A produção é fruto da colaboração de diversos pesquisadores membros do Observatório de Regionalismo, dentre organizadores, autores, revisores e editor gráfico, e contou com apoio inestimável do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).
On the occasion of the current presidential elections in Brazil, the Regionalism Observatory presents a special publication, the “Foreign Policy and Regionalism Dossier: the Government Plans of Brazilian Presidential Candidates in the 2022 Elections”, an exclusive edition that aims to analyze how foreign policy and regionalism are included in the programs of the main candidacies. Through this collective initiative, the Regionalism Observatory aims to instigate reflection on foreign policy and regionalism issues and thus to contribute to the debate of such ideas, which is even more necessary in electoral periods. The Dossier, therefore, results in the publication of an informative content, interesting to professors, students, researchers, and professionals in international relations, as well as to the general public who seek to inform themselves about the topic. The production is the result of the collaboration of several researchers, members of the Regionalism Observatory, who have contributed as organizers, authors, reviewers, and graphics editor. The group also relied on the support of its host institution, the Graduate Program in International Relations San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) and the Research Network on Foreign Policy and Regionalism (REPRI).
Luan Pessoa
added a research item
Nos trinta anos do Mercosul, nos chamam a atenção o discurso da "volta às origens". Regionalismo aberto foi um conceito que orientou os termos do Tratado de Assunção em 1991 e o Mercosul em boa parte da década de 1990. No final dessa década, uma crise atingiu o Mercosul e ascenderam forças políticas críticas àquela orientação. Tempos depois, notamos essa "volta às origens" e o que esse conceito nos diz nesse momento? O regionalismo seria ou precisaria ser aberto a quê? O que (ainda) está fora e que deve ser alvo de abertura da região? Tendo em vista tais indagações, precisamos retornar àquele contexto e ao debate teórico entre algumas perspectivas sobre o conceito para podermos encontrar pistas do alvo da abertura, naquela época e hoje. http://observatorio.repri.org/2021/06/01/volta-as-origens-o-regionalismo-aberto-tempos-depois-no-mercosul/
Tainá Siman
added a research item
O Mercosul é uma iniciativa de integração regional, com processo decisório intergovernamental, altamente focado no executivo dos Estados. No entanto, isso não significa que não seja possível construir, no Mercosul, mecanismos formados por outros atores, que contribuam para o projeto da integração e que, inclusive, interfiram no processo decisório e nos rumos do bloco como um todo. Nesse artigo trazemos informações e conquistas da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF): um órgão de disseminação de políticas públicas com metodologia própria, que construiu relações não somente no Mercosul, mas também para além dele. Essas estratégias institucionais ficaram conhecidas como Método REAF.
Tainá Siman
added a project goal
Os Cadernos de Regionalismo ODR (ISSN 2675-6390) têm como objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas e reflexões desenvolvidas no escopo do grupo de pesquisa Observatório de Regionalismo (ODR).
As atividades do grupo incluem projetos de pesquisa de estudantes de pós-graduação, alunos do PPGRI San Tiago Dantas, do IRI USP, entre outras instituições, reuniões de estudo e pesquisa, manutenção de uma página web com publicação de artigos curtos semanais sobre a temática regional, compartilhamento de notícias, e a realização de eventos para a divulgação e o debate dos estudos abertos a todos/as interessados/as.
A proposta de criação dos Cadernos de Regionalismo deriva da intenção inicial de produzir e publicar relatórios anuais sobre a temática regional ao redor do mundo, através de um Dossiê. No entanto, diante da possibilidade de ampliação das publicações, expande-se a proposta para a criação de um periódico específico, com abertura para a edição de outros números anuais, que se voltem para a integração e as dinâmicas do relacionamento regional.