Project

COM+ Researches

Goal: This project is related to all research group COM+ working activities: digital media - storytelling, business models, media in organizations

Updates
0 new
1
Recommendations
0 new
0
Followers
0 new
14
Reads
0 new
191

Project log

Issaaf Karhawi
added a research item
O artigo tem o objetivo de refletir acerca do planejamento estratégico a partir de conceitos teóricos e práticos e propor etapas para o planejamento em comunicação digital. O texto é resultado do questionamento das autoras em relação às matrizes de planejamento existentes com fins de chegar a um modelo "aberto" que possa ser adaptado e "moldado" de acordo com a necessidade de quem o aplica. A metodologia fundante da proposta é a pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: Planejamento estratégico. Comunicação digital. Etapas.
Carolina Terra
added a research item
O artigo se inicia caracterizando, brevemente, o que é influência e como o conceito se faz importante na atualidade. Por meio de pesquisa bibliográfica, como metodologia principal, o trabalho segue distinguindo o broadcast de socialcast e brandcast. A seguir, trabalha a questão da visibilidade digital por meio de autores como Thompson (2008, 2014), Scheid (2018), Barichello (2017), Dreyer (2017), entre outros. Por fim, sugerimos um possível caminho para as marcas que almejam se tornar visíveis e influentes no âmbito digital.
Issaaf Karhawi
added a research item
Esta entrevista, realizada em agosto de 2020, apresenta conceitos que elucidam a cultura dos influenciadores digitais, a partir das pesquisas de Crystal Abidin. Professora e pesquisadora na Curtin University (Austrália), Abidin é antropóloga e se dedica aos estudos de internet, celebridades digitais, visibilidades online e, especificamente, influenciadores digitais. Ao longo da entrevista, concedida em inglês e traduzida para esta publicação, Abidin discute as perspectivas teóricas mais comuns para a compreensão do fenômeno dos influenciadores e celebridades digitais, os influenciadores de minorias sociais, as políticas de nomeação dessa categoria, as culturas de plataforma, as lógicas de autenticidade e amadorismo e os impactos da pandemia de Covid-19 nesse mercado
Issaaf Karhawi
added a research item
O artigo tem como principal objetivo analisar a presença de influenciadores digitais no reality show Big Brother Brasil (TV Globo, 2020). A vigésima edição do programa contou com dois grupos de participantes: os convidados pela produção (Camarote) e os inscritos (Pipoca). Os influenciadores digitais fizeram parte dos brothers convidados e, por isso, neste trabalho, são analisados os discursos desses sujeitos a fim de desvelar as principais motivações para participar do programa. Como resultado, observou-se ênfase na busca por autenticidade, conferida pelo confinamento, e também exigida nas relações digitais com seus seguidores.
Issaaf Karhawi
added a research item
O presente artigo faz um levantamento arqueológico a fim de responder à pergunta: como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil? Como resultado da análise, observa-se que a mídia tradicional exerceu influência na consolidação dos blogs de moda, uma vez que deixou uma lacuna na relação mídia-público que foi ocupada pelas blogueiras de moda. Nesse ínterim, nota-se, ainda, uma mudança na relação da mídia com os blogs; encarando-os como ameaça e, posteriormente, como parceiros. Para essa mudança discursiva, a tese exposta é de que a rejeição do trabalho da blogueira é substituída pela compreensão de seu papel na consolidação de um novo perfil profissional no campo da Comunicação.
Issaaf Karhawi
added 3 research items
A parceria entre marcas e influenciadores digitais já faz parte do planejamento estratégico de comunicação paga ou espontânea das organizações. Algumas delas, no entanto, podem se tornar um risco para a reputação das empresas, especialmente no ambiente digital. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir situações de crises protagonizadas por influenciadores, analisando o impacto das crises de imagem com a opinião pública e com consumidores de marcas parceiras desses influenciadores. Ao longo do trabalho, são discutidos conceitos sobre gestão de crises no ambiente digital e algumas ações de prevenção de crises geradas por influenciadores digitais. Palavras-chave Gestão de crise; prevenção; reputação; influenciadores digitais; organizações.
A tendência de Comunicação identificada neste capítulo é a migração das personalidades da televisão para o YouTube. Trata- se de uma estratégia que ultrapassa a convergência das mídias ou a visibilidade na rede e se aproxima da produção de conteúdo dos influenciadores digitais, mais especificamente, dos youtubers. Assim, este tomo tem como objetivo principal propor algumas justificativas teóricas que podem sustentar a explicação desse movimento. A discussão se alicerça nos conceitos de pessoalidade na rede e nas novas possibilidades de relacionamento entre celebridades e seus públicos.
Este artigo tem o objetivo de registrar a evolução do termo “influenciador digital”. A análise é baseada no discurso da mídia em relação a esse sujeito contemporâneo. Ao longo do artigo também são apresentados alguns conceitos da Comunicação que permitem compreender a dinâmica de influência presente na relação influenciador-público. As perguntas que guiam o trabalho e a discussão teórica são: de onde vem a prática de um influenciador digital? A que esse termo se refere?
Egle Müller Spinelli
added a research item
O artigo aborda novas competências comunicacionais de profissionais que produzem conteúdo em áreas segmentadas. Para tanto, foi feito um levantamento na área musical e foram estabelecidas categorias de atuação. Constatou-se que existem jornalistas e não jornalistas curadores, que seguem as normas editoriais de informar pelo uso de princípios e procedimentos referentes à profissão, e outros tipos de comunicadores, como os influenciadores digitais, que extrapolam o campo jornalístico e se mesclam a competências ligadas a questões comerciais.
Elizabeth Saad Correa
added a research item
Objetivamos aqui discutir uma proposta teórico-metodológica para fundamentar a pesquisa e observação de objetos no jornalismo contemporâneo. Recorremos aos conceitos de materialidade na comunicação, associada à teoria ator-rede (TAR), aos estudos vinculados a sistemas, espumas e objetos, todos eles reunidos sob a proposta de um campo mais aberto, interdisciplinar e resiliente para a comunicação contemporânea. Por fim, propomos alguns pontos de reflexão para a construção de conteúdos informativos nesse ambiente.
Daniela Ramos
added 2 research items
Resumo: No cenário atual da mídia, indivíduos, instituições, empresas e qualquer organização possui o poder de produção e compartilhamento de informações. Este fato altera os modelos de negócios anteriores de mídia, em especial o nosso foco de atenção, que são os modelos de negócio jornalísticos. Assim o objetivo desta reflexão é situar onde se encontra o jornalismo na contemporaneidade, a partir do estudo de caso de iniciativas empreendedoras brasileiras como BRIO, JOTA e Agência Pública. Trazemos para o embasamento teórico e prático deste estudo as discussões e referências do Abstract: In the current media scenario, individuals, institutions, companies and any organization has the power production and sharing of information. This fact changes the previous media business models, especially our focus of attention, which are the journalistic business models. So the purpose of this reflection is place where journalism is located in the contemporary world, focusing on the case study in Brazilian entrepreneurial initiatives such as BRIO, JOTA and Public Agency. We bring to the theoretical and practical basis of this study the discussions and research group references COM +, in University of Sao Paulo's School of Communications and Arts.
Resumo: Comunicação, tecnologia e sociedade materializam o espírito do tempo. Este espírito pode ser indicado por meio de valores políticos, econômicos e culturais que demostram o pensamento e o inconsciente coletivo de uma época. O conceito pode estar ligado à busca de uma ideia de liberdade coletiva como explicitado em Hegel, reapropriado por Marx para incorporar às questões relacionadas à materialidade, retomado pela valorização da comunicação com o outro por Edgar Morin e com ecos na modernidade líquida de Bauman. A busca comum apontada entre eles está ligada à tendência da comunicação digital denominada viver bem (living well), relacionada aos bons hábitos e atitudes desfrutadas no presente. Compreender este movimento passa a ser uma necessidade de marcas e empresas na busca de uma aproximação engajada com seus consumidores. Palavras-chave: espírito do tempo, modernidade líquida, equilíbrio, mindfulness.
Egle Müller Spinelli
added 4 research items
Resumo O Núcleo de Estudos da Violência reuniu 190 mil arquivos de notícias sobre graves violações de Direitos Humanos de 1980 até 2011. O Banco de Dados da Imprensa (BD), como foi nomeado, foi de suma importância no histórico de pesquisa do NEV e subsidiou a produção de dados para diversas pesquisas e relatórios. Desde 2013 vive o impasse de falta de interface para acesso e de planejamento para sua manutenção e desenvolvimento. Em novembro de 2015 iniciamos um projeto em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) para sua reformulação. Este artigo relata a metodologia de design exploratório para definir a proposta de valor do BD em um processo interdisciplinar e convergente. Apresentamos neste artigo as fases que definiram a metodologia de definição de um produto interdisciplinar e convergência entre áreas como sociologia, tecnologia, jornalismo e design. Palavras-chave: Banco de dados, violência, design de experiência, imprensa, discurso da mídia.
Issaaf Karhawi
added 7 research items
Este artigo apresenta um levantamento inicial do processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Parte-se do pressuposto de que as blogueiras definem um novo perfil profissional resultante da institucionalização de suas práticas. Apresentamos, com base em uma perspectiva arqueológica, as seguintes etapas da consolidação dos blogs: vanguarda, ascensão, consolidação, institucionalização e profissionalismo.
Fashion blogs are a staple of contemporary media landscape; a personal and informal guide to fashion knowledge, goods and brands. This article focuses on understanding what type of influence fashion blogs have on customers buying decisions. Findings shown in this paper are the results of Usability Tests and interviews with readers of fashion blogs. The main objectives are the comprehension of how navigation flow affects buying decisions and how bloggers’ outfits, photos and posts influence on reader’s consumption. It was possible to report that fashion blogs have special impact on social classes B and C in Brazil; informing and guiding readers’ social dress codes and, thereafter, influencing purchases. Usability tests showed that navigation problems frustrate readers, especially when it involves lack of outfit information or when navigation was disfavored over companies advertising interests. The discussion developed in this paper is the result of an exploratory research with a qualitative approach.
O presente artigo faz uma revisão bibliográfica para compreender quais os motivos que levam o sujeito contemporâneo a expor-se, cotidianamente, em selfies – autorretratos postados nas redes sociais digitais. A hipótese sustentada é de que as selfies são um caminho pelo qual o sujeito contemporâneo passa para consolidar seu próprio Eu. O trabalho baseia-se nas teorias dos regimes de visibilidade e discussões acerca dos regimes disciplinares, da sociedade do espetáculo e da visibilidade midiática. Nos apontamentos finais, em oposição à compreensão das selfies como patologia psicológica, apreendemos o fenômeno como marca de nosso tempo – como possibilidade de exibir um Eu construído em uma sociedade sem regras definidas e em que a mediação é feita por imagens, ou seja, onde apenas o que se mostra existe. Não se trata, portanto de um sujeito em busca de atenção, mas de um sujeito que acredita ter prosperado no seu processo de subjetivação.
Elizabeth Saad Correa
added 8 research items
O jornalismo colaborativo ganhou seus primeiros reflexos no Brasil durante a primeira década dos anos 2000. O fenômeno parte do princípio que qualquer cidadão é um jornalista em potencial, e pode contribuir para a construção do noticiário. Para avaliar se a prática foi adotada com o mesmo grau de abrangência que em iniciativas internacionais, empreendemos análise do conteúdo colaborativo publicado nos grandes portais brasileiros, concentradores de tráfego da Internet no país, e entrevistamos jornalistas e publishers destes veículos. Os dados obtidos pelo estudo indicam que o internauta brasileiro que participa dos serviços colaborativos dos grandes portais ainda se concentra na atividade do registro flagrante, primeiro degrau de colaboração. A checagem dos fatos, a apuração e o trabalho de edição verificado no noticiário participativo ainda são objetivos a atingir. Collaborative journalism emerged in Brazil during 2000's first decade. It implies considering every citizen a potential reporter, capable of participate in the news process. In order to evaluate if the practice was adopted in major Brazilian Internet portal's —top Web traffic drivers— with the same depth and extent as adopted by international initiatives like OhMyNews, Digg or Slashdot, a series of content analysis were processed in their collaborative content, alongside with interviews with top online journalists and publishers. The collected data revealed the Brazilian Internet user still concentrates in register reality as a mere blatant, considered one of the earlier steps of online collaboration. Fact checking, source research and editing material are still goals to achieve.
Elizabeth Saad Correa
added a project goal
This project is related to all research group COM+ working activities: digital media - storytelling, business models, media in organizations