Project

Aprendizagem Lúdica: Fundamentos, Estratégias e Inovações para Ensino Básico, Superior e Especial

Goal: O projeto de pesquisa e extensão destina-se ao desenvolvimento dos fundamentos, estratégias e inovações pedagógicas para enriquecimento curricular, formação de professores e atuação no ensino infantil, fundamental, médio e superior com ênfase na educação matemática. Destacam-se, também, subprojetos voltados para o ensino especial (particularmente com deficientes visuais) e a educação enxadrística.

Updates
0 new
1
Recommendations
0 new
0
Followers
0 new
0
Reads
0 new
7

Project log

Antônio Villar Marques de Sá
added a research item
Conferência de Abertura do Curso de Extensão da Universidade de Brasília para 50 professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, intitulado "Xadrez Escolar: Possibilidades e Aplicações no Ensino Básico". Foram 60 horas presenciais e 30 horas no ambiente virtual Moodle, de 14 de junho de 2012 a 29 de novembro de 2012. Temas: Tabuleiro do jogo, movimento das peças, abertura, meio-jogo, final; Saúde e qualidade de vida; História e pesquisas sobre ensino-aprendizagem de xadrez; Metodologias (visando a coeducação, cooperação e inclusão); Campeonato escolar (arbitragem e organização); Didática do ensino de xadrez para início de escolarização; Xadrez e interdisciplinaridade; Xadrez e psicanálise; Psicologia relacionada aos aspectos do jogo (educação, lazer e competição); Sociologia relacionada aos aspectos do jogo (educação, lazer e competição); e Pesquisa educacional (ética e metodologias). Professores: Adriano Valle de Sousa; Aldo Antônio de Azevedo; Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende; Antônio Bento de Araujo Lima Filho; Antônio Villar Marques de Sá; Átila Rua; Ernesto Guevara Batista Reis; Glauco Falcão de Araújo Filho; Melquisedek Aguiar Garcia; e Regina Lúcia Sucupira Pedroza.
Antônio Villar Marques de Sá
added an update
Le Jeu d'échecs et l'éducation: expériences d'enseignement échiquéen en milieux scolaire, périscolaire et extra-scolaire. Thèse de Doctorat. Université de Paris 10 - Nanterre, 1988.
 
Antônio Villar Marques de Sá
added a project goal
O projeto de pesquisa e extensão destina-se ao desenvolvimento dos fundamentos, estratégias e inovações pedagógicas para enriquecimento curricular, formação de professores e atuação no ensino infantil, fundamental, médio e superior com ênfase na educação matemática. Destacam-se, também, subprojetos voltados para o ensino especial (particularmente com deficientes visuais) e a educação enxadrística.