Project

Abundace of Scolopacidade and Charadriidae at Ilha Comprida Beach

Updates

0 new
0
Recommendations

0 new
0
Followers

0 new
1
Reads

0 new
36

Project log

Edison Barbieri
added a research item
As migrações sempre têm nos fascinado, e dentro das migrações realizadas por aves, encontram-se uma das mais assombrosas: as das aves limícolas. As aves limícolas (Charadriiformes) são aquelas que dependem de ambientes húmidos, onde elas procuram seu alimento no entre marés e margens de corpos d´água, embora posam ocupar uma diversidade de habitats. Entre elas se incluem as conhecidas popularmente como batuíras, maçaricos, narcejas e ostreiros. As batuíras e maçaricos (Charadrii e Scolopaci) são principalmente o grupo de aves que realizam grandes migrações, algumas percorrendo até mais de 30,000 km em um ano, desde o norte de Canadá até a Terra do Fogo na Argentina. O Brasil conta com 45 espécies das quais 23 são migrantes boreais e três são visitantes austrais. O presente trabalho tem como objetivo estudar a assembleia e a dinâmica de populações das aves limícolas migratórias e residentes do município de Peruíbe-SP. Para tanto, a praia de Peruíbe (15 km) foi dividida em 5 setores para o monitoramento. As observações foram feitas semanalmente, tendo como base a metodologia de transecção linear de Bibby et al. A praia foi recorrida em toda sua extensão, sendo feitas as observações no período da manhã e no período da tarde. Após a correta identificação, a contagem do número de indivíduos foi feita pela contagem direta em grupos de menos de 100. Para agrupamentos maiores foi feito estimativa, onde se identificavam todas as espécies presentes, se fazia uma contagem total, e a partir do número de indivíduos da espécie predominante, era estimado o número de indivíduos para as demais espécies. A través dos dados coletados e registrados, se obtiveram as matrizes de abundancia para estimar a: abundancia total, a diversidade de Shannon-Wienner e a Dominância de Simpson. Foram identificadas um total de 18 espécies, com registros de mais 3.000 indivíduos entre os meses de agosto-março. As espécies mais comuns foram Charadrius semipalmatus, Pluvialis dominica, Calidris alba e Tringa semipalmata. A importância deste trabalho é que está sendo feito junto com ações de educação ambiental, também os dados estão sendo utilizados para a criação de políticas públicas a fim de coibir a presença de veículos e cães na praia, além de se estar sendo elaborado um projeto de lei municipal para garantir o bem-estar dessas aves durante sua passagem pelo município. A lei inclui um programa de educação ambiental em escolas públicas, censos, festivais e atividades fiscalizadoras de carros e cães.
Edison Barbieri
added 2 research items
As biotoxinas marinhas são causadoras de uma forma de intoxicação associada ao consumo de frutos do mar, principalmente moluscos e crustáceos
Foraging habitats of the Scarlet Ibis (Eudocimus ruber) in the Cananéia-Ilha Comprida estuary, São Paulo, Brazil. – Foraging habitats of the Scarlet Ibis (Eudocimus ruber) were studied in mangrove ecosystems in the south coast of Sao Paulo State, southeastern Brazil. A total of 48 censuses were made on a weekly basis from January to December 2007. Scarlet Ibis was observed using point counts in areas of Boguaçú (Ilha Comprida), Batatais, Pai Matos, Retiro, and Mandira river (Cananéia). The species occurs in the study area throughout the year. The number of individuals varied among sites, correlating with seasons and lunar tidal cycle. The largest numbers were found in the Austral summer, while they decreased from late May to September. The dynamics of the foraging habitat is controlled by water-level fluctuation patterns and the lunar tidal cycle. A negative-and significant-relationship was found between Scarlet Ibis counts and sea level fluctuations. This can be explained by the fact that the species feeds during low tide periods, while unavailability of feeding and resting places during high tide forces them away from the areas under observation. Hence, feeding sites vary with the lunar tidal cycle. Resumo. – Atividade de forrageamento e movimentos entre habitats do Guará (Eudocimus ruber) foram estudado num ecossistema de mangue na costa sul do estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Um total de 48 censos semanais foram realizados de Janeiro a Dezembro de 2007. O Guará (Eudoci-mus ruber) foi observado seguindo o método do ponto fixo na região do Baixio do Boguaçú (Ilha Compr-ida); Batatais, Pai Matos, Retiro e Mandira (Canannéia). O Guará ocorreu durante todo o ano no baixio do Boguaçu e Batatais. O número de individuos de Guará variou em relação às áreas estudadas, à estação do ano e ao ciclo da maré. No geral, a espécie foi abundante no verão austral (Dezembro, Jan-eiro e Fevereiro) e entre os meses de Maio a Setembro ocorreram as menores contagens nas áreas tra-balhadas. A dinâmica do uso do hábitat para forrageamento pelo Guará foi analisada em relação aos padrões de flutuação do nível médio do mar. Obteve-se uma correlação negativa e significativa entre a abundância de Guará e o nível médio da maré, indicando que as aves dessa espécie se alimentam no baixio durante os períodos de maré baixa, e desaparecem devido à progressiva indisponibilidade de áreas de alimentação e repouso. A espécie, portanto, altera seus locais de alimentação devido às vari-ações da altura da maré. Aceitado 14 de Dezembro de 2008.
Edison Barbieri
added 2 research items
O maçarico-branco (Calidris alba) é umas das aves neoarticas mais abundantes no Brasil, realiza extensas migrações, se reproduz no hemisfério norte no verão boreal e migra até a Terra do Fogo no verão austral. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação mensal e sazonal desta ave na praia da Ilha Comprida no período de julho de 2008 e junho de 2009. Foram realizados 44 censos ao longo da praia através de uma transecção de 72 Km por 200 m. A espécie foi considerada constante entre setembro de 2008 a fevereiro de 2009, sendo que as maiores médias ocorreram no mês de dezembro seguido do mês de outubro, e na estação da primavera. Considerando esses resultados conclui-se que a espécie utiliza este região como ponto de parada para repouso e alimentação na migração para o sul.
Boto cinza (Sotalia guianensis) sendo pesado para o estudo de possível causa da morte. Foto: Edison Barbieri, 2013 ALÉM DOS PREDADORES naturais e da captura incidental durante a pesca de atuns, os golfinhos enfrentam agora um novo e temível obstáculo: as redes de pesca de deriva. Essas redes se estendem por quilômetros, aprisionando todos os seres que tentam atravessá-las. Apesar da apurada audição e da possibilidade de detectar obstáculos através dos ecos dos sons que emitem, golfinhos e baleias de variadas espécies são, com frequência, capturados e mortos. Encontram-se em estudo estratégias para facilitar a identificação das redes pelos cetáceos, mas os resultados ainda não são consistentes. Além disso, mesmo que se desenvolva um modelo eficaz para reduzir a captura incidental desses animais, o número excessivo de redes de pesca no mar já coloca em risco a preservação de várias populações de golfinhos.
Edison Barbieri
added a research item
Quando um navegador baixa dos 20° de latitude sul, poderá ver com certa freqüência o albatroz-errante (Diomedea exulans), maior ave marinha do mundo, planando sobre o oceano com sua majestosa envergadura de até 3,5 metros. Essa é uma dentre as diferentes espécies de albatrozes da família Diomedeidae (ordem Procellariiformes, na taxonomia tradicional, ou Ciconiiformes, segundo a Taxonomia de Sibley-Ahlquist) encontradas nos mares do sul. A família Diomedeidae possui quatro gêneros e 21 espécies, com pelo menos sete ocorrendo no Brasil. Das 21 espécies de albatrozes, 17 vivem nos oceanos do Hemisfério Sul e quatro, nos oceanos do Hemisfério Norte, sendo que 19 delas estão ameaçadas de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Os albatrozes estão distribuídos em quatro gêneros, ainda que haja desacordo quanto ao número de espécies. Os gêneros são: Diomedea, Thalassarche, Phoebetria e Phoebastria. Tais aves se distinguem pelo bico grande e forte, de diferentes cores (amarelo, cinza, preto ou azul), e pela plumagem, que varia entre o branco, o negro-azulado e o pardo. As cores do bico têm provavelmente função na comunicação visual entre o adulto e o filhote, como o que ocorre em gaivotas. A mandíbula superior do bico tem a forma de gancho, que facilita a captura de presas lisas e rápidas (Figura 1), e apresenta várias placas córneas (ranfotecas) distintas, além de duas narinas tubulosas (forma de tubo) que acompanham as faces laterais (Figura 2). * Texto inserido no site www.pesca.sp.gov.br em outubro de 2008.
Edison Barbieri
added a research item
Foraging habitats of the Scarlet Ibis (Eudocimus ruber) were studied in mangrove ecosystems in the south coast of Sao Paulo State, southeastern Brazil. A total of 48 censuses were made on a weekly basis from January to December 2007. Scarlet Ibis was observed using point counts in areas of Boguaçú (llha Comprida), Batatais, Pai Matos, Retire, and Mandira river (Cananéia). The species occurs in the study area throughout the year. The number of individuals varied among sites, correlating with seasons and lunar tidal cycle. The largest numbers were found in the Austral summer, while they decreased from late May to September. The dynamics of the foraging habitat is controlled by water-level fluctuation patterns and the lunar tidal cycle. A negative - and significant - relationship was found between Scarlet Ibis counts and sea level fluctuations. This can be explained by the fact that the species feeds during low tide periods, while unavailability of feeding and resting places during high tide forces them away from the areas under observation. Hence, feeding sites vary with the lunar tidal cycle.
Edison Barbieri
added 2 research items
Seabirds ingest plastic particles floating on the s urface of the world's oceans. The birds can ingest plastic particles that they mistakenly identify as prey items. Alter natively, plastics can be taken up in the stomach c ontents of prey species. Plastic is often passed from parents to ch icks in regurgitated food. In this study, individual petrels and albatrosses brought in by the tide onto Ilha Compri da beach between January 2000 and December 2002 wer e collected. Ilha Comprida, a barrier island in south ern São Paulo, Brazil, was traversed by car along a transect of 70 kilometers. A total of 110 birds of 10 species w ere collected and 64.54% had plastic particles in t heir stomach. Frequencies of occurrence were Macronectes giganteus (64.28%), Thalassarche melanophrys (73.07%), Thalassarche chlororhinchos (44.44%), Puffinus puffinus (85.71%), Puffinus gravis (7.41%), Puffinus griseus (63.63%), Fumarus glacialoides (33.33%), Daption capensis (75%), Pachyptila belcheri (33.33%), Procellaria aequinoctialis (25%). These results demonstrated the extent of co ntamination with plastic and the possible harmful effects on seabirds.
Many Neartic shorebirds migrate to South America for the non-breeding season, and use several key stopover and wintering sites along the Atlantic coast. However, there is little information about annual shorebird use along the northeast coast of Brazil. This year-long study examined the seasonal occurrence and abundance of shorebirds at Atalaia Nova beach in Sergipe State, Brazil. Of the 13 species recorded, the most abundant were Semipalmated Plovers (Charadrius semipalmatus), Semipalmated Sandpipers (Calidris pusilla), and Sanderlings (Calidris alba). Highest numbers occurred between September and March, and the lowest numbers occurred between April and August. Some species were present throughout the year. Atalaia Nova beach is an important migration stopover and wintering site for shorebirds in northeastern Brazil.
Edison Barbieri
added 2 research items
A águia-pescadora é uma ave de grande porte, com hábito alimentar baseado, principalmente, na capturade peixes. Trata-se de uma espécie pertencente à Família Pandionidae, Ordem Falconiformes. É uma avemigratória da região Norte do Continente Americano, chegando ao extremo sul do continente. Publicaçõesanteriores a respeito da avifauna do estuário de Iguape - Ilha Comprida não fazem menção à presençada águia-pescadora na área. Dentro deste contexto, faz-se importante descrever novos registros de suaocorrência no Estado de São Paulo. Durante os trabalhos de amostragem da avifauna, desenvolvidosdesde 2006 na Ilha Comprida (24°40´33.16"S 47°25´47.88"W e 24°40´31.34"S 47°26´13.68"), foram feitasavistagens de P. haliaetus em duas oportunidades, ambas no mês de abril de 2009, sobrevoando o MarPequeno e a margem da Lagoa da Ilha.
Esta nota registra a ocorrência e nidificação do Haematopus palliatus na costa sul do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos de observações diretas dos ninhos no período de agosto de 2005 a dezembro de 2008. Um total de 22 ninhos, cada um com dois ovos, foram monitorados, incluindo 20 na Ilha Comprida e dois na Ilha do Cardoso. Destes, 13 chegaram a produzir filhotes. Este é um registro inédito sobre a reprodução de Haematopus palliatus na costa sul de São Paulo.
Edison Barbieri
added 2 research items
We recorded the frequency of occurrence and monthly fluctuations of Charadriidae and Scolopacidae along a 70km transect of beach between Boqueirão Sul and Boqueirão Norte north of Comprida island, São Paulo State over a 1-year period (Jan - 2010 to Dec - 2010). A total of 12.153 shorebirds were recorded. The greatest abundance occurred between October and April and the lowest occurred between May and September. The most abundant of the 20 species recorded were Charadrius semipalmatus, Charadrius colaris, Vanellus chilensis and Tringa flavipes. The least abundant were Tryngites subruficolis, Limosa haemastica, Tringa melanoleuca and Actitis macularia. Sixteen species were migrants from the Northern Hemisphere, two were migrants from the Southern Hemisphere, and two were residents. Seven species were recorded regularly, five were recorded sporadically, and eight were recorded occasionally. Four Nearctic species were recorded in June and July most likely indicating the presence of non-breeding immature. The number of species and the number of individuals probably fluctuated due to migration or movements between neighbouring beaches. The Comprida Island beach is important migration stopover and wintering sites for many shorebirds in south São Paulo and should be a focus of conservation efforts, especially given the increasing development pressure that threatens these areas.
Penaeid shrimps are important resources for worldwide fisheries and aquaculture. In Brazil, Xiphopenaeus kroyeri is an important commercially exploited species, and is an ideal animal for studying the impairment caused by the effects of heavy metals that are often detected in coastal areas. The main purpose of the present study was to detect the acute toxicity of Cd and Zn to X. kroyeri and to investigate their effects on oxygen consumption and ammonium excretion in different temperatures (25°C, 20°C, 15deg;C), which have not been carried out in this species before. First of all, we examined the acute toxicity of Cd and Zn to X. kroyeri 24, 48, 72, and 96-h medium lethal concentration (LC50). Furthermore, we also found that exposure of shrimp to Cd and Zn caused an inhibition in oxygen consumption of 52.50% and 52.63%, respectively, relative to the control. However, after separate exposure to Cd and Zn, elevations in ammonium excretion were obtained, which were 85.00% and 89.47% higher than the control, respectively. The results shown that Cd and Zn performs higher toxicities to X. kroyeri at higher temperature.