Maria Geralda Miranda

Maria Geralda Miranda
Centro Universitario Augusto Motta · Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Local

PhD in Cultural Studies
Atuando no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Rio de Janeiro, RJ. ICTIM

About

101
Publications
37,250
Reads
How we measure 'reads'
A 'read' is counted each time someone views a publication summary (such as the title, abstract, and list of authors), clicks on a figure, or views or downloads the full-text. Learn more
101
Citations
Introduction
Maria Geralda de Miranda currently works at the Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, Centro Universitario Augusto Motta. Their most recent publication is 'A PROBLEMÁTICA DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DO DESENVOLVIMENTO NO COMPLEXO DO ALEMÃO'.
Education
June 2017 - July 2018
Pós-Doutorado
Field of study
  • Cinema

Network

Cited By

Projects

Project (1)
Project
A questão dos refugiados é de grande relevância no cenário mundial e tem sido cada vez mais expressiva como um tema de preocupação internacional, devido ao grande fluxo de imigrações que vem ocorrendo. Junto a esse fluxo, vem também o descontentamento de grandes potências e as tentativas de contenção de imigrantes, além de diversos casos de violência contra refugiados. Diversos fatores fazem com que um povo precise se locomover e mudar de vida de forma forçada. Guerras e perseguições sempre foram as mais comuns. As violações dos direitos humanos no país de origem fazem com que muitos procurem ajuda atravessando fronteiras em busca de segurança, com o apoio da Organização das Nações Unidas, ONU. No Brasil, os refugiados têm direito à não penalização pela entrada irregular, bem como a documentos, trabalho, educação, livre religião, entre outros direitos. O presente projeto tem por objetivo o estudo do fenômeno contemporâneo da migração de povos de diferentes culturas para o Brasil na condição de refugiados e as políticas públicas de acolhimento, no que tange ao acesso à educação de jovens e crianças. Por meio de pesquisa de campo em escolas públicas que acolhem os refugiados, na região metropolitana do Rio de Janeiro, buscar-se conhecer os processos de acolhimento escolar, a adaptabilidade e socialização dos estudantes, bem como a situação de emprego e saúde de suas famílias.