Lab

Vantoir ROBERTO Bracher's Lab


About the lab

Magma- Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e continuada de Professores

Featured research (54)

Este artigo tem o objetivo de conhecer os trajetos formativos de docentes de Libras do ensino superior. Para tanto, trabalhou-se com narrativas orais com colaboradores docentes de Libras surdos e ouvintes. A investigação parte do fato de que a temática da formação de professores de Libras é relativamente recente. Refere-se a uma profissão que passou a existir no Brasil com o reconhecimento da Libras em 2002, e que passa a ser disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e Fonoaudiologia, a começar no ano de 2006. Trabalhar com as narrativas de vida e formação desafia a revisitar memórias formativas e refletir sobre elas (JOSSO, 2004). Através de uma metodologia qualitativa, foram entrevistados professores colaboradores surdos e ouvintes, e a análise das narrativas foi através da análise de conteúdo de Bardin (2016).
A formação do professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um processo que ainda se encontra em construção no Brasil. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem o objetivo de apresentar e problematizar as tensões e estranhamentos que se apresentam entre a ocupação do lugar de docência da Libras por profissionais surdos e ouvintes. Também, pondera-se a inserção da língua como disciplina nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus desdobramentos, bem como as perspectivas referentes à formação continuada de professores de Libras. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram produzidos a partir da escuta das narrativas de formação de seis professores de Libras de duas IES do Rio Grande do Sul, sendo eles três surdos e três ouvintes e analisados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Assim, compreende-se que, embora haja a priorização dos surdos na formação de professores de Libras e na docência dessa língua, há a necessidade de formação específica para tal atuação, o que justifica a presença de docentes ouvintes devidamente capacitados ocupando esse cargo em IES. Por fim, acredita-se que, ao se percorrer um universo atravessado por significados construídos ao longo da história da surdez e da própria formação docente, é possível reconhecer os avanços e as necessidades com relação à temática.
Esta pesquisa bibliográfica, de natureza teórica, foi realizada através de uma revisão de literatura das dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, que teve por objetivo mapear o que tem sido pesquisado sobre os saberes produzidos e mobilizados por professores de Biologia enquanto elementos da formação desses profissionais. A partir dos critérios de busca e seleção foram encontradas 18 produções de interesse para esta investigação. Com o mapeamento e análise das dissertações e teses foi possível identificar uma grande diversidade de trabalhos, de abordagens e de propostas que emergiram deste cenário analisado. Identificamos que, em sua maioria, as produções contemplaram os processos de formação inicial de professores nas licenciaturas e espaços específicos. Salientamos a incipiência dos estudos voltados à formação do professor de Biologia para a Educação Profissional e Tecnológica[1], de modo que apenas uma produção abordou a formação do professor de Biologia neste contexto. [1] Embora este trabalho esteja incluído em uma pesquisa do campo da Educação Profissional e Tecnológica intitulada “Trajetos formativos e saberes docentes: ressignificando a docência de biologia na Educação Profissional e Tecnológica”, destacamos que na ocasião das buscas não obtivemos resultados de produções com os descritores específicos para "Educação Profissional". A única produção que problematiza a docência de Biologia na EPT emergiu quando retiramos estes descritores específicos, situação que justifica a necessidade de pesquisas que abordem temáticas nesta especificidade da atuação docente.

Lab head

Vantoir Roberto Brancher
Department
  • Direção de ensino
About Vantoir Roberto Brancher
  • Vantoir ROBERTO Brancher currently works at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Vantoir does research in Teacher Education, Higher Education and Adult Education.

Members (5)

Lucinara Bastiani Corrêa
  • Instituto Federal Farroupilha
Luana Cassol Bortolin
  • Instituto Federal Farroupilha
Willian Medeiros
  • Instituto Federal Farroupilha
Tábata dos Santos Fioravanti
  • Instituto Federal Farroupilha
Juliani Natalia
  • Instituto Federal Farroupilha
Josete Bitencourt Cardoso
Josete Bitencourt Cardoso
  • Not confirmed yet
Ana Paula Da Costa Alves
Ana Paula Da Costa Alves
  • Not confirmed yet
Eliane Quinconzes Porto
Eliane Quinconzes Porto
  • Not confirmed yet
Paula Hosana
Paula Hosana
  • Not confirmed yet