Lab

Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE)


About the lab

O GEALE é constituído por pesquisadores que estudam a produção escrita do ponto de vista de sua aquisição e de seu ensino. O grupo surgiu a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Aquisição e Desenvolvimento da Escrita: ortografia e acentuação” que resultou na criação de um Banco de Textos constituído por produções escritas de crianças brasileiras e portuguesas que cursam as séries iniciais, além de textos produzidos por alunos de EJA. O Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE), da maneira como foi concebido, permite que sejam desenvolvidas investigações que envolvem aspectos estruturais – fonológicos, morfológicos e sintáticos – assim como aspectos relativos ao texto e ao discurso. https://wp.ufpel.edu.br/geale/

Featured research (5)

Este artigo busca descrever e analisar a grafia dos dígrafos do sistema ortográfico do português brasileiro (PB) por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o erro (orto)gráfico é tido como objeto principal de análise, sendo discutido considerando-se um tratamento qualitativo e quantitativo-descritivo, segundo as variáveis tipo de escola (pública e particular), série, tipo de dígrafo e natureza de erro. Os resultados mostram que há decréscimo de erros à medida que avançam as séries e que há maior incidência de erros na escola pública. No entanto, são observadas similaridades em relação à qualidade do erro produzido em ambas as escolas. As crianças dão tratamento diferenciado aos dígrafos de acordo com o tipo de complexidade envolvida na relação fonema-grafema. Os dígrafos que aparentam ser maior objeto de dúvida são os heterossilábicos, considerando-se os índices gerais de erro em relação aos acertos e sua natureza quase categoricamente ortográfica. Repercussões para o ensino são discutidas.
RESUMO: Este artigo trata do que seria a primeira e mais abrangente motivação para a ocorrência de erros (orto)gráficos em sílabas complexas na escrita inicial segundo o estudo de Pachalski (2020), cujo objetivo foi de descrever e analisar a grafia de onset e de rima ramificados em textos de crianças brasileiras do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. A hipótese defendida é a de que a maioria dos erros observáveis em sílabas complexas seria decorrente da explicitação incompleta da camada correspondente às ramificações silábicas. O estudo parte da perspectiva de que a aquisição da escrita e da fala integram o processo mais amplo de aquisição da linguagem, de forma que relações simétricas e assimétricas podem ser observadas entre os dois processos. A discussão dos resultados baseia-se em uma análise quanti-qualitativa dos dados extraídos dos textos produzidos por crianças dos anos iniciais de escolarização. ABSTRACT: This article discusses what would be the first and broader motivation for the occurrence of (ortho)graphic errors in complex syllables in the early writing, according to Pachalski (2020), whose objective was to describe and analyze the spelling of both complex onset and rhyme in texts written by Brazilian children from the 1st to the 5th grade of Elementary School. The hypothesis defended is that the majority of observable errors in complex syllables would be due to an incomplete explicitation of the layer corresponding to the syllabic branches. The study assumes that writing and speech acquisition are both part of the broader process of language acquisition; thus, symmetrical and asymmetrical relationships can be observed between the two processes. The results discussion is based on a quanti-qualitative analysis of the data extracted from texts produced by Elementary School children.
Link de acesso ao artigo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/32475 – RESUMO: Neste artigo, a aquisição da escrita é compreendida como parte integrante do desenvolvimento da linguagem que, por sua vez, resulta da combinação do input recebido pelas crianças com princípios gerais para constituição de gramáticas. O estudo trata do desenvolvimento da fonologia das vogais, em especial do sistema pretônico, e da relação entre a fonologia dos sistemas adulto e infantil levando em conta aspectos da fala e da escrita de crianças, a fim de que se possa refletir tanto sobre a representação fonológica e sua constituição como no que concerne a aspectos do ensino da ortografia. Os resultados apontam para a construção gradual do sistema pretônico, que de duas alturas passa a três com a contribuição da aprendizagem ortográfica, conforme indicam os dados de fala e de escrita de alunos dos anos iniciais. PALAVRAS-CHAVE: Vogais. Aquisição da escrita. Aquisição fonológica. Fonologia e ortografia. ABSTRACT: In this paper, writing acquisition is understood as an integral part of language development which, in turn, results from the combination of the input received by children with the general principles for building grammars. The study deals with the development of vowel phonology, especially the pretonic system, and the relationship between vowel phonology in the adult and child system, taking into account aspects of children's speech and writing, so that one can reflect both in phonological representation and its constitution, and in aspects of spelling teaching. The results point to a gradual construction of the pretonic system, which goes from two degrees of height to three with the contribution of orthographic learning, as indicated by the speech and writing data of the early years students.
Link de acesso à obra: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1069?fbclid=IwAR3sfbXcrCdW2Tz46C6sBN2dVOBX0EnWz0f1kBIjpjodhB8ldk_pKxG0KwA – Uma diversidade de estudos compõe esta obra. Distribuem-se em três eixos principais: a aquisição da escrita, a formação docente e as práticas alfabetizadoras. São relatórios de investigações e relatos de práticas pedagógicas bem fundamentadas produzidos por professores-pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação; estudos que nos ajudam a refletir sobre os processos de aprendizagem e revelam efeitos do investimento na formação continuada e inicial. Uma contribuição importante para a educação brasileira e a certeza de que, como disse Paulo Freire, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Link de acesso ao artigo: http://www.revel.inf.br/downloadFile.php?local=artigos&id=639&lang=pt – RESUMO: Este artigo traz resultados de uma pesquisa que descreve e analisa erros (orto)gráficos encontrados em textos espontâneos produzidos por crianças do Ciclo de Alfabetização de escolas públicas cujas professoras participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). É apresentada uma proposta para a classificação dos erros, segundo sua natureza, cuja base das definições está nas relações entre a ortografia e o conhecimento fonológico infantil. Os dados analisados mostram que há um predomínio de erros motivados pela fonologia em relação àqueles motivados pelas particularidades do sistema ortográfico, corroborando estudos como os de Miranda (2010, 2013, 2017), os quais indicam que as crianças, ao se apropriarem do sistema de escrita alfabética, lançam mão do conhecimento internalizado que possuem sobre a língua materna, especialmente àquele referente à camada fonológica. ABSTRACT: This article presents results of a research that describes and analyzes (ortho)graphic errors found in spontaneous texts produced by children of the Literacy Cycle in public schools in which the teachers participated in the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A proposal for the errors classification is presented, according to their nature, whose basis of definitions lies in the relationships between spelling and children phonological knowledge. The data analyzed show that there is a predominance of errors motivated by phonology in relation to those motivated by the peculiarities of the orthographic system, corroborating studies such as those of Miranda (2010, 2013, 2017), which indicate that children, by appropriating the alphabetic writing system, use the internalized knowledge they have about the mother tongue, especially the one referring to the phonological layer.

Lab head

Ana Ruth Moresco Miranda
Department
  • Faculty of Education (FAE)

Members (4)

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
  • Federal University of Pelotas
Marta Nornberg
  • Federal University of Pelotas
Lissa Pachalski
  • Federal University of Pelotas
Lorenzo Richetti
  • Federal University of Pelotas
Ana Paula Nobre da Cunha
Ana Paula Nobre da Cunha
  • Not confirmed yet
Luiza Kerstner Souto
Luiza Kerstner Souto
  • Not confirmed yet
Josiane Jarline Jäger
Josiane Jarline Jäger
  • Not confirmed yet