Revista de Educação Pública

Published by Revista de Educacao Publica
Online ISSN: 0104-5962
Publications
Article
A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.
 
Article
Neste texto apontamos reflexões sobre a educação no digital, a pandemia COVID-19, as democracias sufocadas e resistências. Tais reflexões catalisam algumas discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e do Seminário de Educação 2021. Trata-se de um escrito eminentemente teórico, de cunho bibliográfico. As práticas da cultura digital como maneiras de existência, como possibilidades de retomada e continuidade das atividades, como manutenção da presença social e de resistências. Faz-se urgente fortalecer as democracias contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, em favor das minorias, na promoção de políticas de inclusão, na defesa e manutenção de uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada.
 
Article
O artigo analisa as curiosidades matemáticas na revista O ECHO. O estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das 216 edições da revista editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, entre 1914 e 1931. O público-alvo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, apresentando conteúdos religiosos e morais e de formação geral. A Matemática está presente em enigmas e charadas, valorizando o raciocínio lógico do leitor e premiando as soluções corretas. As curiosidades matemáticas envolvem Aritmética e Álgebra, com foco no cálculo escrito e mental, na resolução de problemas e na História da Matemática.
 
Article
Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/ distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho. Palavras-chave: Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.
 
Article
O Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina, localizado no Paraná, foi criado por lei em 1945 e funcionou em um prédio improvisado até 1953. Assim, objetiva-se apresentar e analisar a solução arquitetônica e a distribuição dos espaços interno do edifício do Ginásio inaugurado em 1953. É uma pesquisa com base na historiografia da educação que discute arquitetura e espaços escolares. Têm-se as plantas estruturais do prédio como fonte histórica central. Como resultado, percebe-se um edifício-escola representante de um programa arquitetônico fomentador de lugares de aprendizagens, relações de poder e sociabilidades na cultura escolar secundarista vivida em meados do século XX.
 
Article
Objetiva-se apresentar e discutir as propostas e interesses do empresariado nacional e dos organismos internacionais na reforma da educação profissional brasileira na década de 1990. Essa é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental e bibliográfica. Foram analisados documentos emanados por essas instituições na década de 1990 à luz dos conceitos de estado, de Gramsci (1991), acumulação flexível do capital, de Harvey (1992), e trabalho, de Marx (1971). Os documentos analisados promoveram um consenso no âmbito educativo nacional e serviram de referência para a proposição de reformas no sistema educacional brasileiro, que passou a priorizar uma formação geral, flexível e polivalente.Palavras-chave: História da educação profissional. Políticas Públicas Educacionais. Acumulação Flexível do Capital.
 
Article
O artigo trata das produções acadêmicas sobre financiamento da educação de Programas de Pós-Graduação em Educação. Foram analisadas 56 teses e dissertações, defendidas entre 2000 e 2010, visando constituir um panorama da produção e localizar as contribuições teóricas que têm maior presença na constituição desse campo de pesquisa. O estudo foi documental, com base nos resumos dos trabalhos, coletados no Banco de Teses da Capes e nas referências bibliográficas das referidas produções. Os resultados indicam que há um grupo de pesquisadores de financiamento da educação que se apresenta como principal referencial teórico nas teses e dissertações sobre o tema
 
Article
Desde o ano de 1976, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza uma avaliação de todos os programas de Pós- Graduação stricto sensu do país. Essa avaliação, atualmente, é realizada a cada 4 (quatro) anos. Os programas recebem notas na escala de 1 a 7. As notas iguais e/ou superiores a 5 somente são atribuídos a programas com elevado padrão de excelência e que tenham cursos de doutorado.
 
Article
Identidades docentes: la renovación del oficio de enseñar (2017) se trata de uma relevante obra reflexiva sobre a formação docente nas diversas épocas e contextos. O texto apresenta uma coletânea de textos acerca da formação e identidade docentes, tema amplamente discutido na atualidade nos diversos congressos e eventos científicos. Sob a organização de Tereza González Pérez, este livro instiga no leitor a curiosidade sobre a identidade docente em diversos períodos explicitados, bem como nos desafia a refletir sobre as transformações ocorridas nos planos de ensino da formação docente e peculiaridades próprias de cada nação.
 
Article
Coordenador da EdUFMT: Renilson Rosa RibeiroEditora da Revista de Educação Pública: Filomena Maria de Arruda Monteiro Editora Adjunta: Rute Cristina Domingos da PalmaTécnica: Dionéia da Silva TrindadeTécnica: Léa Lima SaulRevisão de texto: Maria das Graças Martins da SilvaEditoração eletrônica e finalização: Téo de Miranda – Editora SustentávelCapa: obra de Marcelo Velasco Arte gráfica da capa: Téo de Miranda – Editora SustentávelPeriodicidade: QuadrimestralFontes de Indexação:BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC) <http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php>.Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – PERIODICOS.CAPES <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez52.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome>CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades <www.lib.umn.edu/indexes/moreinfo?id=12419>Diadorim - <http://diadorim.ibict.br/handle/1/375>IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - <http://www.ibict.br/>IRESIE - Índice de Revista de Educación Superior y Investigación Educativa – UNAM Universidad Autónoma del México - <http://132.248.192.241/~iisue/www/seccion/bd_iresie/>LATINDEX - <http://www.latindex.unam.mx/buscador/resBus.html?opcion+2exacta+&palabra=RevistaEducacaoPublica> PKP - Public Knowledge Project - <http://pkp.sfu.ca/>SciELO – EDUC@ - <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=2238-2097> Sumários de Revistas Brasileiras - <http://sumarios.org/> WebQualis - <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam
 
Article
Durante o Seminário Educação 2018 (SEMIEDU), realizado entre os dias 4 a 7 de novembro de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, em que se comemorou os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, o diálogo entre Políticas Públicas, Formação de professores e Educação Básica esteve em foco nos diferentes momentos do evento. Criado em 1987, o Programa de Pós-Graduação em Educação/Instituto de Educação-PPGE, passa a ser o primeiro programa stricto sensu do estado, iniciando suas atividades de pósgraduação em 1988. Nesta edição, o evento contou com a coorganização da linha “Organização Escolar Formação e Práticas Pedagógicas” mais especificamente, o grupo de Estudos Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) que tem se caracterizado no desenvolvimento de estudos no âmbito da educação formal, realizando uma interlocução sistemática com várias áreas do saber, entre elas a Didática, o Currículo, a Formação de Professores, as Políticas Públicas e a Profissão Docente, referenciados na ciência política, na sociologia, na antropologia, na psicologia social e educacional, na filosofia e na história.
 
Article
Editora da Revista de Educação Pública: Filomena Maria de Arruda Monteiro Editora Adjunta: Rute Cristina Domingos da Palma Técnica: Dionéia da Silva Trindade Técnica: Léa Lima Saul Revisão de texto: Maria das Graças Martins da Silva Editoração eletrônica e finalização: Téo de Miranda – Editora Sustentável Capa: obra de Marcelo Velasco Arte gráfica da capa: Téo de Miranda – Editora Sustentável Periodicidade: Quadrimestral
 
Article
Participaram da avaliação dos artigos publicados nas edições do volume 27 da Revista de Educação Pública
 
Article
Coordenador da EdUFMT: Renilson Rosa Ribeiro Editora da Revista de Educação Pública: Filomena Maria de Arruda Monteiro Editora Adjunta: Rute Cristina Domingos da Palma Técnica: Dionéia da Silva Trindade Revisão de texto: Maria das Graças Martins da Silva Editoração eletrônica e finalização: Téo de Miranda – Editora Sustentável Periodicidade: Quadrimestral
 
Article
Coordenador da EdUFMT: Renilson Rosa Ribeiro Editora da Revista de Educação Pública: Filomena Maria de Arruda Monteiro Editora Adjunta: Rute Cristina Domingos da Palma Técnica: Dionéia da Silva Trindade Revisão de texto: Maria das Graças Martins da Silva Editoração eletrônica e finalização: Téo de Miranda – Editora Sustentável Periodicidade: Quadrimestral
 
-Elaboración propia a partir de Tardif, 2004; Imbernón, 2007
Article
Coordenador da EdUFMT: Renilson Rosa Ribeiro Editora da Revista de Educação Pública: Filomena Maria de Arruda Monteiro Editora Adjunta: Rute Cristina Domingos da Palma Técnica: Dionéia da Silva Trindade Revisão de texto: Maria das Graças Martins da Silva Editoração eletrônica e finalização: Téo de Miranda – Editora Sustentável Capa: obra de Candida Bitencourt Arte gráfica da capa: Téo de Miranda – Editora Sustentável Periodicidade: Quadrimestral
 
Article
Sob a temática Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, esta edição especial da Revista de Educação Pública faz alusão à comemoração dos 300 anos da capital mato-grossense, ressaltando a cidade enquanto cenário de práticas educativas, no qual arquiteturas, instituições e práticas culturais sociais formam cidadãos em seus comportamentos, saberes, rituais e sonhos.Cuiabá, como as demais cidades, serve de inspiração para refletimos sobre como são apropriados os movimentos de sociabilidade que acontecem entre seus “atores, relações sociais, personagens, grupos, classes práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos” (PESAVENTO, 2007, p. 13). Em um movimento entre espaço-tempo, na compreensão do passado e planejamento de um futuro, a cidade sempre está a explicar o seu presente, conforme sinaliza Pesavento (2007).
 
Article
O Seminário de Educação- SEMIEDU é uma das frentes de atuação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Sob a temática “Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovação”, a proposta é ampliar os debates sobre as práticas e pesquisas inovadoras nas Ciências Humanas, e, ao mesmo tempo, fazer alusão aos 300 anos de Cuiabá, cidade que tradicionalmente abriga o evento. Para tal o evento contou com a participação de pesquisadores internacionais e nacionais de renome nas Ciências Humanas.
 
Article
A pesquisa teve como objetivo investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. Usou a abordagem qualitativa e o método interpretativo, tendo como instrumentos: a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. A análise norteou-se pelo método interpretativo. Os sujeitos foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática. Os resultados indicaram que: os alunos investigados apresentaram dificuldades de compreensão daquilo que se lê. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática.
 
Article
Este estudo analisa e contextualiza cenas de fracasso escolar vivenciadas por homens e mulheres trans na Educação Básica do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sustenta-se na análise do discurso e na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas, portanto, numa perspectiva qualitativa de investigação ancorada teoricamente nas teorias pós-críticas. Concluiu-se que há uma série de tecnologias das quais a escola se apropria no sentido de “normalizar” os corpos que escapam da norma cis/heterossexual e que como resultado, produzem a repetência, o abandono e a evasão escolar.
 
Article
No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.
 
Article
O objetivo deste artigo é discutir amplamente o ser mulher na Academia Científica e a busca por equidade de gênero, em especial nas áreas de Computação e de Tecnologia da Informação e Comunicação - a mulher digital. Para isso, o artigo refuta o estereótipo da mulher multitarefa como a profissional ideal, o que tem provocado doenças mentais e físicas. O método utilizado é pesquisa bibliográfica e qualitativa. O artigo também inclui chamadas para ação e conclusões provocadoras, para que a equidade de gênero nas carreiras acadêmicas possa ser atingida de fato.
 
Article
Este artigo apresenta as interações sociais em rede e na rede de um grupo de estudos no Facebook. O objetivo é analisar a coesão entre os membros desse grupo. Trabalhamos com a análise de redes sociais onde os membros do grupo são atores e as interações são conexões. O grupo não é coeso. É um grupo centralizado em poucos atores que restringem a circulação das novidades na rede. A rede centralizada mostra que poucos atores concentram o poder sobre as informações. Para a educação online interessa construir redes sociais que fomentem o engajamento do maior número de atores.
 
Article
Esse artigo promove uma discussão sobre o lugar ocupado pelos professores nas esferas políticas e acadêmicas e defende os Mestrados Profissionais em Educação (MPEs) como espaços de ressignificação da profissão. Respaldada em autores do campo da profissionalização do ensino e num estudo exploratório, a pesquisa estrutura-se, a partir da análise documental dos aparatos legais e, posteriormente, do levantamento do tipo estado da arte das produções na área. Os dados analisados revelam a permanência do tecnicismo nas políticas de formação e na proposição dos MPEs. Já as produções, anunciam perspectivas inovadoras, na efetivação dos programas, reconhecendo os professores como pesquisadores do campo profissional.
 
Article
O artigo analisa o novo modelo proposto para a universidade brasileira, tomando porbase o Projeto de Lei intitulado Future-se. Trata-se de um estudo documental ebibliográfico exploratório que investiga o referido projeto a partir das transformaçõessociais, econômicas e culturais que acontecem em nível global. A partir de conceitoscomo “capitalismo universitário”, “precarização do trabalho” e “privatização da gestãoescolar”, conclui-se que a reforma prevista pelo Future-se transforma a universidadepública brasileira na instituição necessária para as novas formas de relação entrecapital e trabalho condizentes com a financeirização do capitalismo no século XXI.
 
Article
O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.
 
Article
Tecemos contribuições à temática Direitos Humanos e Interculturalidade em tempos de pandemia, dialogando com os estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A leitura da realidade pautada na pesquisa-ação traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá: história e cultura bororo na perspectiva da educação intercultural na primeira infância. Neste contexto formativo nasce o “grupo-pesquisador” e a sistematização da metodologia “formação-ação-intercultural” que pretende descolonizar fundamentando-se em epistemologias do Sul em contraposição à colonialidade do saber/conhecimento. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagógicas capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.
 
Article
O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.
 
Produção do estudante A
Produção do estudante B
Produção do estudante C
Produção da estudante D
Article
O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica.
 
Article
Este artigo é decorrente de uma tese de doutorado que teve como propósito conhecer as práticas assistenciais voltadas às crianças pobres no município de Uberaba (MG) entre 1920 a 1964. Entretanto, o artigo aqui apresentado teve como objetivo identificar as construções discursivas acerca dessas crianças na imprensa jornalística local na primeira metade do século XX. A metodologia utilizada estabeleceu a dialética entre o contexto local e nacional, com o intuito de compreender como os discursos circulantes no país reverberaram na cidade. Concluiu-se que a imprensa incentivava práticas utilitaristas e higienistas que, de certa forma, influenciavam a sociedade.
 
Article
El artículo ofrece una reflexión acerca del lugar y las modalidades de la práctica docente en contextos de formación. La intención es articular notas de índole crítica que puedan abrirnos a otras acciones en los trayectos de formación de formadores, desde un pensamiento situado y singular, sin pretensión de generalización y atendiendo al ejercicio docente como una praxis de recomienzos. A partir de un texto de Foucault que caracteriza las heterotopías como contraespacios, reales y posibles, el trabajo analiza las narrativas como modalidad de formación que incluye otras textualidades así como lugares compartidos de aprendizaje (comunidades de indagación).
 
Article
O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.
 
Article
ResumenLa Universidad colombiana es un microcosmos de la sociedad, sus reformas y cambios se miran en el espejo del contexto sociopolítico y económico al que pertenece y a las exigencias que de él, hace. Este texto reflexiona sobre el papel que la sociedad ha exigido a ella desde su creación para asumir el desafío de transformación, los cambios y crisis suscitados durante los siglos XX y proponemos particularmente para la Colombia de hoy, una universidad fundamentada en la educación ciudadana con herramientas para fortalecer la democracia en la transición socio-política del post acuerdo.
 
Article
O objetivo da pesquisa foi analisar parte do processo histórico de constituição da escola rural amazônica no contexto brasileiro. Uma das indagações foi: qual o modelo de escola rural pensado e instituído no estado de Rondônia? O processo metodológico ancorou-se em materiais bibliográficos e contou com atividades empíricas para a coleta de fontes históricas produzidas pelas administrações públicas sobre a Educação, a exemplo de relatórios estatísticos e boletins. Utilizou-se de narrativas sobre a prática docente. Constatou-se que a situação na qual as escolas rurais rondonienses foram criadas compõem quadro de precariedades e ausências de políticas públicas.
 
Article
O artigo apresenta algumas pesquisas do Centro Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste (CMV), em diálogo entre educação de jovens e adultos (EJA), educação profissional eeducação popular: Movimento de Educação de Base em Goiás e EJA na SME de Goiânia: história e memória. A gênese do CMV foi o Museu Virtual da Educação em Goiás, da pesquisa Infovias e Educação. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico da educação popular, EJA, trabalho, educação profissional, arquivística, memória e história oral, na organização disponibilizada ao público.
 
Article
ResumoO presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.
 
Article
O artigo apresenta resultados de um estudo que buscou compreender a temática da residência pedagógica no cenário educacional brasileiro, tomando por base um levantamento de pesquisas, projetos de lei e experiências envolvendo algum tipo de formação prática de professores que tenha sido inspirada por alguma ideia de residência pedagógica. De modo geral, a ideia de residência pedagógica faz menção à residência médica na formação complementar dos cursos de Medicina. No Brasil, essa ideia também pôde ser encontrada no uso de expressões como residência educacional, residência docente e imersão docente, aplicando-se tanto à formação continuada quanto à formação inicial de professores.
 
Article
O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiências com a educação escolar. Ele se fundamenta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas colaborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política. Palavras-chave: Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
 
Article
Este artigo é resultado de pesquisa acadêmico-científica, cujo objetivo centrou-se em conhecer o que professoras sabem e como organizam as situações de faz de conta com alunos de educação infantil. Apresentamos aqui a análise dos quatro eixos temáticos que emergiram das falas das professoras que participaram da pesquisa, tomando como fundamento a teoria histórico-cultural. Conclui-se que as professoras possuem conhecimentos gerais sobre a importância do faz de conta, acreditam que a diversidade de brinquedos garante a brincadeira, e que a ressignificação deles na escola deve apoiar-se na formação continuada, com foco na mediação docente para a promoção do desenvolvimento psíquico.
 
Article
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo propósito era o de desenvolver uma possibilidade metodológica de trabalho com crianças em processo de apropriação da língua escrita tendo como suporte textos construídos e utilizados socialmente. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de intervenção com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino localizada na cidade de Uberlândia/MG. Entre os diversos temas discutidos na tese, elegeu-se para esta publicação o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. Entre alfabetizadores ainda existe a crença de que as letras em caixa alta são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, é oferecido às crianças pequenas este tipo de letra. Entretanto, os resultados indicaram que o envolvimento dos sujeitos no trabalho com a dupla caixa auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização.
 
Article
Partindo de uma expressão de Bourdieu, que ressalta o “pensamento impensado” para a produção de categorias com que delimitamos nosso pensar, propomos discutir a educação escolar pública, através de movimentos poucos percebidos e, portanto, menos ainda, valorados: as experiências instituintes nelas realizadas. Neste sentido, pesquisamos essas experiências, confrontando, não só inércias, estratificações instituídas e esforços de permanência e concentração de privilégios, mas com outros empenhos que tendem a alterar, diferir e criar uma outra escola, em articulação com uma outra sociedade, também mais justa, mais amorosa, mais includente e mais plural, superando e ultrapassando aquelas formas de dominação e manipulação político-pedagógicas. Palavras-chave: Experiências instituintes. Educação pública. Movimentos.
 
Article
Pretende-se apresentar a obra de duas personalidades singulares nas suas áreas de atuação, cujos interesses um dia se cruzaram, dado os seus trabalhos confluírem na relevância atribuída ao estabelecimento da harmonia entre os estados físico, mental, emocional e espiritual. Manuela Malpique desenvolveu atividades pedagógicas e psicoterapêuticas no campo da imaginativa onírica. Nise da Silveira, psiquiatra, pioneira no uso da terapia ocupacional no contexto hospitalar, abriu caminho para a expressão plástica de doentes mentais marginalizados pela sociedade, pela ciência. O estudo histórico e teórico, com recurso a entrevistas, evidencia a relação entre educação, terapia e arte teorizado e praticado pelas biografadas. Palavras-chave: Educação. Terapia. Arte. Pedagogia da Alteridade.
 
Article
Temáticas envolvendo diferenças, alteridade e construção de valores têm ganhado destaque na área da Educação. Tal recorrência em um contexto de grande questionamento aos valores e padrões construídos e mantidos ao longo do tempo nos convida a pensar se, atualmente, as interações sociais têm se dado em um sentido de comunhão entre as diferenças ou de perpetuar processos de exclusão. A partir desta inquietação este texto propõe como objetivo problematizar as relações estabelecidas com as diferenças nas interações sociais e as implicações do processo de desenvolvimento moral na construção de relações de alteridade. Palavras-chave: Diferença. Alteridade. Valores inclusivos.
 
Article
Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), colaborador Grupo de Pesquisa Educação Ambiental. MAILTO: passos@ufmt. br Resumo A educação popular possui por nota iden-titária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico-social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é rea-lizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cul-tural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como 'o outro' negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educa-ção implica rebeldia contra a reificação, o silen-ciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade. Palavras-chave: Educação popular. Movimen-tos sociais. Alteridade. Emancipação. Abstract The popular education has its emancipa-ting nature as an identifying note, as it emerges from a historical-social context of domination and hegemony exerted by the dominant sectors. The domination project is executed towards the defense of class interests and the control and in-crease of economic and cultural power. Within this context, the liberating project is born from the cry of the one oppressed by liberation, as 'the other' that is denied, that emerges. Such 'other' emerges from the struggle for survival, rights and dignity. All the education implies rebellion against the de-personalization, the si-lencing and the invisibility. Popular education is an education in social movement: a project of rebellion and alterity.
 
Article
Este artigo tem por objetivo apresentar as concepções docentes e discentes sobre as atividades avaliativas no Ensino Médio Politécnico, credenciando as contribuições dessa nova metodologia avaliativa na formação do sujeito crítico, reflexivo e autônomo, por meio da construção de saberes na relação professor-aluno. Fundamenta-se em dados de pesquisa coletados por meio de interações nas redes sociais e questionário estruturado com estudantes e professores do último ano do ensino médio. A análise ocorreu de forma qualiquantitativa, utilizando softwares, tabelas e interpretações que permitiram identificar os aspectos construtivistas na metodologia de avaliação para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio Politécnico. Relação professor-aluno.
 
Article
Apresentam-se os resultados da revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o blended learning ou ensino híbrido ou educação híbrida em educação básica e superior. Para examinar as perspectivas sobre os alunos em estudos de RSL no período de 2015 a 2021, foram consultadas as bases EBSCO, ERIC, SciELO Brasil, SciELO, SCOPUS e WOS. O escopo dos 25 artigos selecionados abrange mais de mil trabalhos dos últimos 29 anos. As principais temáticas focam nas metodologias de ensino, na satisfação e engajamento, e aprendizagem das perspectivas da eficácia, vantagens e desvantagens e personalização. Falta desenvolver mais pesquisas empíricas baseadas em evidências.
 
Article
Este artigo analisa saberes docentes de professoras ouvintes que ensinam Ciências e Biologia no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Apoia-se no entendimento da surdez, para além da falta de audição, como um traço cultural e na perspectiva dos saberes docentes que se constituem no cotidiano de trabalho do professor. Estruturou-se a partir da análise de entrevistas com professoras do INES, nas quais identificamos elementos que caracterizam o ensino dessas disciplinas para o público surdo e concluímos que os saberes das professoras foram produzidos em íntima relação com seus alunos, seus colegas e com aspectos da cultura escolar.
 
Article
ResumoO texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionalização da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacionalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de outra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internacionalização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização. Palavras-chave: Internacionalização. Transnacionalização. Educação Superior.
 
Top-cited authors
Sônia Maria Marchiorato Carneiro
  • Universidade Federal do Paraná
IVO DICKMANN
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Rosane Aragon De Nevado
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Juliana Batista Faria
  • Federal University of Minas Gerais
Júlio Emílio Diniz-Pereira
  • Federal University of Minas Gerais