Revista da Educação Física/UEM

Published by Universidade Estadual de Maringa

Online ISSN: 1983-3083

·

Print ISSN: 0103-3948

Articles


Projetos pedagógicos e Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
  • Article

January 2003

·

79 Reads

·

Erico Felden Pereira

·

Joao Luiz Zinn
O presente estudo teve como objetivo verificar como está sendo trabalhada a Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental segundo a proposta pedagógica das escolas. O estudo foi realizado em seis escolas sendo duas estaduais, duas municipais e duas particulares. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista aberta. Foram entrevistados os coordenadores responsáveis pela Educação Física nas séries iniciais de cada escola, sendo que estes foram questionados sobre o conteúdo do projeto pedagógico da escola referente ao ensino da Educação Física nas séries iniciais. Foram obtidos os seguintes resultados: os objetivos mais freqüentes nas propostas pedagógicas para a Educação Física nas séries iniciais são o desenvolvimento das habilidades motoras, o lúdico e a recreação, a freqüência das aulas variou entre uma e três aulas semanais de até sessenta minutos. Segundo os coordenadores pedagógicos a atuação do profissional formado em Educação Física é importante nas séries iniciais, porém ainda existem poucos destes profissionais atuando nestas séries.
Share

Lazer, políticas públicas não governamentais e estudos conceituais, na revista Licere - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.14247
  • Article
  • Full-text available

July 2012

·

33 Reads

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve por objetivo analisar a produção do conhecimento na área do lazer, relativa ao tema “políticas públicas não governamentais” (organizações não governamentais, clubes e estudos conceituais), a partir de publicações feitas de 1999 a 2009 na revista Licere. É um estudo de caso que se utilizou da técnica da análise de conteúdo. A pesquisa apontou que ainda é baixa a frequência de estudos sobre a temática, embora sua diversidade constitua avanço em relação aos primeiros publicados no Brasil. Merecem destaque os seguintes aspectos: a abordagem ampla das políticas, entendidas não apenas em sua setorialidade a contribuição das áreas das diferentes ciências humanas, conquanto a ciência política seja pouco utilizada; e a fraca explicitação metodológica, que reduz método a simples tipo de pesquisa, modo de observação e técnicas, não explicitando seus processos discursivos.
Download

Relação da autoestima entre a percepção de saúde e aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10825

January 2012

·

154 Reads

O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de autoestima e de saúde com os aspectos sociodemográficos de idosos praticantes de exercício físico, conforme o sexo. A amostra foi composta de 165 idosos praticantes de exercícios físicos com idade média de 69,14 anos (DP=6,04). A autoestima foi avaliada pela escala de Rosenberg, e a percepção de saúde e os aspectos sociodemográficos, por meio de perguntas estruturadas. Utilizou-se a estatística descritiva e testes não paramétricos, com p


Variáveis espaço-temporais do andar em velocidade lenta, livre e rápida em crianças de 3 a 8 anos - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8309

December 2010

·

27 Reads

O objetivo deste estudo foi descrever e verificar diferenças nas variáveis espaçotemporais no andar em velocidade lenta, livre e rápida, entre crianças das faixas etárias de 3 a 4, 5 a 6 e 7 a 8 anos. A amostra foi composta de 33 crianças saudáveis. Os dados foram normalizados pelo método não dimensional (Hof, 1996). Não foram encontradas diferenças significativas entre as faixas etárias no andar lento, livre ou rápido, quando consideradas as velocidades normalizadas. Houve diferença na cadência absoluta entre os grupos de 3 a 4 e 7 a 8 anos no andar livre. O comprimento do passo relativo não apresentou diferença significativa entre os grupos, demonstrando que crianças nessas faixas etárias preferem um aumento na cadência para aumentar a velocidade. Os valores temporais relativos mostram diferenças entre os grupos etários, sendo utilizada a mesma estratégia para o aumento da velocidade: diminuição do tempo de apoio duplo, aumento do tempo de apoio simples e aumento do tempo de balanço.


A estimulação transcraniana por corrente contínua como recurso ergogênico: uma nova perspectiva no meio esportivo - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.10670

July 2012

·

239 Reads

·

Lucas Adriano Pereira

·

·

[...]

·

RESUMO Nas duas últimas décadas tem-se verificado um considerável aumento no interesse de um grande número de pesquisadores em investigar o potencial de diferentes recursos ergogênicos que possam contribuir na melhoria do desempenho físico de atletas de diferentes modalidades. Grande parte dos estudos tem focado os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento da fadiga, pelo fato de que este fenômeno complexo é considerado um fator limitante do desempenho esportivo. Sendo assim, recursos ergogênicos que são eficientes em protelar o desenvolvimento da fadiga podem melhorar o desempenho esportivo. Apesar de haver muitas discussões sobre a fadiga, sua causa exata ainda é um assunto controverso. Apesar disso, tem sido sugerido que mecanismos corticais podem estar envolvidos e que estudos sobre a modulação de regiões cerebrais específicas podem trazer respostas valiosas para entender melhor este fenômeno. Atualmente, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) vem sendo utilizada como uma ferramenta não invasiva capaz de modular a excitabilidade de regiões específicas do córtex cerebral. Dados preliminares têm demonstrado que a ETCC anódica é capaz de aumentar a excitabilidade do córtex motor por até uma hora após sua aplicação, e também aumentar o tempo até em exercício isométrico até à exaustão. Estes dados sugerem ser provável que a ETCC possa ser utilizada como uma ferramenta em pesquisas sobre mecanismos envolvidos no desenvolvimento da fadiga e, talvez, como um possível recurso ergogênico para atletas. Palavras-chave: Estimulação transcraniana. Recurso ergogênico.

Estilo de vida, nível habitual de atividade física e percepção de auto-eficácia de adolescentes - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.6413

July 2009

·

257 Reads

RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar o estilo de vida, o nível habitual de atividade física e a percepção de autoeficácia de adolescentes. Participaram 316 adolescentes, estudantes de Centros Federais de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Para a coleta de dados, três questionários e uma escala foram utilizados. Observou-se que os meninos (68,2%) são mais ativos que as meninas (44,0%), p=0,001. Os meninos apresentaram autoeficácia superior à das meninas (p=0,004), entretanto meninos e meninas ativos percebem a autoeficácia semelhantemente. Os adolescentes ativos apresentam indicadores mais positivos do estilo de vida que os sedentários (meninos: p=0,006 e meninas: p=0,016). Adolescentes com elevada autoeficácia apresentam melhor estilo de vida em relação àqueles com baixa autoeficácia (p=0,002). Ao observar que adolescentes ativos possuem melhor estilo de vida, podemos sugerir que este comportamento, em conjunto com uma maior percepção de autoeficácia, é importante na formação de hábitos saudáveis de vida. Palavras-chave: Estilo de vida. Atividade física.

Excesso de peso e pressão arterial em adolescentes de João Pessoa-PB - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.4385

July 2009

·

52 Reads

RESUMO Analisou-se a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e a pressão arterial (PA) em adolescentes do município de João Pessoa-PB, Brasil. A amostra foi composta por 303 rapazes e 379 moças, de 14 a 17 anos de idade. Foram coletadas informações sociodemográficas (sexo, idade, classe econômica, escolaridade do chefe de família), peso e estatura auto-referidos (determinação do IMC), medidas de PA sistólica e diastólica, atividade física, hábitos alimentares e fumo. A razão de prevalência (RP), com respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%), a partir da regressão de Poisson, com variância robusta, foi utilizada como medida de associação. A prevalência sobrepeso/obesidade (excesso de peso) foi de 13,5% nos rapazes e 7,2% nas moças, e a de PA elevada foi de 32,4% nos rapazes e 26,6% nas moças. Adolescentes com excesso de peso apresentaram maior probabilidade de apresentar PA elevada (RP= 1,95 a 2,03) e hipertensão (RP= 4,22 a 4,60) quando comparados aos seus pares de baixo peso/peso normal. O excesso de peso parece ser um fator de risco em potencial para elevação da pressão arterial em adolescentes.

Associação entre diferentes proposições de pontos de corte para sobrepeso/obesidade e pressão arterial elevada em idosas - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6212

October 2009

·

14 Reads

Objetivou-se verificar a prevalência de pressão arterial (PA) elevada, sobrepeso e obesidade em idosas, analisando a associação de diferentes pontos de corte de IMC com PA elevada. Coletaram-se dados de PA, massa corporal e estatura em 108 mulheres de 60 a 88 anos de idade. Os pontos de corte para IMC foram: OMS (1998), NSI (1992) e Troiano et al. (1996). A PA elevada atingiu 53% da amostra e o excesso de peso variou de 38 a 60,2% entre os pontos referenciados. Idosas classificadas com sobrepeso pela NSI (1992) apresentaram maiores chances de PA elevada que as eutróficas (OR=2,95; 95%IC:1,13-7,72). Para obesidade, os valores da OMS (1998) identificaram maior risco (OR=3,63; 95%IC: 1,30-10,15). Conclui-se que a prevalência de PA elevada preocupa e os pontos de corte que detectaram maiores chances da amostra apresentar PA elevada foi o da NSI (1992) e da OMS (1998) para sobrepeso e obesidade, respectivamente.



Figura 2 -Tipos de Suplementos mais Consumidos.  
Consumo de suplementos proteicos e expressão da raiva em praticantes de musculação - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.13166

January 2012

·

125 Reads

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o consumo de suplementos nutricionais hiperproteicos e a expressão da raiva entre praticantes de musculação. Foram selecionados 127 praticantes de musculação que relataram consumir suplementação proteica. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de mensuração da expressão da raiva (STAXI) e um formulário de entrevista com questões sobre ingestão de alimentos ricos em proteínas na alimentação habitual e sobretipo, frequência de uso e volume de suplementação nutricional. Em média, os participantes tinham escores de raiva fora e expressão da raiva acima dos valores médios da população brasileira e, reforçando isso, apresentavam escores de controle da raiva e raiva para dentro abaixo da média. Houve associação entre expressão da raiva e o volume semanal de ingestão proteica (dieta + suplementação). Os resultados sugerem que dietas hiperproteicas em praticantes de musculação podem elevar sua agressividade manifesta e dificultar o controle da expressão da raiva.


A abordagem desenvolvimentista do caminhar - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7389

March 2010

·

113 Reads

Este estudo procurou analisar o padrão do movimento fundamental caminhar como subsidio para o entendimento da aquisição das habilidades motoras na infância. O número de sujeitos do estudo constituiu-se de 41 crianças de idade entre 3 e 8 anos, pertencentes à rede privada de ensino. Como instrumentos foram utilizadas a abordagem da configuração corporal total e a cinemetria. Os resultados demonstraram que: a maioria das crianças apresentou estágio evoluído do caminhar; as variáveis espaçotemporais apresentaram comportamento típico em função da velocidade normalizada, com acentuações positivas para a velocidade livremente selecionada, o comprimento da passada, a cadência do passo e o comprimento do passo, e negativas para o tempo da passada. As velocidades normalizadas se diferenciam em função do tipo de estágio de desenvolvimento motor. Conclui-se que o estágio maduro evidenciou-se como essencial para velocidade normalizada (0,37) do caminhar, destacando-se como pré-requisito para movimentos mais precisos e coordenados.

Figura 1-Concentração de lactato [Lac] ao longo do tempo de recuperação após a última luta.
Avaliação e comparação das respostas da percepção subjetiva de esforço e concentração de lactato em uma competição oficial de karate - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.8058

April 2011

·

162 Reads

Diversos indicadores fisiológicos podem ser usados para estimar a intensidade do esforço, tais como frequência cardíaca (FC), consumo de oxigênio (VO2), concentração de lactato ([Lac]) e percepção subjetiva de esforço (PSE). O objetivo do estudo foi avaliar e comparar as respostas da PSE e da [Lac] em uma competição oficial de caratê. Sete atletas participaram de uma competição interestadual, na qual foram mensuradas as variáveis [Lac] e a PSE mediante duas escalas, Borg 6-20 (PSE6-20) e CR-10 (PSECR-10), para estimar a intensidade do esforço. Os valores médios ± desvios padrão encontrados foram: pico de [Lac] = 7,6 ± 1,4 mM, PSE6-20 = 12 ± 3 e PSECR-10 = 3 ± 1. Foram encontradas correlação forte entre PSECR-10 e [Lac]pico (r = 0,82) e correlação moderada entre PSE6-20 e [Lac]pico (r = 0,62). Com base nos resultados observou-se que ambas as escalas apresentadas em momentos diferentes, podem ser aplicadas de maneira eficiente para mensurar o esforço realizado por caratecas durante a competição.


Pesquisa na área de comportamento motor: Modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.9254

August 2010

·

3,837 Reads

RESUMO O objetivo deste artigo foi apresentar um panorama geral da área de Comportamento Motor-sua trajetória histórica, tendências e perspectivas de investigação-com a preocupação de delinear um quadro organizado do seu desenvolvimento, tanto no domínio teórico quanto de experimentação. Espera-se que esse quadro possa contribuir para a construção de uma base de conhecimentos àqueles que têm a intenção de se especializar como pesquisadores na área e também para aqueles que pretendem utilizar esses conhecimentos na intervenção profissional.

Análise e avaliação do comportamento tático no futebol - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.8515

September 2010

·

184 Reads

Pesquisas na área do treinamento esportivo vêm mostrando que os constrangimentos táticos são essenciais para o desempenho de jogadores e equipes de futebol; porém, apesar dessa importância, a avaliação do desempenho do jogador ainda tem se centrado em aspectos técnicos, fisiológicos e biomecânicos. O objetivo deste trabalho é revisar e analisar os instrumentos disponíveis na literatura e apresentar sugestões para a análise e avaliação do comportamento de jogadores de futebol com base nos princípios táticos de jogo. A proposta apresentada neste artigo engloba os dez princípios táticos fundamentais do jogo de futebol, o local de realização da ação tática no campo e a eficácia dessa ação no jogo.

Efeito da ingestão de cafeína sobre o desempenho físico e estado de humor de ciclistas doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.16991

July 2013

·

91 Reads

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da ingestao de cafeina sobre o desempenho fisico e estado de humor de ciclistas em teste contra-relogio de 1 km. Dez ciclistas do sexo masculino realizaram aleatoriamente um teste contra-relogio de 1 km em duas condicoes experimentais: ingestao de cafeina (CAF - 6 mg.kg -1 ) e placebo (PL) 60 min antes do teste. Durante os testes foram obtidas as medidas de tempo total e estado humor pelo questionario de Brunel (BRUMS). Para comparacoes dos parâmetros tempo total e estado de humor foi utilizando-se do teste t de Student pareado e teste Wilcoxon , respectivamente. Nenhuma diferenca estatisticamente significante foi encontrada no tempo total e no estado de humor nas condicoes CAF e PL ( P >0,05). Os resultados sugerem que a cafeina nao melhora o desempenho fisico nem altera o estado de humor dos atletas em um teste contra-relogio de 1 km.

Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820

July 2013

·

50 Reads

O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR e fornecido alem de se relacionar a tres intervalos: Pre-CR, Pos-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em tres diferentes experimentos. Noventa voluntarios desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequencia e tempo alvo pre-estabelecidos. Testes de transferencia imediata e atrasada foram realizados em nova sequencia e tempo alvo, sem CR. O teste de transferencia atrasada foi realizado 24 horas apos a fase de aquisicao. Os tres experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pre-CR, intervalo pos-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferencas entre os grupos na condicao do intervalo pre-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pre-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pos-CR.

Tratamento da obesidade: possibilidades atuais do procedimento cirúrgico e do convencional - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.3481

April 2009

·

134 Reads

RESUMO As mudanças no estilo de vida do homem moderno têm ocorrido de forma muito rápida e abrangente, incluindo especialmente os hábitos alimentares e de atividade física. Tais mudanças são reconhecidas como pouco saudáveis e estão associadas ao aumento na prevalência de doenças crônicas, entre as quais se destaca a obesidade. Diante disso, é imprescindível um maior conhecimento acerca das atuais formas de tratamento dessa doença. O presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de revisão de literatura, as indicações e os principais resultados do tratamento cirúrgico e do tratamento convencional (dieta e atividade física). As duas formas de tratamento têm apresentado avanços nos últimos anos, embora ainda haja uma série de interrogações a respeito dos limites e aplicações de cada procedimento. Existe uma evidente tendência à associação dos dois métodos, baseada em uma intervenção multiprofissional, como forma de aprimorar os resultados.

O futebol na obra de um ensaísta: Gilberto Freyre e o ideal da integração racial - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.7750

April 2011

·

768 Reads

RESUMO O presente artigo analisou os textos de Gilberto Freyre acerca do futebol. Constatou-se que o ensaísta usou deste elemento cultural como reforçador da sua tese sobre o Brasil e o modelo perfeito de integração racial. A conclusão geral foi que Freyre, por não ter muito conhecimento a respeito do futebol, influenciou outros intelectuais – como José Lins do Rego e, principalmente Mario Filho –, a conceber tal esporte no Brasil como uma comprovação empírica do seu modelo teórico. Palavras-chave: Futebol.

Efeito agudo e crônico de um programa de atividades física realizado no “playground da longevidade” nos estados de ânimo de idosos - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.7729

September 2010

·

214 Reads

A pratica regular de atividade fisica (AF) pode beneficiar a saude fisica e mental e contribuir para uma melhor qualidade de vida. O objetivo do estudo foi analisar os possiveis efeitos da AF, no “Playground da Longevidade” (PL), sobre os estados de ânimo de idosos. Sessenta individuos de ambos os sexos, com idade de 64,79 ± 7,65 anos, realizaram 28 sessoes de treinamento de uma hora cada no PL. Foi utilizada a lista de estados de ânimo reduzida e ilustrada para avaliacao antes e depois da primeira, decima quarta e ultima sessoes. Como efeito agudo (pre e pos-sessao), a AF realizada no PL alterou de forma positiva o estado de ânimo dos idosos, sendo que, cronicamente, para alguns individuos, tal efeito tende a decrescer.

Figura 6 -Área de 297,0 x 199,0 cm x 4,0 cm, montada com três tatames para a execução das projeções.
Figura 7 -Fases de projeção da técnica Ippon-Seoi-Nage. Fonte: Imamura et al. (2006).
Figura 9 -Critério utilizado para a retirada das magnitudes de impacto e dos tempos de duração de cada evento.
Impactos mecânicos em judocas projetados pela técnica ippon-seoi-nage - doi: 10.4025/reveducfis.v21i2.7669

June 2010

·

117 Reads

Este estudo, de caráter exploratório, objetivou analisar as magnitudes e o tempo de duração dos impactos gerados no corpo do judoca projetado pela técnica Ippon-Seoi-Nage. Participaram dois judocas faixa preta, sendo o tori (judoca que projeta) com 75kg e 19 anos de prática, e o uke (judoca que cai) com 72kg e 15 anos de prática. Foi utilizado um acelerômetro triaxial fixado no punho, quadril e tornozelo do uke. Os maiores valores de impacto foram no punho no eixo vertical (351,95 g), os menores valores no quadril se verificaram no eixo anteroposterior (5,18 g) e os tempos de impacto foram maiores no quadril no eixo vertical (0,58 s). Considerando-se os altos valores de impacto e o elevado número de quedas por treino no judô, sugere-se que sejam revistos as metodologias de práticas e o tipo de tatame utilizado, objetivando minimizar os possíveis efeitos deletérios dos impactos sobre o organismo dos judocas em longo prazo.

Top-cited authors