Revista Univap

Published by UNIVAP Universidade de Vale do Paraiba
Online ISSN: 2237-1753
Print ISSN: 1517-3275
Publications
O DNA barcoding (código de barras de DNA) é uma técnica muito utilizada em estudos genéticos com animais que utiliza iniciadores universais para amplificar uma região específica do DNA mitocondrial. Esta técnica propicia a identificação de espécies que são encontradas muito danificadas, cuja identificação morfológica é praticamente impossível, principalmente de espécies de pequeno porte. O presente trabalho utilizou o DNA barcoding para a identificação de 33 amostras de espécies de morcegos atropeladas na Reserva Biológica de Sooretama-ES, uma região que tem um grande impacto, devido aos atropelamento causado pelo constante tráfego de carros que passam pela BR 101 que corta transversalmente a mesma. Para a identificação dos animais foi feita uma extração do DNA das amostras, e a subunidade I do gene COI do DNA mitocondrial foi amplificado por PCR, sendo em seguida sequenciado. Posteriormente, as amostras identificadas foram confrontadas no banco de dados BOLD. Foram selecionadas 33 amostras de DNA, e 27 dessas renderam sequenciamento adequado que permitiram a identificação dos animais, após o confronto das sequências de nucleotídeos geradas com o banco de dados BOLD. Deste modo, 17 espécies de morcegos foram identificadas.
 
A prisão preventiva é uma das medidas cautelares previstas no Código Penal Brasileiro (1941) em seus artigos 311 a 316, que tem como fundamento para sua decretação a garantia da ordem pública, garantia da ordem econômica, conveniência da instrução criminal, assegurar a aplicação da lei penal, e o cumprimento de medida protetiva de urgência. O presente artigo demonstra um excesso exorbitante da prisão preventiva, com justificativas incoerentes ao caso concreto, em desacordo com princípios e tratados constitucionais, desencadeando problemas irreversíveis e de proporção ampla, envolvendo o Estado, em seu Poder legislativo, executivo e Judiciário, bem como a administração Penitenciária. Nesse sentido, a lei 12.403/2011 trouxe inovações para o Código de Processo Penal, porém o que se tem visto é o descaso à tal inovação, sendo necessária uma intervenção do Estado, adotando medidas para corrigir a excessiva aplicação, intensificando a efetiva aplicabilidade das outras medidas cautelares diversas da prisão e devolvendo a identidade da prisão preventiva como excepcionalidade ao processo penal.
 
A fibrose hepática é a consequência das doenças crônicas do fígado, e quando não tratada evolui para a cirrose, cujo único tratamento efetivo é o transplante do órgão. Estudos prévios demonstraram que a membrana amniótica humana (MA), reduziu a fibrose biliar inibindo sua progressão para a cirrose hepática. Acredita-se que um dos mecanismos desta ação seja a modulação dos macrófagos M1 e M2, células que atuam na progressão e regressão da fibrose, respectivamente. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da MA na expressão de genes relacionados aos macrófagos M1 e M2 na fibrose hepática por meio da técnica de PCR quantitativa em tempo real (RT-qPCR). Duas semanas após a indução da fibrose pela ligadura do ducto biliar (LDB), um fragmento de MA foi aplicado ao fígado. Quatro semanas após a aplicação da MA, amostras do fígado foram submetidas a extração do RNA, síntese de cDNA e RT-qPCR. Foi observado aumento significativo da expressão dos genes CD206, e IL-12b após a aplicação da MA em relação as amostras de fígado sem a presença da mesma, sugerindo que a MA pode estimular a expressão do gene CD206, que está associado ao macrófago M2, e reparação da fibrose, mas também pode ter o potencial de estimular a expressão do gene IL-12b, associada ao macrófago M1. Estes resultados sugerem a presença de ambos os subtipos de macrófagos durante a regressão da fibrose biliar, a qual foi evidenciada previamente pelo nosso grupo de pesquisa, utilizando os mesmos grupos experimentais. Assim, estudos futuros com outros genes contribuirão para o melhor entendimento da ação antifibrótica da MA por meio do aumento de M2 no tecido hepático.
 
Para fazer quaisquer mudanças em um processo de fabricação é necessário verificar se as propriedades do material utilizado atendem aos requisitos necessários, neste caso, os requisitos são estabelecidos pela ASTM. Este trabalho propõe uma metodologia para avaliação detalhada e criteriosa das propriedades do aço ASTM a-131 grau ah36, utilizado na fabricação de estaca torpedo. A estaca torpedo é uma estaca para ancoragem de estruturas flutuantes em águas profundas e ultraprofundas. O objetivo é garantir confiabilidade nos resultados na aplicação deste aço quando modificado o processo de fabricação da estaca torpedo. No presente trabalho foi utilizado o aço ASTM a-131 grau ah36, doado pelo Arsenal de Marinha do Brasil. Com esse estudo é possível verificar se as suas propriedades estão dentro dos requisitos necessários para, ao fazer modificações no processo de fabricação por calandragem, originar o corpo cilíndrico da estaca torpedo, com características dentro de padrões desejáveis. Essa metodologia inclui identificação da amostra com análise de caracterização e equivalência da amostra seguida de preparação e orientação dos corpos de prova, ensaio de ultrassom, macrografia, micrografia, ensaio de análise química da amostra, ensaio de impacto da amostra. A metodologia proposta mostrou-se adequada e confiável e com o resultado verificou-se que o aço fornecido está de acordo com as especificações necessárias.
 
A necessidade de estudos toxicológicos do rio Doce aumenta em função do rompimento da barragem do Fundão, devido ao lançamento e às características tóxicas dos rejeitos de minério de ferro que alcançaram seu leito. Com isso, no presente estudo foram realizados ensaios de toxicidade aguda (ABNT NBR 15088:2011) utilizando a espécie indicadora Danio rerio exposta a amostras de água de três pontos amostrais do rio Doce (Regência - ES, Colatina- ES e Ipatinga - MG) por 96 horas. De acordo a normativa, o efeito tóxico é avaliado através da mortalidade dos organismos expostos. Nesse sentido, as amostras de água do Rio Doce das regiões de Regência, Colatina e Ipatinga não apresentaram toxicidade, uma vez que não foi observada mortalidade dos organismos no presente estudo. Ao final do ensaio, os peixes foram necropsiados para retirada do tecido muscular para análise de metais. Apesar da ausência de mortalidade foi observada a acumulação de metais, principalmente de Al e Fe nos exemplares de Regência - ES. Esses resultados despertam preocupações quanto a biota do rio Doce, em função do potencial tóxicos desses metais e sua incorporação na cadeia trófica.
 
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma discussão sobre as mudanças decorrentes da Resolução nº510/16 no âmbito da pesquisa científica envolvendo seres humanos. Para tanto, o objetivo específico desta pesquisa foi: comparar as Resoluções nº466/12 e nº510/16, apontando os avanços e inovações. Trata-se de um estudo de base bibliográfica realizado a partir de documentos oficiais e artigos pertinentes ao tema. Pela análise realizada, foi possível perceber que a publicação dessa Resolução constitui um marco relevante para a comunidade científica, tendo em vista que somente após vinte anos desde a Res.nº196/96 é dado às Ciências Humanas e Sociais o reconhecimento de sua especificidade metodológica no fazer científico.
 
Neste trabalho será apresentada a caracterização microestrutural do aço inoxidável 17-4 PH martensítico destinado à indústria petroquímica. Este foi endurecido por precipitação, via tratamento térmico de solubilização. Posteriormente, passou pelo processo de tratamento superficial de nitretação líquida, provedor de nitrogênio, elevando a dureza superficial do material e resistência à corrosão. Para a caracterização morfológica utilizou-se técnicas metalográficas, que consiste em etapas de preparação de amostra, onde se realiza lixamento e polimento para a remoção das imperfeições superficiais; ataque químico corrosivo com a finalidade de revelar os microconstituintes do metal e microscopia ótica a fim de examinar a superfície da amostra.
 
O presente trabalho objetivou caracterizar os sítios de comportamento de defesa da Jacana jacana (LINNAEUS 1766), em uma área de recuperação ambiental no município de São José dos Campos. Os dados foram obtidos a partir de observações entre os meses de janeiro a outubro de 2010, perfazendo 340 horas de observação em campo. A qualquer interferência no local desencadeia no macho a resposta de defesa que inicia por uma vocalização até a execução do display de defesa, específico para cada situação.
 
Resumo- Estudos sobre a biologia populacional das espécies são de grande importância, pois fornecem base para o acompanhamento da flutuação populacional. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura populacional do ermitão Calcinus tibicen em Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, com ênfase na distribuição de frequências dos indivíduos por grupo de interesse e a razão sexual. Em cada região, foram amostrados quatro pontos (P1, P2, P3 e P4), durante o período de outubro/2014 a setembro/2015. As coletas foram realizadas manualmente, com esforço de captura de um coletor, e com duração de 10 minutos. Os animais foram identificados, sexados e mensurados. A razão sexual foi calculada pelo teste X². Foram coletados 1029 indivíduos, e estes apresentaram distribuição unimodal, caracterizado por um equilíbrio dinâmico e uma estrutura estável. A razão sexual foi maior para as fêmeas, nas duas regiões amostradas. Os resultados do presente estudo sugerem que Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, apresentam condições propícias para o desenvolvimento e estabelecimento de C. tibicen. Palavras-chave: estrutura populacional, crustáceos, distribuição unimodal.
 
A cultura da soja é atacada por diversos insetos-praga, divididos principalmente em mastigadores e sugadores. O percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros) tem se destacado como uma das principais pragas sugadoras por causar danos, principalmente, no estágio reprodutivo da cultura. Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito de inseticidas utilizados para pragas mastigadoras da soja sobre ovos, ninfas e adultos de Euschistus heros. Foi avaliada a mortalidade de ovos, ninfas e adultos, além do efeito sub-letal sobre a fecundidade dos adultos. Foram realizados ao total 5 tratamentos, na máxima dosagem registrada para soja: tiametoxam+lambda-cialotrina, flubendiamida, diflubenzurom e lufenurom. Os resultados indicam que flubendiamida e lufenurom apresentaram efeito sobre ninfas de E. heros, apesar de serem utilizados apenas para o controle de lepidópteros. Além disso, os inseticidas testados não apresentaram efeitos negativos sobre ovos e na fecundidade das fêmeas.
 
Técnicas de enriquecimento ambiental foram utilizadas para avaliação dos comportamentos em cativeiro de um grupo de três indivíduos, duas fêmeas e um macho de Callithrix aurita (sagui-da-serra-escuro), cativos do Mantenedor de Fauna Silvestre da UNIVAP, São José dos Campos, SP. Foram implantados seis diferentes enriquecimentos alimentares e observações com duração de uma hora pelo método “focal sampling grupal” no período de agosto a novembro de 2015. Os comportamentos categorizados, inicialmente, eram Alimentação, Alerta, Comunicação, Social, Manutenção e Território. A categoria Cuidado Parental foi adicionada após o nascimento de dois filhotes. Percebeu-se que Alimentação e Alerta foram as categorias mais evidentes, que Cuidado Parental apareceu equilibrada entre os membros e as expressões de comportamentos típicos foram significantes para concluir que enriquecimentos ambientais melhoram o bem-estar animal de animal em cativeiro.
 
-Hamadryas februa (HÜBNER, 1823), espécime de vida livre em um tronco da árvore.
-Mapa da UNIVAP e locais de coleta, (1) Vista parcial do Lago da Mata, (2) Vista do interior e exterior do Borboletário, (3) Vista externa do CEPLADE.
-Fragmento de asa de Hamadryas februa fixado em porta amostra.
Microscopia eletrônica de varredura (MEV) acoplada a Espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) tem como princípio de funcionamento a utilização de feixes de elétrons de pequeno diâmetro para explorar a superfície da amostra em estudo e identificar elementos químicos presentes. Borboletas são potenciais bioindicadores da qualidade ambiental, sendo possível observar em algumas espécies o processo de migração, e desta forma, tornam-se vítimas, involuntariamente, de dispersão de metais. O presente estudo teve como objetivo identificar e realizar uma análise semiquantitativa da presença de metais pesados em asas da espécie Hamadryas februa. Os exemplares foram coletados no campus da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), São José dos Campos, SP, em três locais distintos: borboletário; interior de um fragmento de Mata Atlântica e entorno do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (CEPLADE). Foram selecionados no total, cinco espécimes de borboletas para remoção de um fragmento da asa inferior, e imediatamente, realizada a soltura dos exemplares. Os fragmentos foram fixados em porta amostras, seguindo o processo de secagem, metalizados com ouro e analisados em Microscópio Eletrônico de Varredura. Análises semiquantitativas foram realizadas com base na porcentagem atômica total dos metais encontrados em cada amostra sendo obtidos os seguintes valores: ferro (0,28%), manganês (0,74%), níquel (0,77%), cobalto (2,32%), cobre (4,96%), zinco (11,71%), bromo (12,83%), alumínio (19,57%), chumbo (21,79%) e mercúrio (24,98%). Segundo as análises, as amostras apresentaram concentrações acentuadas de chumbo e mercúrio. Este trabalho pode indicar que borboletas da espécie Hamadryas februa são capazes de acumular em suas escamas, metais pesados.
 
Os jabutis do gênero Chelonoidis, apresentam hábitos terrestres e são pertencentes à família Testudinidae. O objetivo deste trabalho foi realizar a biometria de neonatos de Chelonoidis carbonaria associada à alimentação, visando à nutrição adequada para os neonatos. Foram selecionados dez indivíduos, de Chelonoidis carbonaria que foram acompanhados por dez semanas, com uma dieta específica. Ao longo de dez semanas foram mensurados, e como resultados obteve-se: crescimento de 3,1 cm do comprimento curvilíneo da carapaça (C.C.C.), 2,94 cm da largura curvilínea da carapaça (L.C. C), 2,30cm do comprimento do Plastrão (C.P) e 2,68 cm da largura do Plastrão (L.P), atingindo o maior crescimento na sexta semana.
 
Esse artigo tem por objetivo analisar as revoltas de resistência contra a escravidão no Brasil, no momento histórico brasileiro que corresponde ao período posterior à abdicação de Dom Pedro I chamado de Regência (1831-1840), um dos momentos mais agitados da história política brasileira, onde revoltas abalaram o país. Neste estudo daremos ênfase à Revolta dos Malês ocorrida na cidade de Salvador (Bahia) em 1835, pelos escravos mulçumanos. O estudo será realizado a partir da análise de dois autores principais João José dos Reis em Rebelião Escrava no Brasil e Décio Freitas em A Revolução dos Malês.
 
O ácaro rajado é considerado uma importante praga agrícola, causando danos em diferentes cultivos. O controle à base de acaricidas químicos pode vir a causar problemas ambientais e à saúde do homem. Desta forma o uso de óleos essenciais obtidos de produtos botânicos é uma alternativa no controle de pragas por apresentar baixo efeito residual, sendo objetivo deste trabalho avaliar a mortalidade e o efeito na fertilidade de fêmeas adultas de Tetranychus urticae submetidas a tratamentos com óleos essenciais de laranja doce e limoneno, fornecidos pela empresa Ferquima Indústria e Comércio LTDA., e pela empresa Pack Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários LTDA., respectivamente. Para avaliar a ação fumigante do óleo essencial sobre os ácaros foram realizados testes submetendo fêmeas adultas de T. urticae à dose pura do óleo essencial utilizando as dosagens de 5, 15 e 25 µL em câmaras de fumigação. Após o período de exposição ao óleo foi contabilizado o número de ácaros mortos e a quantidade de ovos depositados. Os resultados não foram significativos para mortalidade e para fertilidade de fêmeas adultas de T. urticae.
 
Os ermitões apresentam um intrigante comportamento que é a utilização de conchas de gastrópodes como abrigo ao seu abdome não calcificado. O objetivo deste estudo foi analisar a ocupação de conchas de gastrópodes pelo ermitão Clibanarius antillensis em dois costões rochosos, localizados em Anchieta e Guarapari, litoral do Espírito Santo, com ênfase na diversidade de conchas ocupadas e diferenças de ocupação por grupos de interesse. Em cada região, foram amostrados quatro pontos (P1, P2, P3 e P4), durante o período de outubro/2014 a setembro/2015. Após as coletas, foi feita a identificação das conchas e ermitões, estes últimos também sexados e mensurados, e a ocupação por grupos de interesse (jovem, macho, fêmea e fêmea ovígera) realizada pelo teste X². Foram coletados 1.766 indivíduos de C. antillensis, que utilizaram 17 espécies de gastrópodes. Os machos ocuparam uma maior diversidade de conchas, além disso, houve preferência por Tegula viridula. A elevada diversidade de conchas encontrada contribui para a presença e manutenção do ermitão C. antillensis.
 
O camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) pertence à família Penaeidae, distribuído desde os Estados Unidos ao sul do Brasil, ocorrendo em profundidades de até 25 metros. Destaca-se por apresentar uma significativa importância econômica, e sua pesca é o segundo maior recurso pesqueiro das regiões Sudeste-sul do Brasil. O presente estudo visa caracterizar o tamanho populacional, razão sexual e o recrutamento de jovens do camarão sete-barbas localizado na região de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. Os exemplares foram coletados de março/13 a fevereiro/15. Foram capturados 6.117 indivíduos, sendo 803 jovens, 2.280 machos e 3.034 fêmeas. O comprimento de carapaça variou de 5 a 28 mm, sendo que as fêmeas atingiram tamanhos maiores. A razão sexual diferiu estatisticamente para fêmeas. Com os resultados do presente estudo foi possível constatar que X. kroyeri completa seu ciclo de vida no local de estudo, baseado na presença de jovens e adultos coletados em todo período.
 
Este trabalho tem o objetivo de discutir novas posturas de mulheres libertas no período do pós-abolição, a partir da interpretação de experiências vividas por elas. Com o fim da escravidão, novas condições sociais são instauradas na sociedade brasileira e a partir delas será construída a identidade das mulheres pobres e libertas no Brasil e possui clara ligação com as relações de trabalho, preconceitos raciais, exclusão social, relações hierárquicas familiares, vividas ainda hoje no Brasil. A investigação se deu por meio da interpretação de um processo de tutela de órfãos do ano de 1888, do 2° Cartório de São José dos Campos - SP.
 
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir as condições das mulheres pobres, solteiras, e a sua relação com a maternidade no pós-abolição, com base na analise de processos de tutela de órfãos do ano de 1888, do 2° Cartório de São José dos Campos, SP, situado no Vale do Paraíba Paulista. Para exemplificar a condição da mulher e a questão da maternidade, foi escolhido um processo que se encontra no Arquivo Público Municipal de São José dos Campos, localizado na caixa de número 746 do 2° Cartório Cível da cidade, A trajetória de vida dessas mulheres pobres, solteiras, que tentam sobreviver em um mundo sem grandes oportunidades mostra um percurso de luta constante pela sua própria sobrevivência e a de seus filhos no cenário do pós-abolição.
 
O novo coronavírus (SARS-COV2), ganhou espaço em âmbito mundial de forma rápida e letal, sendo que os grupos com comorbidades são mais vulneráveis às formas críticas do vírus, pelo fato do risco elevado de morbimortalidade. Para prevenir maiores agravamentos, o Ministério da Saúde classificou as gestantes e puérperas, nas duas semanas após o parto, em grupo de risco da COVID-19. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de gestantes durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Trata-se de um estudo transversal, realizado com a participação de gestantes durante o período de pandemia do COVID-19. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário on-line na plataforma Google Forms, composto por questões para caracterização das gestantes (idade, idade gestacional, gestação única ou múltipla, alteração da alimentação durante o período gestacional, prática de atividade física e uso de suplementos alimentares) e qualidade de vida (WHOQOL-bref). Foram avaliadas 30 gestantes com idade média de 28 anos (±5,72) e idade gestacional média de 27 semanas. Em relação à alimentação, 73,3% (n=22) das mulheres relataram terem melhorado sua dieta durante o período gestacional e 50% disseram fazer atividades físicas. Verificou-se que a maior parte das gestantes (93,3%) apresentou uma qualidade de vida muito satisfatória. No entanto, sugere-se que novos estudos com amostras maiores, sejam realizados para garantir uma gestação saudável a todas as mulheres durante a pandemia do COVID-19.
 
A pandemia Covid-19 impactou a Gestão dos Serviços Hospitalares, bem como o desempenho e o papel das lideranças frente a essa nova epidemia. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a prevalência de fatores associados ao papel da liderança de gestores hospitalares antes e durante a pandemia de Covid-19. Foram utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, livros clássicos sobre Gestão Hospitalar e o Portal CAPES, sendo considerados artigos que avaliaram a Gestão Hospitalar e a atuação da liderança, antes e no atual momento de pandemia. A Covid-19 evidenciou uma crise mundial, sendo necessária uma transformação na estrutura e processo de trabalho das unidades de saúde, em destaque a necessidade de um bom planejamento para o enfrentamento desse advento epidêmico. A pesquisa evidencia o papel fundamental da liderança na gestão para a obtenção de bons resultados: o administrador hospitalar deve ser assertivo na tomada de decisões e ter boa comunicação interna e externa. Conclui-se que, muito além das ações rotineiras, é preciso ter formação especializada, visão inovadora e disposição para enfrentar desafios potenciais e adaptações abruptas, frente a episódios epidêmicos e pandêmicos.
 
A mariposa Helicoverpa armigera Hübner,1908 (Lepidoptera:Noctuidae), mais conhecida como lagarta-do-algodoeiro, quando atingi o nível de controle passa a ser uma praga agressiva e de rápido crescimento populacional. O principal método de controle tem sido por meio de inseticidas químicos sintéticos, cujo efeito pode ser comprometido pelo desenvolvimento de populações resistentes da praga. No intuito de propiciar uma alternativa no manejo da praga em questão, objetivou-se avaliar a atividade inseticida de extratos vegetais em lagartas de primeiro instar de H. armigera. Com isto, avaliou-se a toxicidade aguda dos extratos vegetais, pela contagem de lagartas mortas após 72 horas de tratadas. Os extratos vegetais de Nicotiana tabacum e Azadirachta indica apresentaram mortalidade de 11,31 e 16,80% respectivamente, diferindo estatisticamente. Logo, o produto que apresentou maior valor de mortalidade foi o extrato de A. indica. Palavras-chaves: Controle biológico, inseticidas botânicos, mortalidade
 
Resumo: A lagarta-do-algodoeiro, Helicoverpa armigera Hübner, 1908 (Lepidoptera: Noctuidae) é uma praga agrícola de grande importância econômica no mundo. O principal método de manejo desse inseto está baseado no uso de pesticidas sintéticos que acarretam efeitos negativos para a saúde humana, o meio ambiente e organismos no-alvos. Os óleos essenciais são metabolitos secundários derivados de plantas que tem ação inseticida em insetos pragas. Além disso, tem pouca persistência no ambiente, são degradáveis e não tem efeitos sobre inimigos naturais. O objetivo de este trabalho foi testar a ação inseticida dos óleos de canela, Cinnamomum zeylanicum e alecrim, Rosmarinus officinalis sobre lagartas de primeiro instar. Foram aplicados os referidos óleos a 5%(m v -1) diante pulverização e avaliou-se a atividade inseticida até 72 horas após tratadas. Os óleos essenciais não apresentaram atividade inseticida, mas, porém, poderiam ter efeitos subletais na biologia dos insetos pragas.
 
For the purpose of identifying, measuring, and correlating the morphological structures along the plasma tail of 1P/Halley, 886 images from September 1909 to May 1911 are analysed. These images are from the Atlas of Comet Halley 1910 II (DONN; RAHE; BRANDT, 1986).
 
O uso, controle e monitoramento dos recursos hídricos a cada ano se mostram mais detalhados e importantes para manutenção e proteção das bacias que abastecem a indústria, população e agropecuária. As características geográficas e ambientais de macro e microescala são decisivas para o microclima e disponibilidade hídrica. Para classificar o microclima e balanço hídrico foi utilizado o método de Thornthwaite para as cidades do Vale do Paraíba Paulista: Paraibuna, São José dos Campos e São Luiz do Paraitinga com a entrada de dados de 1940 a 1970. Os municípios estudados são geograficamente próximos, e analisando o uso e ocupação da terra e dados do IBGE encontramos suas características que diferenciam o clima dos municípios, a interferência antropogênica em áreas do município destinadas ao crescimento urbano e populacional, vegetação florestal e a construção da represa Paraibuna/Paraitinga. O objetivo deste trabalho é classificar e apontar possíveis alterações no microclima de cada município, e que foram encontrados microclimas úmidos, porém de subclassificações diferentes, que o uso e ocupação do solo aumentam algumas características naturais como temperatura e armazenamento hídrico.
 
As Animações são fontes interessantes de serem exploradas pela perspectiva histórica, uma vez que trazem questões impostas pelo contexto da produção e podem ser utilizadas como meio de transmitir conhecimentos e ideologias. O presente artigo faz uma reflexão acerca do tema do racismo nas animações dirigidas e produzidas por Walter Lantz, no ano de 1941, tomando como base o cartoon “Scrube Me Mama with a Boogie Beat”, distribuído pela Universal Studios, e reexibido no ano de 1948. Apesar do racismo presente na obra, não há qualquer menção crítica ao filme, na época em que foi lançado, o que nos permitiu estabelecer um paralelo entre a animação de Lantz e a alegoria do açougue apresentada por Serguei Eisenstein no filme “A greve”. No filme de Eisenstein, a cena final mostra um boi sendo degolado. A violência da cena causou grande impacto na população urbana, mas não impactou da mesma forma os habitantes da zona rural, acostumados com a prática. Da mesma forma, a obra de Lantz, permeada de traços racistas, não causou indignação na população negra, sobretudo por ser comum dentro da sociedade norte americana da época.
 
Loteamentos aprovados em Monte Sião no período de 1962 e 2012. 
Localização do Município de Monte Sião em Relação aos Principais Eixos Econômicos do Brasil. 
Gráfico da Evolução da População Urbana do Município de Monte Sião no período entre 1970 e 2010. 
Crescimento Urbano da Cidade de Monte Sião – MG 1962 e 2012. 
Mapa do Crescimento Urbano de Monte Sião entre 1962 e 2012. 
Este estudo propõe, a partir de uma abordagem teórica e um estudo empírico, compreender as relações inseridas no processo de expansão urbana, levando em consideração os diferentes agentes estruturadores do espaço urbano. Para tanto, estudamos a cidade de Monte Sião, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, Microrregião Geográfica de Pouso Alegre, município limítrofe com o Estado de São Paulo, considerada a “Capital Nacional do Tricô”. A hipótese, ora abordada, é que, com o declínio da atividade rural no município de Monte Sião e a consolidação de uma nova atividade econômica com a especialização na produção de malhas e a diversificação do setor têxtil, impulsionado pelo turismo, o foco de investimentos da população passou a ser o mercado de terras, o que promoveu uma expansão acelerada do perímetro urbano, a partir da década 1970, e atraiu grande contingente populacional de outros estados. O desenvolvimento desta nova economia no município propiciou uma rápida expansão do perímetro urbano e grande valorização da terra urbana, o que causou uma nova estruturação do espaço urbano local. Foi quantificada a expansão urbana da cidade de Monte Sião-MG, entre 1962 e 2012, utilizando-se fotografias aéreas e imagens de satélite, bem como e estudada a relação entre esse crescimento e os aspectos socioeconômicos e político-institucionais, nesse período.
 
Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma breve análise a respeito de dois filmes lançados sobre a história do casal de gangsteres Bonnie Parker e Clyde Barrow.que atuaram na região do Texas, Estados Unidos durante a década de 1930, assim como suas diferenças e semelhanças com a história verdadeira do casal. O primeiro filme a ser analisado, “Bonnie e Clyde- Uma Rajada de Balas” (1967), e o segundo a minissérie para TV “Bonnie & Clyde” (2013), apresentam a carreira, assim como a popularidade, do casal de formas diferentes, gerando questionamentos a respeito de sua veracidade histórica, tema abordado no presente artigo a partir de análises de críticas e biografias escritas sobre os mesmos.
 
Este artigo investiga as relações entre espaço e memória em São José dos Campos, mais especificamente, o bairro de Santana. Diferenciando-se dos demais, o bairro não passou pelo processo de verticalização que afetou boa parte da cidade. O congelamento do seu núcleo poderia ser o responsável pela permanência de sociabilidades e usos do espaço que se distanciam do modelo de cidade mundial proposto como uma das representações para a São José dos Campos do século XX.
 
A Constituição Federal de 1988 alterou a ordem jurídico-política que vigorava em relação aos indígenas. A postura integracionista, até então regra, passou a ser exceção. Assim, o sentido impositivo daquele posicionamento, que implicou em recusa de autorreconhecimento étnico foi desmontado. A Magna Carta ensejou essa mudança de cenário jurídico, impondo uma postura garantista, com consequências como o acolhimento de minorias pela via da consagração de direitos. Para os povos indígenas, em específico, essa alteração de paradigma pode ser sentido e medido em números: pela primeira vez em 490 anos as populações indígenas voltaram a apresentar padrão de crescimento. As explicações para esse fenômeno são variadas, contudo, todas convergem para um mesmo ponto: o de que os indígenas passaram a reconhecer-se como tal à medida que a pressão para a integração cultural foi suavizada ou extirpada. E o advento dessa nova realidade foi trazido com a promulgação da Lei Maior.
 
O objetivo deste artigo consiste na apreciação sobre a Reforma Administrativa da Gestão Pública idealizada em 1995 pelo Ministro da Administração e Reforma do Estado (MARE), Dr. Luiz Carlos Bresser Pereira. Os principais resultados, obtidos por meio de estudos bibliográficos demonstram que até a presente data a inovação é ditada, principalmente, pela demanda dos serviços públicos e pelos recursos cada vez mais escassos, sendo que redução da burocratização e modernização da maquina publica propostas pelo Ministro Bresser Pereira, tem como enfoque principal a organização da estrutura do Estado e consequentemente a eficiência nos serviços públicos.
 
-Eventos de HILDCAA/HILDCAA* detectados pelo algoritmo em Python em 1998.
O artigo visa o desenvolvimento de um novo algoritmo via Python para estudar eventos de Atividade Auroral Contínua do Índice AE (Eletrojato Auroral), de Grande Intensidade e Longa Duração, HILDCAAs e HILDCAAs* (no qual * corresponde ao fenômeno HILDCAA flexibilizado). Este algoritmo é baseado e validado por meio do algoritmo previamente desenvolvido por Prestes et al. (2017a) em MATLAB. O intuito deste novo algoritmo proposto aqui é tornar o fluxograma deste acessível a todos os usuários, além de complementar e atualizar o algoritmo em MATLAB já existente. Um importante aspecto é o fato da linguagem de programação de alto nível Python ser uma ferramenta gratuita. Ademais, o artigo também objetiva a comparação dos eventos encontrados no ano de 1998 neste trabalho com aqueles obtidos por Prestes et al. (2017a) e Guarnieri (2006). A nova flexibilização adotada aqui não tem a intensão de suprimir ou modificar a concepção original das HILDCAAs, mostra que os eventos encontrados aqui continuam associados aos fenômenos HSSs/CIRs (Feixes Rápidos do Vento Solar/Regiões de Interações Corrotantes).
 
Os três pilares que ambasam a Universidade pública - ensino, pesquisa e extensão - são necessárias para a relação entre o conhecimento construido nesse espaço com os conhecimentos presentes no dia-a-dia dos sujeitos na sociedade. Nesse sentido, os projetos de extensão aproximam essas duas realidades, oportunizando um olhar e um entendimento da ação da Universidade na vida dos sujeitos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo trabalhar com o 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, localizada no Município de Alegre, Espírito Santo, durante o período letivo do ano de 2014, o processo de modificação e transformação da paisagem do município de Alegre no decorrer dos anos a fim de perceberem as consequências dessas no cotidiano dos participantes. A partir disso foram desenvolvidas cinco ações que ocorreram em diferentes partes do município de Alegre que incitaram o olhar, a reflexão e a percepção das ações desses alunos no espaço em que estão inseridos. Concluímos que as ações interdisciplinares que ocorreram via educação formal e não-formal ganhou uma representatividade e um pertencimento por parte dos alunos sobre sua cidade.
 
A utilização de agrotóxicos se faz presente em todo o Brasil, alguns possuem efeitos mutagênicos em células vegetais já provados, e seu uso indiscriminado pode levar a contaminação do solo e da água. Dentre esses produtos químicos, destaca-se os herbicidas que são muito utilizados na agricultura, no qual encontra-se inserido o ácido diclorofenoxiacético ou 2,4-D. O uso deste herbicida é recomendado em culturas de milho, entretanto, ainda são escassos trabalhos na literatura que demonstram seu efeito nas células deste vegetal, o que levou este trabalho a avaliar os efeitos do herbicida 2,4-D, em diferentes concentrações, no ciclo celular de células da raiz de milho (Zea mays). Os resultados demonstraram que há redução no crescimento de raízes de milho conforme é aumentada a concentração do herbicida, demonstrando a sensibilidade de tal semente ao herbicida, que acaba por induzir sua taxa de crescimento.
 
Com a evolução dos processos no setor produtivo, a tecnologia da informação se faz indispensável para o auxílio da competitividade mercadológica desse setor. O presente trabalho tem por objetivo, a criação de uma ferramenta computacional que auxilia o produtor rural no acompanhamento do desenvolvimento das fêmeas de reposição do rebanho de propriedades produtoras de leite. Embasado nas técnicas de análise de sistemas, foi possível realizar um levantamento de requisitos, para que fosse definida as características do sistema. O software atendeu as necessidades elencadas na fase de análise, foi possível realizar o rateio dos gastos pelo peso total dos animais, determinando o custo de cada quilograma dos animais, permitindo ao produtor acompanhar de maneira satisfatória o desenvolvimento zootécnico e econômico dos animais, assim tornando a ferramenta um poderoso aliado do produtor no controle de sua produção.
 
A transmissão da tuberculose em indígenas brasileiros não é recente, provocando deterioração de suas qualidades de vida, porém, a tuberculose ainda vem afetando desproporcionalmente esta população, apresentando elevadas incidências e padrão estável na maioria das regiões e estados brasileiros. O presente trabalho é um estudo ecológico, a partir dos casos de tuberculose de 2001 a 2020 em municípios do estado de Mato Grosso. Foram confeccionados mapas temáticos para estimativas de Kernel das taxas de tuberculose e de aglomerados espaço-temporais. Os resultados demonstraram maiores taxas em localidades próximas às sedes dos DSEI, o mesmo ocorrendo com os aglomerados espaço-temporais. Isso pode ser explicado pela subnotificação dos casos, gerada pela baixa qualidade de assistência à saúde, gerando falhas no sistema de vigilância da doença. São necessárias estratégias específicas e integradas das autoridades sanitárias, visando controlar a doença e melhorar a detecção de casos nas populações indígenas.
 
a) Velocidades de deriva zonal das bolhas de plasma ionosférico para as nove noites de céu limpo selecionadas no período de 2006 a 2010, extrema baixa atividade solar. Valores calculados para uma altura faixa da base da camada ionosférica F de 280 km. b) Velocidades de deriva zonal das bolhas de plasma ionosférico para oito das nove noites. Valores calculados para alturas variáveis, a partir dos ionogramas coletados pela ionossonda CADI.
O trabalho apresenta análises das velocidades de deriva zonal das irregularidades de plasma ionosférico de grande escala; essas irregularidades foram observadas utilizando técnica óptica de emissão OI 630,0 nm, obtida através de fotômetro imageador, instalado, no Campus Urbanova da UNIVAP, em São José dos Campos - SP designado por SJC, região de baixa latitude. Os dados analisados foram coletados no período de 2006 a 2010, período de baixa atividade solar. Do total de 337 noites, em SJC, analisadas, foram selecionadas um total de 09 noites de ocorrências de bolhas de plasma significativas, estudadas em duas condições: considerando altitude fixa de 280 km da camada de emissão OI 630,0 nm e com o cálculo da altitude dessa camada variável ao longo de cada uma das noites analisadas. Para encontrar essas altitudes variáveis ao longo de cada noite, fomos auxiliados com a análise de dados de ionossonda digital CADI, operando, conjuntamente, com o fotômetro imageador no respectivo observatório. Os dados de rádio disponíveis nas digissondas permitiram fazer a análise em altitudes variáveis de 08 das 09 noites estudadas para altitude fixa; isso ocorreu por causa de espalhamentos presentes nos ionogramas para essa noite e horário, devido à presença das bolhas de plasma em estudo passando pelo zênite do observatório. A análise realizada determinou a velocidade de deriva zonal, para cada uma dasbolhas, no decorrer das 09 noites, considerando altitude fixa, e de 08 noites avaliando altitudes variáveis. Foram obtidas asmédias das noites analisadas para ambos os métodos; a velocidade média de deriva zonal das bolhas de plasma em 09 noites, analisadas no método de altitude fixa, foi de 84 ± 18 m/s. No processo com altitude variável de emissão de 08 noites analisadas, chegamos a um valor médio de 87 ± 12 m/s.
 
O tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros derivados de tabaco, cujo principal princípio ativo é a nicotina. O tabagismo é considerado uma doença crônica e a sua prevalência é considerada uma pandemia. Os usuários de tabaco são diariamente expostos a mais de 4 mil substâncias tóxicas sendo muitas dessas cancerígenas. Objetivo: Demonstrar índices de tabagismo durante os anos de 2006 a 2012 para avaliar a eficiência das ações governamentais contra o tabagismo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter interpretativo e conclusivo. Resultados: o Ministério da Saúde tem valorizado a ação das equipes multidisciplinares que agem desde a prevenção contra o tabagismo até o processo de recuperação e tratamento da pessoa que deseja e tenta parar de fumar. Conclusão: Com a análise e interpretação destes dados pode-se afirmar que as políticas públicas antitabagismo têm apresentado contribuições reais para a diminuição do tabagismo no Brasil, nesta estratégia o Ministério da Saúde tem valorizado a ação das equipes multidisciplinares que agem desde a prevenção contra o tabagismo até o processo de recuperação e tratamento da pessoa que deseja e tenta parar de fumar.
 
Coeficiente de incidência de Leishmaniose Visceral e Leishmaniose Tegumentar no estado do Piauí, entre os anos de 2007 a 2011. Fonte: DATASUS (2012a, 2012b). 
Distribuição mensal da média de casos confirmados de Leishmaniose Visceral no estado do Piauí, entre os anos de 2007 e 2011. Fonte: DATASUS (2012b). 
A leishmaniose é uma doença infecciosa, não-contagiosa de caráter zoonótico, causada por vários tipos de protozoários do gênero Leishmania, podendo apresentar a infecção no organismo vivo de diferentes maneiras, sendo as mais conhecidas a forma tegumentar e a visceral. Calcula-se que a prevalência mundial de leishmaniose esteja em torno de 12 milhões, acometendo 80 países e com uma estimativa de 400.000 casos novos da doença por ano. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar através de uma pesquisa retrospectiva, com abordagem descritiva e quantitativa a situação da Leishmaniose no Piauí, no período de 2007 a 2011. Para tal, foram analisados os casos notificados no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A análise da doença empregou o cálculo de indicadores epidemiológicos, verificando-se ocorrência endêmica no estado. Assim, medidas de controle deverão ser incorporadas e priorizadas para o combate da doença nessa região.
 
Este estudo ecológico de série temporal objetivou descrever a proporção de cesarianas segundo cor da pele e escolaridade maternas nas diferentes regiões do Brasil de 2007 a 2016. Os dados foram coletados no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e a proporção de cesarianas segundo cor da pele e escolaridade materna foram observadas segundo as macrorregiões. Observou-se aumento na proporção de cesarianas até o ano de 2014 (57,07%), com discreta diminuição nos anos de 2015 (55,55%) e 2016 (55,44%). Em todas as regiões, quanto maior o nível de escolaridade, maior a proporção de cesarianas. Em relação à cor da pele, a branca correspondeu a maior proporção em todas as regiões, especialmente na Centro Oeste e Sul. A indígena correspondeu a menor proporção de cesarianas, apesar de haver aumento principalmente no Sul, apontando para uma determinação da região de residência da mãe superior às demais variáveis como cor da pele e escolaridade.
 
As irregularidades ionosféricas que podem interferir em sinais de comunicação de rádio, tal como a do GPS, são menos frequentes durante períodos de baixa atividade solar. O último período de mínimo solar entre os ciclos 23/24 ocorreu entre os anos de 2008 e 2009, e caracterizou-se por ter sido um mínimo prolongado, cuja intensidade da radiação solar (10-120 nm) no espectro do Extremo Ultravioleta (EUV) atingiu níveis históricos incomuns. Desta forma, o estudo da ocorrência e comportamento das irregularidades que ocorreram neste período pode trazer novas informações acerca da formação e evolução das irregularidades. Neste trabalho são apresentados os casos de irregularidades ocorridos entre 2008-2010 nas estações brasileiras de monitoramento ionosférico de São José dos Campos (23,2ºS; 45,9°W) e Palmas (10,2ºS; 48,2ºW), onde as assinaturas das irregularidades nos registros de diferentes tipos de instrumentos e suas características são brevemente discutidas.
 
Distribuição percentual das 471 rádio-emissões registradas pelo CALLISTO-BR no período de março de 2010 a novembro de 2011, classificadas de acordo com sua morfologia apresentada nos espectros dinâmicos. A categoria "outro" representa emissões com morfologia complexa, que não permitem uma classificação não ambígua e conclusiva. 
Neste trabalho apresentamos os primeiros resultados do estudo de uma nova amostra de 7 candidatas a polares a partir de dados polarimétricos obtidos no observatório do Pico dos Dias / LNA. Dos 4 objetos analisados até o momento, confirmamos a presença de polarização alta e variável em 3, o que indica apresença de emissão ciclotrônica e sua classificação como polares. Esses dados serão modelados utilizando-se o código CYCLOPS.
 
Representação de uma polar e descrição das componentes do sistema. Fonte: Adaptada de Cropper (1990). 
Curva de polarização de V2301 Oph e V393 Pav. De cima para baixo, polarização circular (v), polarização linear (p) e ângulo da polarização linear (θ θ θ θ). 
Curva de polarização de SWIFT J2319.4+2619 à esquerda e RX J0154.0-5947, à direita. De cima para baixo, polarização circular (v), polarização linear (p) e ângulo da polarização linear (θ θ θ θ). 
RESUMO: Neste trabalho apresentamos os primeiros resultados do estudo de uma nova amostra de 7 candidatas a polares a partir de dados polarimétricos obtidos no observatório do Pico dos Dias / LNA. Dos 4 objetos analisados até o momento, confirmamos a presença de polarização alta e variável em 3, o que indica a presença de emissão ciclotrônica e sua classificação como polares. Esses dados serão modelados utilizando-se o código CYCLOPS. Palavras-chave: variáveis cataclísmicas; estrelas binárias; polarimetria. ABSTRACT: In this work, we present the first results of a study of a new sample of 7 polar candidates from polarimetric data obtained at the Pico dos Dias / LNA observatory. From the four polars analysed so far, we confirm the presence of high and variable polarization in 3. The data will be analysed using the code CYCLOPS.
 
O câncer de colo de útero é um importante problema de saúde pública, principalmente, em decorrência da crescente exposição a fatores de risco ambientais e da modificação de hábitos de vida da população. Com o objetivo de traçar o perfil clínico de mulheres submetidas ao exame Papanicolau, na USF-Brejinho, zona rural de um município do interior do Maranhão, no ano de 2011, foi realizado um estudo descritivo com resultados de exames papanicolau de 295 mulheres, por meio de um levantamento de dados, existentes em seus prontuários e livros de registro de enfermagem. De acordo com os resultados obtidos nesse trabalho, foram encontrados 2,1% de exames positivos para alterações celulares epiteliais escamosas e glandulares; destes, 0,6% referentes a atipias de significado indeterminado em células escamosas, 1,5% a atipias de significado indeterminado em células glandulares e, 1,25% com lesão intraepitelial cervical de baixo grau. Vale ressaltar que essas lesões, consideradas como precursoras do carcinoma de colo uterino, desempenham importante papel no processo de evolução para o câncer cervical. Isso demonstra a necessidade de um aporte às atividades de prevenção primária e de detecção precoce dessas lesões, na tentativa de minimizar as taxas de mortalidade atribuídas a essa patologia em nossa região.
 
Objetivou-se a partir de uma equação ajustada, estimar a erosividade da chuva para os dois anos de setembro de 2014 a agosto de 2015 e setembro de 2015 a agosto de 2016 para o município de São Mateus-ES. Os dados de precipitação foram obtidos na Estação Meteorológica Automática localizada no Centro Universitário Norte do Espírito Santo-Ceunes. A erosividade da chuva foi estimada a partir da equação EC30 = 6,4492*pi – 391,63, em que EC30 = produto da energia cinética da chuva pela sua intensidade máxima em 30 mm (MJ ha-1 mm h-1 ano-1) e pi = precipitação média anual (mm).A precipitação total foi de 765,4 mm e 272,4 para os períodos de 2014/2015 e 2015/2016, respectivamente. Com precipitações médias de 63,8 mm (1° ano) e 22,7 mm (2° ano). O mês de outubro de 2014 apresentou a maior precipitação mensal, 183,6 mm. A energia cinética foi de 4544,59 MJ ha-1 mm h-1 ano-1 para o 1° ano (2014/2015) e de 1.365,13 MJ ha-1 mm h-1 ano-1 para o 2° ano (2015/2016). A erosividade da chuva para o período foi de 5.909,72 MJ ha-1 mm h-1 ano-1. O primeiro ano (2014/2015) apresentou a maior precitipação total. A erosividade da chuva para o período foi de 5.909,72 MJ ha-1 mm h-1 ano-1, sendo considerada como média-forte.
 
A palavra cidadania pressupõe a existência de direitos civis, sociais e políticos, bem como a garantia para o seu exercício no contexto da cidade. A participação popular é, por excelência, a via possível para o exercício da cidadania. Sabe-se que, historicamente, no Brasil, a participação popular e o exercício da cidadania não se desenvolveram de forma orgânica. As conquistas políticas foram obtidas ao longo da história e tiveram seu ápice com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Ser habitante da cidade implica compartilhar da vida pública e lutar para que o interesse público prevaleça sobre os interesses privados. É nesse contexto, que o Estatuto da Cidade define o Plano Diretor como instrumento básico para a gestão da política urbana, a fim de garantir a função social do município. Nesse sentido, este artigo, de caráter qualitativo e exploratório, tem como base pesquisas realizadas em bibliografias correlatas aos temas cidadania, patrimonialismo, participação popular, planejamento e gestão urbana, Estatuto da cidade e Plano Diretor e se fundamenta em fontes oriundas da observação participante dos autores nas discussões em torno da elaboração do Plano Diretor do município de São José dos Campos/SP, realizadas em 2016.
 
O principal objetivo do estudo foi analisar a distribuição espacial dos casos notificados e confirmados de febre amarela no estado do Piauí no período de 2016 a 2019. Tratou-se de um estudo ecológico espacial da febre amarela, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 2016 a 2019. Foi aplicado o teste de associação X² para a análise bivariada e o Índice de Moran para análise espacial. Nesse período, foram notificados 21 casos e 1 caso confirmado, sendo esse caso de febre amarela silvestre e não em humanos. O município de Teresina (33,3%) e a região de saúde, Entre Rios (42,9%), apresentaram os maiores registros. O sexo masculino (61,9%), a faixa entre 20 e 34 anos (38,1%) e a etnia parda (61,9%) foram os mais afetados. Quanto à escolaridade, 42,9% foram ignorados. As notificações de casos de febre amarela, no estado do Piauí, estão concentradas em polos com grande fluxo populacional. Apesar de não existir confirmação de casos de febre amarela em humanos, as estratégias de prevenção e controle do vetor devem ser implementadas, considerando esses fatores, além de capacitação profissional para a correta notificação dos casos.
 
Neste artigo, foi aplicado o “modelo de propaganda” de Chomsky & Herman no exame da cobertura feita pelas mídias de massa brasileiras sobre a exclusão de candidatos por processos jurídicos das eleições presidenciais brasileira e venezuelana de 2018. Para tal, foi empregada a metodologia chomskyana de estudo comparativo do material produzido pelo jornal O Estado de São Paulo entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2018 sobre os candidatos excluídos de cada pleito. Foram analisados o enquadramento da questão praticado pelo jornal em cada caso por meio de técnicas de representação, a pluralidade de opiniões apresentadas sobre o assunto e o posicionamento dos autores do material opinativo do veículo. Observou-se que a cobertura do jornal corrobora acusações de ataques à liberdade de candidatura no caso da eleição venezuelana, enquanto rechaça tais alegações no caso da eleição brasileira.
 
-Voltamograma cíclico para: (1) Eletrodeposição de PPy sobre a superfície de alumínio utilizando-se solução aquosa contendo 0,2 mol.L -1 de Py e 0,1 mol.L -1 de pTS e (2) Influência do ácido pTS sobre o substrato metálico.  
-Transiente de corrente versus tempo para a exposição das superfícies de alumínio ao ácido pTS.  
-Curvas de corrente versus tempo para a eletrodeposição de filmes de PPy em solução aquosa contendo 0,2 mol.L -1 de Py e 0,1 mol.L -1 de pTS, aplicando-se potencial de: (1) 1,2V e (2) 1,4V durante 900s. O comportamento das curvas 1 e 2 da mostraram inicialmente um brusco crescimento de corrente, seguido pela queda exponencial da corrente, associada à nucleação e deposição dos filmes de PPy/pTS sobre o eletrodo de alumínio. As curvas de J x t mostraram que as densidades de corrente associadas ao crescimento dos filmes de PPy são maiores quando foi aplicado 1,2V em relação a 1,4V. Este resultado foi atribuído a maior condutividade do filme PPy depositado nesta condição.  
-Curvas de Tafel obtidas em meio de NaCl (0,1 mol.L -1 ) para as superfícies de alumínio recobertas com filmes de PPy depositados durante 900s com aplicação de potencial de: (1) 1,2V; (2) 1,4V e (3) Apenas polida. A velocidade de varredura de potencial foi de 5 mV.s -1 .  
Na presente pesquisa, investigou-se a eficiência dos filmes de Polipirrol (PPy), eletrodepositados potenciostaticamente em meio aquoso contendo Ácido p-Tolueno Sulfônico (pTS), para proteção da liga de alumínio 2024 contra a corrosão. Ensaios de Polarização Potenciodinâmica e de Voltametria Cíclica em meio corrosivo de cloreto mostraram que as superfícies recobertas com filmes de PPy/pTS, depositados a 1,2V, promoveram maior proteção da superfície metálica, quando comparado aos filmes de PPy/pTS, formados a 1,4V. A morfologia dos filmes foi investigada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), e as micrografias indicaram que os filmes de PPy eletrodepositados a 1,2V são mais homogêneos e uniformes, enquanto que os filmes formados a 1,4V apresentaram maior porosidade, o que favorece a adsorção de íons Cl-, que ocasionam a dissolução anódica das superfícies de alumínio.
 
-Ensaio de Viabilidade Celular na linhagem celular Neuro-2a, verificando o efeito neuroprotetor sob estresse oxidativo no intervalo de 24 h. O grupo hidrocortisona 100 µM não apresenta diferença estatística perante o grupo controle. Os grupos H2O2, pré-tratamento e morte apresentaram diferença estatística comparada ao grupo controle, com p<0,0001. O grupo pré-tratamento comparado ao grupo H2O2 apresentou diferença estatística com p<0,0001.
-Análise da Morfologia Celular. Micrografias obtidas por microscópio eletrônico de varredura (MEV) de células Neuro-2a. As imagens foram feitas com aumento de 100 vezes e com aumento de 1000 vezes nos grupos controle, hidrocortisona, H2O2, pré-tratamento com hidrocortisona.
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que acomete milhões de pessoas, sendo responsável por 60% de todos os casos de doenças neurodegenerativas. Embora não tenha cura, diversas estratégias de estudo vêm sendo desenvolvidas a fim de elucidar os mecanismos da doença. Estudos recentes abordam os benefícios do cortisol em aspectos imunológicos, musculares, renais, respostas inflamatórias e até mesmo em patologias neurodegenerativas. A hidrocortisona é um medicamento sintético utilizado para simular o cortisol. Deste modo, o estudo explora os efeitos da hidrocortisona na senescência neural, objetivando analisar seu efeito neuroprotetor. Assim, desenvolveu-se um modelo experimental in vitro de estresse oxidativo, induzido por peróxido de hidrogênio na linhagem celular Neuro-2a (Neuroblastoma de Murino) a fim de simular aspectos característicos da Doença de Alzheimer. Foram então realizados experimentos de viabilidade e morfologia celular. A hidrocortisona em baixa concentração promoveu aumento na viabilidade celular, enquanto que o peróxido de hidrogênio diminuiu a viabilidade celular, ocorrendo o efeito de estresse oxidativo. No aspecto morfológico, a hidrocortisona preservou os prolongamentos das células, já o peróxido de hidrogênio fez com que os prolongamentos retraíssem, assim perdendo as sinapses. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que a hidrocortisona preservou a célula neural do efeito do estresse oxidativo.
 
Top-cited authors
Aline Coelho dos Santos
  • Federal University of Santa Catarina
Maristela Gonçalves Giassi
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Divânia Ferreira da Silva
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Edcleide M. Araujo
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mônica Spinelli
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie